COVID-19: Regresso do futebol sem data

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assume que é impossível, no atual quadro, definir uma data para o regresso das competições, suspensas desde 12 de março devido à pandemia da Covid-19.

Num comunicado da Comissão Permanente de Calendários (CPC) da LPFP, emitido esta segunda-feira, após reunião por videoconferência, foi reforçada a recomendação a todas as equipas da suspensão dos treinos em grupo, assim como da promoção de uma conduta de contenção social de todos os agentes desportivos.

Famalicão: Contratado médio Tom van de Looi

Tom van de Looi é o primeiro reforço do Futebol Clube de Famalicão para a nova época. O médio neerlandês, de 24 anos, assinou contrato por três épocas.

Formado no FC Groningen, Tom van de Looi estreou-se com 18 anos na I Liga Neerlandesa. Após uma passagem pelo NEC Nijmegen, jogou em Itália, no Brescia, onde esteve nas últimas quatro temporadas.

Do currículo do médio constam, ainda, internacionalizações entre as seleções sub-17 e sub-20 dos Países Baixos, destacando-se a presença no Campeonato da Europa de sub-17 em 2016.

Com “grandes expectativas para esta temporada”, o jogador diz que o Futebol Clube de Famalicão “é um clube que está a crescer muito e que se tem revelado muito bom para jovens jogadores”, sublinhando “a aptidão do clube para fazer evoluir jogadores e elevá-los para um nível muito alto”.

Tom van de Looi sente que chegou “o momento de dar um novo passo na carreira”. Admitindo ter contactado Justin de Haas, revelou que o compatriota lhe “transmitiu coisas muito boas sobre o clube”, nomeadamente, “as condições de excelência que lhe permitiram melhorar as suas qualidades”.

Tom van de Looi define-se como “um médio defensivo”, que pode jogar na posição 8, “que gosta de ter bola, forte taticamente e que tenta ganhar todos os duelos físicos”.

Famalicão: GD Joane confirma continuidade de Duarte Nuno

Tal como CIDADE HOJE tinha avançado, no final do mês de maio e em primeira mão, Duarte Nuno vai continuar a liderar o plantel do GD Joane. O clube, que esta época subiu ao Campeonato de Portugal, após vencer a pró nacional da AF Braga, acaba de confirmar a continuidade do treinador que chegou na época passada.

Depois de ter representado o GD Joane como jogador, entre 2016 e 2018, Duarte Nuno regressou para a função de treinador e comandar a equipa sénior na época que terminou recentemente.

Recorde-se que o GD Joane venceu a pró nacional, principal campeonato da AF Braga, com 74 pontos, fruto de 21 vitórias, 11 empates e apenas duas derrotas. A equipa treinada por Duarte Nuno sofreu apenas 18 golos e marcou 48. Para além do título, o Joane regressa aos nacionais de futebol – Campeonato de Portugal – dez anos depois da última presença.

O primeiro jogo oficial do GD Joane será, ainda, dentro da AF Braga, com a disputa da supertaça a 18 de agosto.

FC Famalicão ganha projeção mundial com jogadores na Copa América e no Europeu

O Futebol Clube de Famalicão é o segundo clube português com mais jogadores na Copa América, apenas suplantado pelo FC Porto. Os famalicenses têm dois atletas na prova americana (Cádiz, Venezuela; Puma Rodríguez, Panamá), enquanto que os portistas têm cinco atletas. Tal como o Famalicão, o Benfica também tem dois, enquanto que o Sporting, Gil Vicente, Casa Pia, Vizela e Académico de Viseu têm um único representante.

Na verdade, e ao cabo de mais de 90 anos de história, o emblema famalicense nunca teve tantos jogadores representados em grandes competições ao nível de seleções. Para além dos já citados, acresce Enea Mihaj que está em ação no Campeonato da Europa, ao serviço da Albânia.

Este estatuto mundial que os famalicenses agora exibem é resultado das apostas de toda a estrutura de futebol sob a alçada da SAD, criada um ano antes da equipa sénior subir à primeira liga (2018/2019) e que, desde então, tem-se afirmado no contexto nacional.

Os proveitos da qualidade do plantel são, agora, exponenciados por esta projeção mundial que valoriza os atletas, mesmo aqueles que, sem seleções, têm sido muito cobiçados no mercado de transferências e que podem proporcionar um recorde de vendas, ultrapassando os cerca de 40 milhões de euros da época passada.

Luiz Júnior, Zaydou Youssouf, Gustavo Sá, Cádiz, Topic, Puma Rodríguez, Francisco Moura, Riccieli e Enea Mihaj são, entre outros, os jogadores mais cobiçados.

Famalicão: Praça-Mercado prepara-se para receber a Seleção… e há surpresas

A Praça-Mercado é um dos palcos do campeonato da Europa de futebol que está a decorrer na Alemanha, exibindo todos os jogos, em ecrã gigante. A grande bancada de Famalicão no apoio à Seleção nacional, que entra em campo na noite desta terça-feira, está pronta e há surpresas.

Nos dias de jogos de Portugal serão sorteadas duas camisolas da Seleção por todos os que fizerem compras na Praça-Mercado.

Famalicão: Três jogadores do FC Famalicão nas principais provas internacionais

O Futebol Clube de Famalicão está representado nas mais importantes competições internacionais de futebol. Cádiz e Puma Rodrigues estão Copa América e Enea Mihaj no Campeonato Europeu, em representação dos seus países.

Enea Mihaj está ao serviço da Albânia no Campeonato da Europa que está a decorrer na Alemanha. É a primeira vez que o FC Famalicão vê um jogador seu integrar a mais importante competição europeia. A Albânia integra o Grupo B, com a Croácia, Espanha e Itália.

Puma Rodríguez integra a lista de convocados da seleção do Panamá na Copa América. Tido como uma das principais figuras da equipa panamenha, o extremo está entre os eleitos do selecionador Thomas Christiansen para a competição que vai decorrer entre 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos da América.

O Panamá está inserido no Grupo C, no qual irá medir forças com as seleções do Uruguai (24 de junho), Estados Unidos (27 de junho) e Bolívia (2 de julho).

Jhonder Cádiz garantiu um lugar entre os 26 eleitos da seleção da Venezuela. O avançado viu premiada uma temporada de grande nível no emblema famalicense, tendo fixado um novo registo de golos numa temporada na sua carreira (16 golos) e tornou-se o jogador com o terceiro melhor registo do clube numa edição da I Liga (15 golos).

A seleção da Venezuela integra o Grupo B da Copa América, competição em que tem agendados jogos com Equador (22 de junho), México (27 de junho) e Jamaica (1 de julho).

 

Famalicão: UD Calendário reúne em Assembleia Geral

A União Desportiva de Calendário reúne em Assembleia Geral no dia 6 de julho, na sede social. A reunião está marcada para as 14h30 e da ordem de trabalhos consta a apresentação e votação do relatório de contas da época 23/24; apresentação e votação do plano de atividades; e discussão de outros assuntos de interesse para a coletividade.

A assembleia realiza-se na hora marcada, desde que sessenta por cento dos sócios estejam presentes, caso contrário terá início trinta minutos depois.