
A equipa MARV-6 do CTEAM-Lab (Clube Ciência Viva), do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, conquistou o 1.º lugar a nível nacional na 3ª edição do CanSat Júnior e obteve o direito de participar no prestigiado Festival Internacional de Rockets, a realizar-se em outubro, em Constância.
A final foi no sábado, dia 22, no aeródromo da cidade de Bragança, um evento promovido pela ESERO Portugal, que desafia jovens estudantes a criar e lançar satélites em miniatura.
A competição começou com o emocionante lançamento do satélite, durante a manhã, onde todas as equipas tiveram a oportunidade de colocar à prova os seus engenhosos dispositivos no ambiente real. O CanSat foi equipado para recolher dados essenciais, como temperatura e pressão atmosférica, permitindo que as equipas pudessem analisar e interpretar os resultados, posteriormente.
Durante a tarde, os jovens talentos reuniram-se para apresentar os seus projetos perante um júri. A equipa MARV-6 demonstrou competência, criatividade e espírito de equipa ao apresentar a sua análise dos dados recolhidos, revelando uma profunda compreensão dos conceitos científicos envolvidos.
A vitória da equipa MARV-6 na edição do CanSat Júnior reflete o reconhecimento «do trabalho árduo e dedicação da equipa, sob a orientação da professora e mentora Isabel Almeida», refere a direção da equipa.
«O CanSat Júnior não é apenas uma competição, mas uma experiência educativa enriquecedora que incentiva o interesse dos jovens pela ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM). Ao participar neste evento, o AEPBS continua a reforçar o compromisso com a educação e a promoção das ciências espaciais entre os seus alunos.
Parabenizamos a equipa MARV-6 pela sua impressionante conquista e desejamos-lhes o melhor. O seu talento e dedicação são uma fonte de inspiração para todos os jovens aspirantes a cientistas e engenheiros do país», acrescenta a direção da equipa.
PARABENS!