Famalicão: Alunos debatem problemas das escolas do AE Terras do Ave

No dia 18 de janeiro, os delegados de todas as turmas do Agrupamento Terras do Ave reuniram, na primeira reunião estratégica, para analisar os problemas da escola e apontar soluções. No total, participaram cerca de 50 alunos, do 3.º ao 9.º ano.

O diretor do Agrupamento, Alberto Costa, considerou a reunião muito produtiva. Sobre os problemas apresentados, lembrou que há situações que estão ao alcance de cada um, como a higienização dos espaços, mas há outras que dependem de outras instâncias, como as obras. No final, deixou uma recomendação: «todas as escolas são nossas e o principal agente é cada um de nós». Cada delegado levou para a sua turma as conclusões da reunião estratégica, assim como o seu Kit composto por um caderno, um lápis e um pin, oferecidos pela direção, e uma caneta, oferta da Associação de Pais da Escola Terras Ave, que esteve presente no evento através de um representante.

A reunião estratégica teve, ainda, por objetivo apresentar aos alunos do primeiro ciclo a oferta curricular e extracurricular no 2.º ciclo. O diretor deu a garantia de que a escola está preparada para os receber.

A subdiretora Elisa Pimenta apresentou todos os elementos da direção e começou por pedir aos presentes que explicassem o logótipo do agrupamento, a imagem que é sinónimo da “nossa identidade”. As linhas representam o rio Ave; a falha na linha é a ponte que liga as margens e os diferentes estabelecimentos de ensino. O desenho da linha desenha as letras iniciais do nome do agrupamento. Os círculos coloridos são os 4 ciclos: pré-escolar, primeiro, segundo e terceiro ciclos.

Deixe um comentário

Famalicão: Concertos de Pop, Rock e Canções de Abril na Casa do Artista Amador

Já é conhecida a programação da Casa do Artista Amador de Famalicão para esta semana.

Quinta-feira é dia de concerto com Allandeie que traz ao palco o seu novo trabalho discográfico. Canções que tocam o coração e fazem o corpo mexer, tudo num registo onde o Pop se entrelaça com o Soul. A CAA promete um serão de excelência para quem gosta de melodias suaves, com uma voz carregada de sentimento.

A entrada tem um custo de 6 euros e a concerto está agendado para as 22h00.

Na sexta-feira pode celebrar o 25 de abril com os Ecos. O convite é para que se junte ao convívio com o seu farnel para um piquenique ao almoço ou lanche, acompanhado de música e jogos tradicionais. A entrada é gratuita e há serviço de bar com petiscos e bebidas.

Ainda no mesmo dia, às 22h30, António Gil e Vítor Mesquita vão atuar num concerto inspirado nas Canções de Abril de vários autores Portugueses. A entrada tem um custo de 5 euros.

No sábado, os Vímara voltam novamente ao palco da CAA e os Sete Pedras na Mão farão a sua estreia. Espera-se uma noite de Rock Alternativo num espetáculo com entrada a 5 euros.

Pode fazer a sua reserva através do WhatsApp pelo 969 489 422.

“Famalicão Cidade Aberta” à discussão sobre as suas transformações e o futuro

A conferência “Famalicão Cidade Aberta”, iniciativa da Casa da Memória Viva, terá lugar no próximo sábado, a partir das 9 horas, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda. São 23 conferencistas e oradores que vão falar sobre o território e a comunidade e das transformações que sofreu, 50 anos depois do “Verão Quente” que colocou Famalicão a abrir telejornais e a ocupar as primeiras páginas de jornais.

Dos convidados, destaque Jorge Moreira da Silva, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da UNOPS; João Cerejeira, doutorado em Economia pelo Instituto Universitário Europeu, professor de economia do trabalho e econometria aplicada e investigador na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho; e José Carlos Bomtempo, diretor criativo da agência de publicidade BAR Ogilvy.

Mas, outras personalidades vão acrescentar valor e abrir caminhos de futuro, como sejam o arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, os professores universitários Helena Freitas e Carlos Maurício Barbosa, o empresário Carlos Couto, o maestro José Eduardo Gomes, o coronel Bacelar Ferreira, o pluricampeão de enduro e todo-o-terreno em motos Paulo Marques ou a investigadora Sara Silva Pereira.

«Para a nossa Associação, enquanto entidade organizadora, foi recompensador e um extraordinário incentivo termos reunido um elenco de oradores de excelência; todos eles de inegável mérito pessoal e com qualidades profissionais, académicas, culturais ou cívicas que orgulham Famalicão», frisa a direção da Casa da Memória Viva.

A participação nesta jornada de reflexão e debate sobre o futuro da Vila Nova de Famalicão é gratuita, mas carece de inscrição em https://forms.gle/f8GGTTk3EV6mg1ft5

 

Famalicão: Assembleia Geral da AD Ninense passa de 2 para 9 de maio

A Assembleia Geral da Associação Desportiva Ninense, anteriormente marcada para o dia 2 de maio, foi adiada para o dia 9 do mesmo mês. Entre outros pontos, a reunião serve para recolher potenciais candidaturas para a formação de um novo elenco diretivo para o biénio 25/27.

Recorde-se que desde março, e depois da demissão do então presidente, Filipe Miranda, a coletividade passou a ser liderada por Marta Faria, vice-presidente da direção.

A reunião de 9 de maio está marcada para as 21 horas, no auditório da coletividade, começando com a leitura da ata da sessão anterior, seguida da discussão sobre a situação desportiva e diretiva, prossegue com a recolha de eventuais candidaturas e termina com a análise de outros assuntos de interesse.

