
A Escola Profissional CIOR foi uma das vitoriosas do concurso “O meu projeto é empreendedor”. Venceu na categoria de Comércio e Serviços, com um blister tecnológico para preparação individual de medicação. O protótipo foi concebido e desenvolvido no âmbito de uma Prova de Aptidão Profissional, pelos alunos Fabiana Silva e Rui Leite, dos cursos técnicos de Auxiliar de Farmácia e de Eletrónica, respetivamente.
De acordo com os autores, o propósito do projeto é ser uma mais-valia no dia-a-dia do cuidador informal, uma vez que é facilmente programável; apresenta grande portabilidade (tamanho confortável, ergonómico e bateria incorporada); tem indicadores visuais (ecrã LCD e luzes LED) e sonoros para garantir a toma de medicação indicada, na dosagem e hora prescritas; possui alarme sonoro e botão para confirmação da toma e tem ligação wi-fi e fácil integração com equipamentos móveis.
Segundo Arcélio Sampaio, diretor do curso de Auxiliar de Farmácia, «este projeto apresenta como grandes vantagens o facto de assegurar o cumprimento integral das prescrições médicas e respetivas tomas, prevenir a automedicação ou sobredosagem e evitar a acumulação de resíduos derivada da utilização intensiva dos blisteres descartáveis normalmente utilizados».
Recorde-se que «O meu projeto empreendedor” é promovido pela Câmara Municipal, desde 2014, com o objetivo de premiar projetos desenvolvidos no âmbito das Provas de Aptidão dos Profissional dos Cursos Profissionais. Na presente edição foram premiados 4 projetos, um por cada categoria, dos 23 que se apresentaram a concurso.
Parabéns