Falta de condições na esquadra da PSP levadas ao Ministro

Telmo Correia questionou o Ministro da Administração Interna sobre falta de condições na esquadra da PSP de Famalicão

O deputado do CDS perguntou ao governante se estão previstas obras de reparação e conservação na esquadra da PSP de Famalicão e, em caso afirmativo, quando serão realizadas.

O líder da bancada do CDS-PP mostra-se ainda preocupado com a colocação dos elementos da PSP durante a realização das obras e com o nível de segurança durante a empreitada.

Telmo Correia diz que tem conhecimento de que a esquadra precisa com urgência de obras porque «“chove” na zona de atendimento dos utentes, há baldes espalhados pelo chão a aparar as pingas de água que caem do teto e, quando chove mais, as infiltrações nas juntas de dilatação da fachada e das paredes exteriores do edifício fazem com que a água se acumule e escorra pelas paredes, acumulando-se no chão».

O deputado do CDS lembra ao Ministro que as condições de funcionamento deste equipamento «não apenas envergonham quem lá trabalha, como também deslustram as respetivas funções e, além disso, causam verdadeira apreensão a quem se vê forçado a recorrer aos préstimos da PSP de Famalicão».

Famalicão: Mau tempo adia exposição e passeio de motas e motorizadas antigas e clássicas

Devido ás previsões de mau tempo para esta quarta-feira, dia em que deveria realizar-se mais uma edição da Turbina, a organização adiou a iniciativa para data a definir em breve.

A Turbina – Exposição e Passeio de Motas e Motorizadas Antigas e Clássicas é uma organização da Associação Desportiva e Cultural de Novais que já vai na oitava edição.

Famalicão: Um dos melhores guitarrista nacionais (Manuel de Oliveira) dá concerto na Casa das Artes

Manuel de Oliveira sobe ao palco da Casa das Artes, na noite do próximo sábado, para apresentar ao vivo o álbum Ibéria 20/22, recentemente distinguido com o prestigiado prémio Carlos Paredes/ 2023.

O projeto do aclamado músico e compositor vimaranense, que conta já com mais de 20 anos de existência, é uma colaboração com os renomados músicos Jorge Pardo (flauta e sax) e Carlos Benavent (baixo), ambos fundadores do mítico sexteto de Paco de Lucia.

O álbum será lançado, durante o mês de maio, em Dolby Atmos, uma nova tecnologia que está a revolucionar a forma como ouvimos música, dado que proporciona uma experiência auditiva imersiva e tridimensional, através do recurso a sete canais distintos de áudio, ao invés do estéreo convencional que dispõe apenas de dois.

Ainda em maio, Manuel de Oliveira apresentará o álbum numa digressão pelo Brasil, que irá passar por cidades como São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Manuel de Oliveira nasceu em Guimarães, na década de setenta, e iniciou a sua aprendizagem musical com o pai. Autodidata, viajou e esteve em contacto com outras culturas fortes da guitarra, como o Flamenco, a música sul-americana, ou o Fado.

Considerado pela crítica e pelo público como um dos melhores guitarristas portugueses da atualidade, o seu desenvolvimento artístico tem-se norteado pela busca interminável de influências e por uma eclética partilha de experiências.

Famalicão: Câmara celebra protocolos de 70 mil euros de apoio a associações juvenis

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, assina esta terça-feira, pelas 18h30, na Casa da Juventude, um conjunto de protocolos de apoio financeiro às associações juvenis do concelho.

No Dia do Associativismo Jovem será entregue, a sete associações, 70 mil euros.

Os protocolos a assinar abrangem a Associação Guias de Portugal, o Corpo Nacional de Escutas – Junta de Núcleo de Vila Nova de Famalicão, a Koklus – Associação Juvenil de Fradelos, a Yupi, Youth Union Of People With Initiative, a Quebraritmo – Associação Juvenil, o Sport Krachtbal Clube e a PASEC – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais.

Famalicão: FAC com bons desempenhos no nacional da 2.ª divisão

Na fase final do quarto e último Open da 2ª divisão, que decorreu na sala do Leça FC, o FAC esteve presente com Paulo Oliveira, Camilo Silva, Manuel Costa e Vítor Oliveira que, após vitória inicial, ficou pela fase intermédia. Manuel Costa também não passou desta fase, apesar de uma brilhante prestação com uma média de 1000.
Camilo Silva venceu os dois jogos e passou para os quartos-de-final, acabando derrotado pelo vencedor do torneio. Paulo Oliveira (na foto) poderia ter ganho o segundo torneio da época. Com um percurso de excelentes vitórias, nos quartos e meias finais, na final não conseguiu superar o seu adversário. Pela posição no ranking final, após os 4 Opens, vai disputar o Campeonato Nacional Individual onde estão quatro atletas do norte e outros tantos do sul. Paulo e Camilo vão subir à 1.ª divisão.
Na competição por equipas, na oitava jornada do nacional da 2ª divisão, a equipa B empatou na receção à Portuguesa de Leça-B. Venceram pelo FAC, Paulo Oliveira e Camilo Silva, nas mesas 1 e 3; jogaram também Jorge Lopes e Vítor Oliveira.

Na 1ª divisão, na antepenúltima jornada da fase de apuramento para a final nacional, na equipa principal do FAC, em deslocação a Leça, só Artur Figueiredo conseguiu a vitória. Jogaram, também, Manuel Figueiredo, Carlos Veloso e Rui Gomes. Mantém, assim, o 2º lugar na classificação e terá como adversários na próxima semana a Portuguesa e na seguinte e última jornada o B.C.Porto.
A um ponto de garantir presença na final a oito, basta um empate à equipa famalicense.

 

Famalicão: Irmãs Gonçalves vencem nas Caldas da Rainha

Na segunda jornada nacional de seniores, disputada nas Caldas da Rainha, as irmãs Sónia e Adriana Gonçalves venceram a prova de pares. No plano individual, Sónia jogou a final e Adriana terminou em terceiro lugar.

Nesta prova o FAC fez-se representar por 12 atletas.

Na categoria D, Ângela Pereira alcançou a final de singulares e, com Catarina Gouveia, jogou a semifinal de pares.

Famalicão: Clube de Xadrez A2D com bons resultados no Open Internacional Cidade de Coimbra

O Open Internacional Cidade de Coimbra Queima das Fitas 2024, a 11.ª primeira prova do circuito Portugal Chess Tour 2023/2024, decorreu entre os dias 25 e 28 de abril. Este torneio, em ritmo de clássicas de sete jornadas, teve um recorde de participantes: 198 jogadores.

O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis fez-se representar 8 atletas: Ivo Dias (10.º), Carlos Novais (17.º), José Pinto (40.º), José Santos (48.º), Diogo Lopes (69.º), Artur Lemos (74.º), Carlos Pereira (105.º) e Gil Correia (132.º)

Realce, assim, para Ivo Dias que terminou a prova invicto, com 5,5 pontos em 7 possíveis (4 vitórias e 3 empates) e alcançou o 10.º lugar absoluto, com direito a um prémio monetário de 50 euros. Carlos Novais também não conheceu a derrota e foi 17.º absoluto, com 3 vitórias e 4 empates (5 pontos), com um ganho de 11 pontos de elo FIDE.