Famalicão: Associação de Matraquilhos de Pedome vence campeonato e vai à liga dos campeões

A Associação de Matraquilhos de Pedome venceu, este domingo, no Porto, o Campeonato Nacional de Clubes. O feito foi alcançado pela equipa composta por Filipe Carvalho, Carlos Araújo, Tiago Messias, Miguel Moreira, Luís Clemente, Francisco Adriano, Martim Messias, Ricardo Moreira e Fábio Carneiro.

Com esta vitória a equipa vai disputar a liga dos campeões da modalidade, competição que terá lugar de 15 a 17 de novembro, em Génova, Itália.
A associação, que felicita os campeões, sublinha que o resultado «é fruto de muita dedicação e do orgulho de representar a nossa associação». Deixa, também, «um agradecimento aos patrocinadores, pois a sua ajuda é muitíssimo importante».

2 Comments

Deixe um comentário

Viana do Castelo entra no Quadrilátero e reforça discussão sobre a criação da Área Metropolitana do Minho

O Quadrilátero Urbano, associação de municípios que agrega Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão passa a designar-se Pentágono Urbano com a integração de Viana do Castelo.

A assinatura do protocolo de adesão aconteceu esta segunda-feira, na Comunidade Intermunicipal do Cávado. No ato estiveram presentes os presidentes das câmaras fundadoras do Quadrilátero Urbano, uma rede estratégica formada em 2008.

Com esta adesão, Viana do Castelo passa a beneficiar de novas oportunidades de financiamento e acesso a projetos conjuntos nas áreas da mobilidade sustentável, inovação empresarial, cultura e turismo. Por outro lado, o município vianense é mais um a contribuir para o reforço da coesão territorial a vários níveis. Talvez por isso, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, considerou que esta adesão vem reforçar a discussão sobre a criação «de um novo modelo de desenvolvimento territorial, nomeadamente com a eventual criação da Área Metropolitana do Minho».

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considera que a adesão a esta associação de municípios «é um momento histórico» e «uma oportunidade para o desenvolvimento do território». A integração na rede permite, a seu ver, «o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas da mobilidade, cultura, inovação empresarial e cooperação internacional, reforçando, ainda mais, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade regional».

A adesão de Viana do Castelo «é um sinal de que estamos a construir uma rede de municípios cada vez mais forte e integrada», da qual fazem parte cinco dos 20 concelhos mais exportadores, «que representam cerca de 10% das exportações nacionais e 25% das exportações do Norte de Portugal. São territórios que têm demonstrado grande pujança em vários setores de vanguarda tecnológica e de inovação», afirmou Ricardo Rio, que preside ao agora designado Pentágono Urbano.

Para o autarca de Braga, a entrada de Viana do Castelo «representa um marco importante para a região, constituindo-se como uma mais-valia para o desenvolvimento sustentável e para a internacionalização da rede, que se torna ainda mais robusta e capaz de enfrentar os desafios do futuro».

Os responsáveis do agora Pentágono Urbano apontam a Viana do Castelo uma localização geoestratégica e forte ligação à Galiza e ao resto da Europa, sendo uma porta de entrada fundamental para a internacionalização da região. Acresce a economia, com setores tão variados como a indústria naval, energias renováveis, turismo e têxtil.

Para o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, a integração de Viana do Castelo «vem fortalecer o Quadrilátero, agora Pentágono Urbano, e é mais um reconhecimento do potencial instalado nestes territórios que muito têm contribuído para o crescimento da região Norte e do país».

O edil famalicense, também presente na cerimónia de adesão, reforça a ideia «de que o futuro destes territórios deverá passar por uma maior articulação de respostas e políticas, dando força à discussão levantada recentemente sobre a criação de um novo modelo de desenvolvimento territorial, nomeadamente com a eventual criação da Área Metropolitana do Minho.

»Dou, por isso, mais uma vez, as boas-vindas ao município de Viana do Castelo, cuja chegada potencia, ainda mais, a visibilidade e o reconhecimento que estes municípios merecem.

 

Centro de Saúde de Famalicão entra em obras: Serviços mudam para a antiga Reguladora

As obras de requalificação do Centro de Saúde de Famalicão arrancam esta semana e os serviços começam a ser transferidos para instalações provisórias na Antiga Reguladora, no topo da Rua José Carvalho.

A mudança será feita por fases para garantir o funcionamento contínuo dos serviços. A USF Alto da Vila muda-se já esta quinta e sexta-feira, a USF Nova Estação nos dias 14 e 15, e a USF Famalicão I e a UCC D. Maria II nos dias 22 e 23. Nos dias de mudança, apenas as consultas abertas funcionarão nas atuais instalações.

As novas instalações entram em funcionamento pleno no dia útil seguinte a cada mudança, distribuídas por blocos distintos. O espaço provisório conta com 60 lugares de estacionamento para utentes, zonas de largada junto às entradas e acesso à linha 155 de transporte público.