No plano desportivo, e cumpridas trinta jornadas da pró nacional da AF Braga, a AD Ninense está a lutar pela fuga aos lugares de despromoção. Faltam quatro jornadas para o final e ocupa o décimo quinto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada, no dia 27 de abril, recebe o líder Celoricense.

Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios exigidos pelos estatutos, a Assembleia, liderada por Abílio Gomes Oliveira, terá lugar trinta minutos depois com os presentes.

Famalicão: Ivo Faria, líder nacional do CNE, diz que Papa Francisco foi um exemplo «inspirador»

O Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português (CNE) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco. Ivo Faria, o famalicense dirigente nacional do CNE, refere que ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco sempre «demonstrou uma relação muito próxima e positiva com o Escutismo».

Por isso, a direção nacional do CNE assume que os escuteiros estão «profundamente agradecidos pelo seu testemunho de vida, inspirador e transformador».

Ivo Faria menciona que o Papa reconhecia o papel do Escutismo Católico na promoção de uma cidadania ativa e responsável e que via no movimento escutista muitos dos princípios que o próprio considerava fundamentais para uma plena vivência cristã. A direção do CNE acrescenta que, em 12 anos, o Papa Francisco «marcou profundamente a Igreja e o mundo com humildade, simplicidade e uma incansável dedicação aos mais frágeis. A sua vida foi testemunho de serviço, esperança e amor, inspirando milhões de pessoas, incluindo os escuteiros em todo o mundo».

Por tudo isto, Ivo Faria diz que o exemplo do Papa Francisco «continuará a iluminar o caminho dos escuteiros católicos e a fortalecer a nossa missão de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos».

Bilhetes para o FC Famalicão x SC Braga disponíveis a partir desta terça-feira

Na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, o Futebol Clube Famalicão recebe no Estádio Municipal o Sporting Clube de Braga, a contar para 31ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida está agendada para as 20h30, com a venda de bilhetes a iniciar esta terça-feira.

Os sócios com a quota 4 regularizada podem comprar o ingresso por 5€ e a venda de bilhetes decorre na loja oficial do FC Famalicão e online aqui. No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal estará aberta a partir das 16h30 e a abertura de portas acontece às 19h00.

Famalicão: Esta terça-feira, duas listas lutam pela liderança da ACIF

Esta terça-feira, 22 de abril, a Associação Comercial e Industrial de Famalicão vai a votos para escolher um novo presidente, que substituirá Xavier Ferreira, no cargo deste 2015. O ato eleitoral, com duas listas, decorre entre as 14h00 e as 18h00, na sede da ACIF, na Rua Adriano Pinto Basto, 94, 1.º andar.

Carlos Correia encabeça a lista A, que incorpora alguns dos elementos da anterior direção, a começar pelo cabeça de lista que era vice-presidente da direção. Entretanto, surgiu outra lista, liderada por Hélder Costa.

A lista de Carlos Correia tem Xavier Ferreira como candidato à Assembleia Geral, e Miguel Freitas como candidato ao Conselho Fiscal.

Hélder Costa (lista B) escolheu Ana Maria Silva, da empresa Egosport, para a Assembleia Geral, e Cristina Correia, da Churrascaria Lafões, para o Conselho Fiscal.

Carlos Correia sustenta que a sua lista tem alguns elementos da anterior direção, «com experiência de organização da ACIF», e 14 pessoas diferentes que «têm novas ideias e outra energia», para «fortalecer o comércio e a indústria local com projetos inovadores e soluções eficazes para os desafios do setor».

O candidato da lista B acredita ser portador de uma proposta mobilizadora para «empreender a mudança» no comércio, na indústria e nos serviços, que diz não vir para dividir, mas para construir.

Quanto a propostas concretas, Carlos Correia afirma que um dos maiores desafios é o projeto dos Bairros Comerciais Digitais. «O comércio mudou rapidamente, fazem-se muitas transações online, e o comércio local terá que se adaptar a essa nova realidade», realça. A estratégia passa por criar uma plataforma de fácil utilização, para as pessoas instalarem nos seus telemóveis. Um dos grandes desafios será mobilizar os comerciantes nesse sentido, sabendo que alguns já têm mais idade e menos vocação para as novas tecnologias. Contudo, o candidato sustenta que a sua equipa tem pessoas com conhecimento técnico suficiente para a concretização deste projeto.

A cooperação institucional é outro dos propósitos de Carlos Correia. «Temos tido projetos com a Câmara, mas queremos aprofundar mais essa relação. Temos a campanha de Natal que já existe há muitos anos e, mais recente, o projeto dos Bairros Comerciais Digitais. É fundamental trabalharmos em conjunto e partilharmos sinergias», responde Carlos Correia.

Hélder Costa, empresário e fundador da FILBOAT, e rosto da Lista B às próximas eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, assenta a sua candidatura em três eixos: “Inovar + Digitalizar + Impulsionar” que, segundo Hélder Costa, se traduzem em 10 medidas consideradas «decisivas» para o futuro da Associação. Entre elas, a valorização dos empresários locais, a modernização dos serviços da associação e o impulso ao desenvolvimento económico sustentável de Famalicão. «Queremos dar à ACIF a dimensão que a mesma é merecedora no panorama empresarial do concelho».

«A nossa candidatura nasce da convicção de que a ACIF precisa de um novo impulso e de uma visão mais alinhada com os desafios reais dos empresários de Famalicão. Queremos uma associação mais próxima, moderna e útil, com capacidade para escutar, agir e criar valor. Não é uma candidatura para dividir, mas para construir — com ambição, profissionalismo e espírito de missão», afirma Hélder Costa.

Os dois candidatos pugnam, também, pelo crescimento da base de associados da associação, com particular destaque para a indústria.