FACOL VAI CRIAR EMPREGO EM FAMALICÃO

A Facol está a investir e a criar emprego em Vila Nova de Famalicão. Esta empresa têxtil de Serzedelo, Guimarães, está a executar um projeto de investimento total de 6,4 milhões de euros, em Pedome, Vila Nova de Famalicão.

Expandir e modernizar a capacidade instalada em infraestruturas e tecnologia são os principais objetivos desta iniciativa empresarial que se traduziu na aquisição e reabilitação de uma unidade industrial, em Pedome, para onde a Facol já transferiu todo o processo produtivo. Esta operação, iniciada em 2015, e que encontrou abrigo no Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse Municipal – Made 2IN, está avaliada em 6 milhões de euros.

Acresce agora uma nova operação, com a ampliação das instalações para receber os escritórios e outros serviços da Facol, num investimento de 400 mil euros, que o executivo municipal liderado por Paulo Cunha reconheceu igualmente como de interesse municipal, na reunião pública desta quinta-feira, 7 de dezembro.

Com este projeto de investimento de 6,4 milhões de euros, a Facol vai aumentar o número de colaboradores para 95 (mais 15) e estima impulsionar as vendas (volume de negócios de 5 milhões de euros em 2016).

A Facol dedica-se ao tingimento, branqueamento e comercialização de fios tingidos. Iniciou atividade em 1977.

Famalicão MadeIn

Famalicão: BV Famalicenses chamados para incêndio em garagem

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses foram chamados, esta sexta-feira, para um incêndio, ao que se presume numa garagem. Os efetivos estão, ainda, a tentar apurar qual o foco do fumo. No local estão três veículos e nove bombeiros.

O sinistro, cujo alerta foi dado às 10h14, localiza-se no Edifício Saza, em frente ao Parque de Sinçães.

Famalicão: CIOR avança com obras para o Centro Tecnológico Especializado

A Escola Profissional CIOR assinou o auto de consignação que permitirá o arranque das obras do CTE-Centro Tecnológico Especializado Industrial na área da metalurgia e metalomecânica. Um projeto/empreendimento financiado pelo PRR- Plano de Recuperação e Resiliência – no montante global de 1 700 000 euros, que deverá ser executado até final de 2024.

Esta moderna estrutura, a funcionar nas instalações da CIOR, ocupará uma área de 1200 m2, que será adaptada, recriando uma oficina multifuncional, com processos industriais reais e inovadores também ao nível da organização, com modernos equipamentos e automatização dos processos.

A reconversão do edifício contempla as seguintes áreas de formação: centro de maquinação industrial, laboratório de metrologia, espaço de serralharia e de soldadura e salas de desenho técnico/ informática, entre outras. Neste espaço altamente especializado serão lecionados os cursos de Técnico de Desenho de Construções Mecânicas e Técnico de Maquinação e Programação CNC.

Segundo Amadeu Dinis, diretor da CIOR, a importância desde CTE surge «em virtude dos cursos ligados ao setor da metalomecânica e afins serem uma escolha articulada e coerente no que diz respeito às necessidades de mão de obra especializada em défice nas empresas deste importante cluster em franca expansão no concelho de Vila Nova de Famalicão e na região». Amadeu Dinis, ainda a propósito da falta de técnicos nestes setores, alerta para a pertinência de se desenvolverem «ações de marketing promocional no sentido de se desmistificar e desconstruir preconceitos existentes nos jovens e nos pais em torno destes importantes, promissores e cada vez mais modernos e inovadores setores de atividade industrial».

Este CTE «será equipado com recursos educativos tecnológicos que asseguram a incorporação da indústria 4.0, mais produtiva e sustentável, no desenvolvimento da atividade formativa», assegura, por sua vez, José Paiva, diretor pedagógico, que refere ainda as relações de parceria firmadas entre a Escola e empresas de referência da região com base num novo paradigma de “empresa-âncora”.

Famalicão: Espetáculo de poesia e música sobre Abril em Avidos

Na noite deste sábado, às 21h30, o auditório António Gomes, em Avidos, recebe um recital poético-musical comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

O espetáculo – Abril… Sempre! – conta com as participações de Rui Mesquita (piano), Carlos Carneiro (guitarra clássica), Mónica Mesquita, Sofia Oliveira e Flávio Ferreira (canto) e António Sousa (poesia).

Esta iniciativa tem o apoio da Junta de Freguesia de Avidos e Lagoa e a colaboração da Fraternidade Nuno Álvares.

Famalicão: Festa a S. Tiago em Outiz

Nos dias 27 e 28 de julho, Outiz estará em festa com as comemorações a S. Tiago.

O programa festivo começa pela manhã, com a entrada dos Zés P´reiras de Barcelinhos, com a noite reservada para a atuação da tuna académica Incognituna, às 21h30, do grupo Banda Docasião, às 22 horas, e uma sessão de fogo de artifício.

No domingo, dia 28, às 10h30, celebra-se missa solene; às 15h30, entrada da fanfarra dos escuteiros de Mouquim, seguindo-se atos religiosos com a procissão em honra de S. Tiago. Às 17 horas, atuação da Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense.

Famalicão: Mafalda é campeã do mundo de Desporto Escolar

Mafalda Mesquita é a nova campeã do Mundo de natação de Desporto Escolar, nos 400 livres.

O feito foi conseguido esta quinta-feira, no decurso dos Mundiais de Desporto Escolar, que estão a decorrer na Roménia.

Mafalda é aluna da Secundária Camilo Castelo Branco e atleta do GD Natação.

Em representação de Portugal, Mafalda Mesquita e Tiago Costa, também do GDN, conseguiram, na quarta-feira, o segundo lugar nos 100 metros costas.

Famalicão: Mulher morre depois de ser atropelada

Na madrugada desta quinta-feira, uma mulher, com cerca de 60 anos, morreu depois de ser atropelada por uma viatura, em plena Avenida dos Descobrimentos, Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o atropelamento aconteceu cerca das 02h20, em circunstâncias não apuradas.

A vítima, em estado grave, ainda foi transportada para o hospital pelos Bombeiros Voluntários de Famalicão mas acabou por falecer.

A PSP tomou conta da ocorrência.