
A Câmara Municipal aprovou, esta quinta-feira, em reunião do executivo a abertura do concurso público para a criação de uma nova rede de transportes rodoviários que abrange três concelhos: Famalicão, Santo Tirso e Trofa. Dois terços desta rede dizem respeito ao concelho famalicense.
A previsão é que daqui a oito meses esta rede possa estar ao serviço da população. Segundo o presidente do Município «haverá uma melhoria significativa no que diz respeito há cobertura do território e novos horários».
Recorde-se que este projeto resulta de um estudo que teve início em 2017 e que implicou a auscultação de autarcas de freguesia, comissões de trabalhadores de empresas, escolas e outros sistemas de transportes para melhor adequar a resposta às necessidades.
Esta proposta é por sete anos, de 2022 a 2029, e implica um investimento de 54 milhões de euros + iva, com o município famalicense a investir cerca de 8 milhões/ano. Atualmente está a gastar 1,8 milhões em transportes públicos, incluindo escolares e passe sénior.
A proposta foi aprovada pela maioria, com os votos contra do PS que alegou que este não é o timing dada a proximidade de eleições autárquicas. Paulo Cunha justificou que a lei obriga a que o concurso seja lançado dentro de um prazo muito curto «e que nada justificaria atrasar o processo, uma vez que está concluído».