
A participação internacional tem norteado a ação do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. Desta vez foram até à Polónia, no contexto do projeto Erasmus + Arts Now and Before. Interagiram com alunos da Finlândia, Alemanha, Croácia, Letónia e Polónia.
Acolhidos pela escola técnica de Dąbrowa Górnicza, uma cidade polaca a noroeste de Cracóvia, os participantes dedicaram parte significativa da mobilidade à aprendizagem teórico-prática dos fundamentos e técnicas da escultura, no passado e no presente, em parceria com o Palácio da Cultura da cidade e com a Faculdade de Artes da Universidade da Silésia.
A região, na qual se incluiu ainda a capital da Alta Silésia, Katowice, proporcionou o contacto com a história, memória, língua e patrimónios muito incomuns para os alunos, dos quais resultaram aprendizagens muito significativas. Os participantes visitaram ainda Cieszyn, uma cidade transfronteiriça, entre a República Checa e a Polónia, assisitiram a um concerto didático de música clássica pela Filharmonia Śląska e visitaram o Museu da Alta Silésia, dedicado à história das minas de carvão da região e às vivências dos mineiros.
Segundo os alunos, para além dos conhecimentos e competências a diversos níveis, esta experiência proporcionou um crescimento pessoal e social, que a tornou única.