Famalicão: Armindo Costa recorda Abril em encontro do PSD de Oliveira Santa Maria

O antigo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, foi o convidado do Núcleo do PSD de Oliveira Santa Maria para um debate sobre os valores do 25 de Abril e um recordar de memórias daquele período.

O encontro, moderado por Hugo Mesquita, contou também com a participação de Nuno Reis, Deputado à Assembleia da República, entre 2009 e 2015.

Numa sede de Junta lotada, o antigo presidente da Câmara Municipal de Famalicão (2002-2013) afirmou que «estes dias difíceis que se vivem no leste europeu, são momentos como este que nos avivam o sentido de obrigação de continuarmos a defender e a lutar pelos mais altos valores democráticos, principalmente, o direito à vida e à liberdade», enfatizou o ex-autarca.

O 25 de Abril de 1974 apanhou Armindo Costa a trabalhar como diretor industrial numa indústria de calçado na zona de Carcavelos. O primeiro Dia do Trabalhador não esquece. E foi no “verão quente” que se seguiu que fundou a ACO. «Saí na hora certa porque o descontentamento era muito grande. As pessoas perceberam que já ninguém conseguia dar a volta ao que estava a acontecer. Foi quando, aqui em Famalicão, incendiaram a sede do Partido Comunista, ocorrendo também desacatos em Fafe, Braga e Guimarães. Até que chega o 25 de Novembro», lembrou.

A ligação de Armindo Costa ao PSD começou por causa de Francisco Sá Carneiro. «Eu era apartidário, mas depois do 25 de Abril alinhei pelas pessoas que deram tudo por Portugal: os que pertenciam à ala liberal do PPD/PSD, como Sá Carneiro e Pinto Balsemão», declarou.

 

Famalicão: Colisão na A3 faz dois feridos

A tarde desta sexta-feira fica marcada por uma colisão entre duas viaturas, na A3, sentido Cruz / Vila Nova de Famalicão.
Para os trabalhos de socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.
Deste sinistro há a registar dois feridos ligeiros que foram prontamente encaminhados para o hospital local.

Imagem: B.V.Famalicão

Famalicão: Nova sede do Clube Motard Escorpiões inaugurada este mês

O Clube Motard Escorpiões inaugura este mês a sua nova sede.
O equipamento está localizado na Rua de Nossa Srª do Carmo, na freguesia de Lemenhe, em Vila Nova de Famalicão.
A inauguração está agendada para o dia 15 de março, a partir das 15h00, com um convívio entre sócios e amigos.

Comissão da Festa do Divino Espírito Santo da Lagoa organiza carnaval este domingo

A comissão da festa do Divino Espírito Santo da Lagoa, em Famalicão, organiza, este fim de semana, um desfile de carnaval.
A iniciativa está marcada para a tarde deste domingo, a partir das 14h00, e é aberta a toda a comunidade.
O cortejo, com início na Rua da Igreja da Lagoa, tem como objetivo a angariação de fundos para festa agendada para junho.

Famalicão: Comissão de Festas em honra de S. Bento organiza desfile de Carnaval

A Comissão de Festas em honra de S. Bento, na paróquia de S. Cosme, organiza um desfile de Carnaval para angariação de fundos. Vai ter lugar no adro da igreja no próximo domingo, a partir das 15 horas.
Haverá prémios para a melhor máscara, melhor grupo e melhor atuação. Os vencedores serão apurados por um júri constituído por elementos da Junta e de associações de Vale S. Cosme.
A completar a animação, haverá petiscos e música.

Famalicão: Galinha Mourisca servida para celebrar nascimento de Camilo Castelo Branco

Famalicão está a assinalar o bicentenário do nascimento Camilo Castelo Branco e, a par de outras iniciativas, traz a gastronomia para celebrar o romancista.
A proposta é a Galinha Mourisca que o escritor mencionou n’“O Santo da Montanha”, publicado em 1866.
Nesta obra, entre a espiritualidade e a devoção popular, Camilo evidenciou os sabores da “Galinha Mourisca” e escreveu como se cozinha. “Faz-se torresmos; vai-se a gente ao pingo; deita-o n’uma tigela, onde está a galinha entalida ou meia assada; por cima despeja-se um golpe de vinho branco, pouquito vinagre e agua um quasi nada; depois, louro, cravo, pimenta, gemas de ovo, fatias por baixo e rodelas de limão por cima. É comer e gritar por mais!…”.
É com estes pormenores que Camilo descreve o prato que, agora, é proposto em dois restaurantes – Ferrugem e O Prato (mediante marcação prévia, com 48 horas de antecedência) – nos dias 14, 15 e 16 de março.

Famalicão: Exposição sobre vida de Maria no Museu de Arte Sacra

Em pleno Jubileu, com o tema “Peregrinos de Esperança”, o Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa (junto à Lusíada) inaugura, no dia 8 de março, às 11 horas, uma exposição de arte sacra que mostra a vida de Maria, de uma forma cronológica, incluindo imagens de cultos Marianos venerados no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
Esta exposição, de entrada gratuita, estará patente até 31 de dezembro, com possibilidade de visitas às terças-feiras, das 10 às 13 horas; às quintas-feiras, das 14h30 às 17 horas.
O Papa Francisco na bula de proclamação do jubileu ordinário deste ano 2025 disse que «A esperança encontra, na Mãe de Deus, a sua testemunha mais elevada. N’Ela vemos como a esperança não seja um efémero otimismo, mas dom de graça no realismo da vida. Como todas as mães, cada vez que olhava para o Filho pensava no seu futuro, e certamente no coração trazia gravadas aquelas palavras que Simeão Lhe dirigira no templo: “Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma”».