Covid-19: Onze mortes e 780 casos confirmados

O relatório da Direção-Geral da Saúde dá conta que nas últimas 24 horas registaram-se 11 mortes e 780 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

A região Norte tem o maior número de novos infetados (324) e duas mortes.

Os internamentos continuam a descer: em enfermarias estão 455, menos 16; em UCI há 78 internados, menos 4.

Famalicão: CITEVE poderá estar envolvido na operação do “Maestro” Manuel Serrão

A operação “Maestro”, sobre alegada fraude com fundos comunitários, e que coloca Manuel Serrão no centro da suspeita, também visa o CITEVE, em Famalicão. Segundo escreve o Jornal “O Público”, o CITEVE terá emitido faturas relativas ao fornecimento de bens e serviços à Associação Seletiva Moda que poderão não ter correspondência com a realidade.

Recorde-se que a operação “Maestro” saiu esta terça-feira para a praça pública, com duas centenas e meia de inspetores da Polícia Judiciária, peritos financeiros e informáticos a realizarem cerca de oitocentas buscas, em vários organismos de diferentes regiões do país.

A Polícia Judiciária, em comunicado, esclareceu que estão em causa suspeitas da prática de crimes de fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, branqueamento e abuso de poder que, no total, podem chegar aos 40 milhões de euros, na maioria do quadro do Compete 2020 – Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização.

As suspeitas recaem na criação de estruturas empresariais complexas, com o objetivo de apresentar justificações contratuais referentes a prestações de serviços e fornecimento de bens para a captação de fundos. Manuel Serrão é tido como o “cérebro” desta estrutura, mas há outros suspeitos: o jornalista Júlio Magalhães e o presidente do COMPETE, Nuno Mangas, estão entre os nomes já conhecidos.

Hospital de Famalicão com vários serviços encerrados devido a greve com “adesão a 100%”

Vários utentes do Hospital de Famalicão foram surpreendidos esta terça-feira com o encerramento de serviços devido à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica. O protesto contou com uma “adesão a 100%”, segundo dados do sindicato avançados à Cidade Hoje.

Embora os serviços mínimos estivessem assegurados, a greve teve um impacto significativo no funcionamento do hospital.

Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde

Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica do Médio Ave, continuam em greve esta quarta-feira, acusam o hospital de estar em falta no que toca à progressão das carreiras. Afirmam ainda que estão a ser discriminados e penalizados em comparação com outros profissionais.

A greve foi convocada pelo Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde (STSS) e pelo Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (SINDITE). Teve início às 8h00 de terça-feira e termina às 12h00 de quarta-feira. Está prevista uma concentração de protesto dos técnicos de diagnóstico à porta do hospital na manhã desta quarta-feira.

Famalicão: Conselho Regional de Inovação do Norte reuniu na Casa das Artes

Na passada sexta-feira, o Conselho Regional de Inovação do Norte (CRIN) reuniu na Casa das Artes, tendo o Município como convidado dos trabalhos, tendo em conta que Vila Nova de Famalicão é este ano Região Empreendedora Europeia.

A especialização inteligente no contexto da Estratégia NORTE 2030 foi o grande foco dos trabalhos, com o vereador da Economia e Empreendedorismo a sinalizar a agenda de políticas promotoras da inovação que o Município de Famalicão está a implementar no território. Augusto Lima deu nota das missões de inovação que estão a decorrer, falou da promoção da noite europeia dos investigadores, de bolsas de investigação e o trabalho de articulação entre diferentes atores, dando como exemplo o Conselho Estratégico da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Grupo de Trabalho de I&DT e Inovação. «Temos promovido e incentivado o desenvolvimento de um ecossistema de inovação e investigação, incluindo universidades, centro tecnológicos e o universo empresarial», apontou o vereador Augusto Lima.

O CRIN, constituído por 71 membros (59 efetivos e 12 observadores), é o órgão consultivo que, a Norte, cuida da promoção da política de inovação.

Este órgão assegura a participação dos vários atores regionais na monitorização contínua da implementação da Estratégia de Especialização Inteligente do Norte.

Famalicão: Dádiva de Sangue em Bairro

A Associação de Dadores de Sangue promove, no próximo domingo, uma colheita de sangue no salão paroquial da freguesia de Bairro. A iniciativa tem o apoio do CNE – 27 desta localidade e é aberta à população em geral.

A colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue aprova plano de atividades e orçamento

Na tarde do passado sábado, na sua sede social, a Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão reuniu em Assembleia Geral Ordinária, tendo aprovado, por unanimidade, os vários pontos da ordem de trabalhos: o relatório de atividades, contas e parecer do Conselho Fiscal do ano passado. Foi, ainda, aprovado um voto de louvor, apresentado pelo presidente do Conselho Fiscal, pelo empenho de todos ao longo de 2023.

A sessão prosseguiu com a discussão do plano de atividades para o ano em curso o qual prevê um aumento de colheitas de sangue (já solicitadas) e contempla a realização do “Dia do Dador de Sangue Famalicense”, no dia 10 de junho e a “Festa de Natal” em dezembro, em data a designar. No quarto ponto, foi também votado e aprovado o orçamento para 2024. Estes documentos colheram, também, a unanimidade dos presentes.

Nos outros assuntos de interesse para a Associação houve bastante diálogo entre os presentes, no sentido de melhorar cada vez mais o apoio às dezenas de colheitas de sangue que se realizam ao longo do ano.

Famalicão: Médicos dão consultas e têm que controlar a assiduidade dos colegas

A constituição da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave criou uma gestão única, centrada no hospital, mas que abrange os Centros de Saúde e o ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) de Famalicão, Santo Tirso e Trofa. Dentro dessa gestão, há processos administrativos que precisam de ser melhorados, segundo o relato de alguns clínicos, ouvidos pela CIDADE HOJE.

Um dos problemas refere-se ao controlo da assiduidade. Com a fusão do serviço de recursos humanos, o programa informático que controla a assiduidade de todos os profissionais de saúde é o mesmo que era aplicado no Centro Hospitalar do Médio Ave. Acontece que o programa informático é direcionado para o trabalho por turnos, como acontece nos hospitais, e «torna-se altamente trabalhoso adaptá-lo, quase que diariamente, aos Cuidados de Saúde Primários», relatam-nos.

Apesar das reclamações e sugestões para melhor operacionalizar o controlo da assiduidade, o problema persiste, dizem. Deste modo, os médicos responsáveis de cada unidade de saúde têm trabalho acrescido, «muitas vezes fora do seu horário de trabalho», com o “carregamento” de todos os horários, quando anteriormente era feito automaticamente pelo sistema. «A centralização da saúde nas ULS trouxe este e outros problemas», apontam.

Foto arquivo