A Câmara Municipal e a ULS do Médio Ave garantem uma transição tranquila e com qualidade no serviço para os mais de 40 mil utentes das USF e 66 mil da UCC.

Famalicão: Município reconhecido pela transparência na informação disponibilizada à população

A autarquia de Vila Nova de Famalicão voltou a ser referenciada como um dos municípios do país com melhores índices de transparência na informação disponibilizada à população.

Os dados são do ‘ranking’ de Transparência da plataforma Dyntra que dá conta que o Município cumpriu 113 dos 139 critérios de avaliação, um índice de 81,29%, o melhor registo entre os municípios do Distrito de Braga. Famalicão tem também o 9º melhor registo a nível nacional, entre os 308 municípios portugueses.

Este resultado reflete a estratégia do executivo municipal com a implementação de práticas de governação abertas e transparentes, com o objetivo de promover uma democracia participativa e mais próxima dos cidadãos.

Destaque para a informação e atenção ao cidadão, em que o Município cumpre a totalidade dos critérios de avaliação, atingindo ainda os 100% nos índices de transparência económico-financeira, na transparência no ordenamento territorial, e na disponibilização de informação open data.

A Dyntra é uma organização independente que tem como propósito medir a informação pública dos governos, autoridades públicas, partidos políticos e representantes eleitos de uma forma transparente, aberta e colaborativa.

O Ranking de Transparência das cidades está disponível para consulta aqui.

A par do ranking da Dyntra, Famalicão foi também distinguido com a atribuição da Bandeira de Mérito Social, um reconhecimento atribuído pela Associação Nacional de Gerontologia Social que desde 2022 distingue as organizações que promovem o bem-estar e desenvolvimento social, de forma a reduzir a vulnerabilidade e a pobreza.

Esta distinção reconhece as boas práticas do Município de Famalicão na promoção de um envelhecimento ativo, graças ao papel da Rede de Academias Seniores de Famalicão, projeto que abrange as 49 comunidades de freguesias do concelho.

Famalicão: Dr. Oliveira distinguido com medalha de ouro pelo Ministério da Saúde

Na tarde desta segunda-feira, o Médico Pediatra Dr. Gonçalves de Oliveira foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – grau ouro -, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde que teve lugar nas instalações do Infarmed.

Gonçalves Oliveira foi diretor do Serviço de Pediatria do hospital de Famalicão, cargo que exerceu durante vários anos e do qual cessou funções em 2020. Na ocasião foi alvo de uma homenagem na Casa das Artes. Em 2017, foi condecorado Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Comenda de Benemerência.

Para além de todos os méritos que são reconhecidos, de forma unânime, pelos seus pares e pela comunidade, Gonçalves Oliveira deu muito de si à solidariedade e à ação social, por exemplo pelas consultas gratuitas a crianças oriundas de famílias carenciadas, muitas das quais de etnia cigana. Foi por sua iniciativa que foi criada a consulta social de pediatria no Hospital de Famalicão, direcionada para a comunidade cigana e para as famílias mais carenciadas; também ofereceu o seu tempo, uma tarde por semana, às crianças do Centro Social Padre David de Oliveira Martins, em Ruílhe, no concelho de Braga.

O seu altruísmo e profissionalismo são méritos que todos reconhecem ao médico que conta com 74 anos. É também autor de inúmeras publicações, científicas e literárias, foi colaborador de várias publicações, incluindo o jornal CIDADE HOJE e recebeu a Medalha de Benemerência Municipal famalicense em 2011.

Famalicão: Estrada ou ciclovia? Condutores confundem caminho e circulam onde não devem

Uma situação recorrente está a preocupar quem circula na Rua da Estação, em Famalicão, nas imediações do posto da PSP. A ausência de dois pilaretes, que anteriormente impediam o acesso de veículos motorizados à via ciclo pedonal, tem levado vários condutores a entrarem, por engano, nesse espaço reservado a bicicletas e peões.

A semelhança da faixa com a estrada principal confunde alguns automobilistas, que só percebem o erro após alguns metros, quando se deparam com o pilar da ponte sobre a linha férrea, ao lado das instalações da APPACDM.

Apesar de não haver, até ao momento, informações de feridos em colisões com utilizadores da via pedonal, a situação representa um risco real para a segurança de todos.

Famalicão: Equipa sub-23 visita o Sporting na tarde desta terça-feira

A quatro jornadas do final da fase de apuramento de campeão nacional da Liga Revelação, o FC Famalicão, segundo classificado, com 19 pontos, visita esta terça-feira, o Sporting, sexto com 9 pontos. O jogo está marcado para as 14 horas, no Estádio Aurélio Pereira.

Com 11 jornadas cumpridas, a equipa de Rui Tomé está a quatro pontos do líder, o Torreense que visita o último, o Estoril, na quarta-feira.