Famalicão: Ana Marinho foi a quarta melhor portuguesa

Na manhã deste domingo, na Bélgica, a atleta famalicense, em representação da seleção nacional, terminou os 10 km do Europeu de Estrada na sexagésima quarta posição.

Ana Marinho, a quarta melhor corredora portuguesa, completou a distância em 34m16s.

A melhor portuguesa foi a bracarense Mariana Machado que terminou no quarto lugar, com 31.30, a escassos quatro segundos das medalhas.

Foto arquivo

Deixe um comentário

Famalicão: Totas, o melhor marcador da série A do Campeonato de Portugal

O avançado famalicense, com 12 golos, foi o melhor marcador da série A do Campeonato de Portugal. Muito embora a sua equipa, Os Sandinenses, não tenha evitado a descida aos distritais de futebol, Totas foi o melhor marcador desta série, com 12 golos.
No total das quatro séries e na fase regular, apenas três jogadores fizeram mais golos, Martelo, do Leça, com 16; Zé Gata, do Marialvas, com 14, e Souza, do Louletano, com 15.

Pedro Totas, de 29 anos, fez parte da formação no FC Famalicão e também jogou no GD Joane onde, em duas épocas, mostrou a sua veia goleadora, apontando 29 golos em duas épocas. Depois passou pelo Pevidém e Dumienses, dois clubes onde também mostrou os seus créditos.

Famalicão: 124 alunos “estagiaram” em 42 empresas

A iniciativa promovida pela Rede Local de Educação e Formação, a que se associam várias empresas (42), tem ajudado muitos jovens na escolha daquela que pode ser a sua vocação académica e profissional, ajustada aos seus interesses e aptidões.

Na passada semana, este programa de Miniestágios, colocou 124 alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos de escolaridade a vivenciarem, durante dois dias, o contacto direto com o contexto real de trabalho.

Aproveitando as férias letivas da Páscoa, os jovens tiveram a oportunidade de observar o funcionamento das organizações, as dinâmicas profissionais e desenvolveram competências que contribuirão para o seu percurso académico e profissional.

Este programa municipal de Miniestágios pretende consciencializar os alunos para as especificidades dos contextos laborais, promover as competências de empregabilidade, proporcionar a exploração dos perfis profissionais e fomentar uma atitude empreendedora.

Por seu turno, as empresas parceiras assumem um papel fundamental na formação integral dos alunos, contribuindo ativamente para a sua orientação e preparação para os desafios futuros. Trata-se de uma ligação entre escolas, autarquia e tecido empresarial local que alinha «na cooperação estratégica de valorização da educação», escreve o Município em nota de imprensa.

Famalicão: “Sons” que promovem a integração social e educacional

Nascido, em 2023, dentro das urbanizações municipais, o projeto Sons do Bairro, continua a ser citado como um exemplo de inclusão social e educacional. Para além do impacto social do projeto e a sua abordagem inovadora na utilização da música como ferramenta de inclusão para crianças, adolescentes e jovens, neste projeto já nasceram 25 músicas originais, envolvendo quase meia centena de jovens. Tudo para cumprir o propósito de reduzir desigualdades, promover a integração e a inclusão, a diversidade cultura, e fortalecer laços comunitários.

O projeto tem sido apresentado em diferentes iniciativas, como aconteceu no IV Congresso (Luso-Brasileiro) de Serviço Social Escolar, que decorreu no auditório do Agrupamento de Escolas D. Sancho I.

Sob o tema “A promoção do sucesso educativo – Uma construção colaborativa”, a iniciativa serviu de reflexão e partilha de experiências sobre a importância da colaboração entre diferentes áreas para garantir o sucesso educativo. «Normalmente as pessoas do bairro vão beber recursos à comunidade, mas desta vez é a comunidade que vem beber recursos às urbanizações e é assim que Sons do Bairro se constrói e promove a inclusão», destacou João Costa, um dos responsáveis pelo projeto.

Recentemente, Sons do Bairro foi, também, apresentado nos Encontros Exploratórios de Prática Musical Inclusiva, promovido pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis, que decorreu em Arronches, Alentejo, reunindo especialistas, músicos, educadores e gestores culturais de Portugal e do mundo ibero-americano.

 

Famalicão: AFSA e AD Novais com instalações renovadas

A sede da Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão (AFSA) e o campo de jogos de Petanca da Associação Desportiva e Cultural de Novais, ambos instalados na antiga Escola Básica da freguesia, foram renovados e receberam a visita do presidente da Câmara, Mário Passos, no último sábado.

A requalificação da sede da AFSA, com apoio da autarquia, passou pela pintura dos espaços interiores, renovação do mobiliário e criar maior conforto ao salão nobre.

Já a intervenção no campo de jogos de Petanca da Associação Desportiva e Cultural de Novais implicou a construção de uma cobertura para o recinto que agora reúne melhores condições para a prática da modalidade.

“O movimento associativo em Famalicão é forte e dinâmico e coloca-nos permanentes desafios. “Os adeptos da petanca ganham aqui condições para a prática da modalidade durante todo o ano e a AFSA melhores condições para melhor servir os inúmeros clubes que integram o tão participado campeonato concelhio de futebol de salão”, disse Mário Passos no decorrer da visita.

Famalicão: Paula Rego em exposição na Fundação Cupertino de Miranda

“Sonhos e Metamorfoses: O Surrealismo de Paula Rego” é o nome da nova exposição da Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão. A mostra abriu ao público na passada sexta-feira, 11 de abril, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, e do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos.

A exposição está aberta ao público até ao dia 4 de janeiro de 2026 e apresenta o universo surrealista de Paula Rego, com curadoria de Catarina Alfaro, Marlene Oliveira e Perfecto Cuadrado.

Mário Passos fala numa oportunidade única “para conhecer o trabalho de uma das figuras mais incontornáveis da arte nacional e internacional”.

Paula Rego é uma artista reconhecida a nível internacional, cuja arte aborda temas como a condição feminina, política, literatura e cultura popular. Tem nas suas obras uma forte expressão surrealista, combinando o inconsciente, o bizarro e os seres imagináveis com factos reais.

Em 2025 completaria 90 anos e segundo a Fundação Cupertino de Miranda, esta exposição é uma homenagem à sua vida e obra. Em parceria com a Fundação D. Luís I, a mostra apresenta uma seleção de pinturas, desenhos e gravuras que representam várias fases da carreira da artista, com especial enfoque no surrealismo.

Famalicão: Colisão entre ambulância e carro na A7

Um acidente na A7, perto da ligação com a A3, em Famalicão, está a causar constrangimentos no trânsito automóvel, no sentido Guimarães/Famalicão.

A colisão envolveu uma ambulância de transporte não urgente de doentes e um carro ligeiro.

No socorro estão os Bombeiros Voluntários de Famalicão e Tirsenses.