Famalicão: Atleta do MAL vence Torneio de Setas do Malandro

Orlando Almeida, atleta da Mocidade Alegre de Landim (MAL), venceu o Torneio do Malandro, em setas, que teve lugar no dia 1 de maio, na Póvoa de Varzim.

Este torneio, organizado no Café Bonfim, contou com a presença de cerca de 70 atletas oriundos de várias zonas do país, inclusive os atletas do MAL.

Na segunda posição ficou Filipe Pina “Tsubasa” e depois Miguel Barbosa.

Entretanto, continua o campeonato de setas em alvo de Sisal onde o MAL lidera o grupo A da AS Porto em igualdade pontual com o Martini’s de Lousada, mas com vantagem para a equipa de Landim em confronto direto.

Quando faltam 4 jornadas para o fim da primeira fase, a Mocidade Alegre de Landim tem praticamente garantido o apuramento para a fase de Campeão da Associação de Setas do Porto.

Deixe um comentário

Famalicão comemora Dia Internacional dos Museus, de 18 a 24 de maio

O Dia Internacional dos Museus vai ser celebrado em Famalicão, de 18 a 24 de maio. Durante estes dias, os onze museus de Famalicão vão estar abertos à comunidade, com entrada gratuita inclusive na Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, no ano em que se celebram os 200 anos do nascimento do romancista português.

O ponto alto desta celebração volta a ser o já tradicional “(H)Á Noite no Museu!”, um evento desenvolvido em parceria com o Classe Bar, no Museu Bernardino Machado. O edifício icónico que alberga a unidade museológica dedicada ao antigo Presidente da República vai estar preparado para a celebração, no dia 24 de maio, numa iniciativa com início às 23h00.

Ao longo da semana, o Dia Internacional dos Museus, que este ano tem como tema principal “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança”, vai ser assinalado em Famalicão com inúmeras atividades para todas as idades, começando na segunda-feira, dia 19, com a oficina “Os Sims dos Museus” na Fundação Cupertino de Miranda, às 10h00 e às 14h30.

Logo no dia seguinte, haverá o teatro “Bernardino Machado – Uma Peça Infantil”, às 10h30, no Museu Bernardino Machado, que se repete na quarta-feira, dia 20 de maio, pela mesma hora; o atelier de pintura “Um Futuro a Cores”, às 14h30, no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado; a oficina de velas decorativas “A Magia do Caminho”, pelas 14h30, no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa; a visita-oficina “Infância perdida e uma sacola vazia”, pelas 15h00, no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, que se repete na quinta-feira, 22 de maio, no mesmo horário; e a exibição do filme “Memórias – Os Fantasmas da Guerra Colonial”, às 15h00, no Museu da Guerra Colonial, que voltará a ser exibido no sábado, 24 de maio.

Já na quarta-feira, dia 21, terá lugar a visita-oficina “O teu Futuro” , pelas 10h00, no Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves; a visita orientada à exposição “Maria, Peregrina de Esperança” também pelas 10h00 no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, que volta a acontecer na sexta-feira; e a mesa redonda “As Madrinhas de Guerra” às 15h30, no Museu da Guerra Colonial, um momento de partilha, com testemunhos reais.

No dia 22 de maio, haverá a visita-oficina “Memórias com Futuro” às 14h00, no Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves, e no dia 23 de maio, a oficina “Vamos tornear!” com início às 10h30, no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado e a apresentação das obras “A Bruxa de Monte Córdova” e “A Filha do Doutor Negro” da autoria de Camilo Castelo Branco pelas 17h30, na Casa de Camilo – Museu.

O último dia da programação, dia 24, inclui atividades na Praça 9 de Abril, em Famalicão, entre as 10h00 e as 17h30, nomeadamente, o jogo “Descobre UMSEU” e o “Consultório no Museu”, que dá a oportunidade de conhecer a conservação preventiva e de arquivo dos Museus de Famalicão. Já na Casa-Museu de Camilo haverão visitas com rábula e apontamentos musicais pelas 14h30; no Museu da Guerra Colonial voltará a ser projetado o filme “Memórias – Os Fantasmas da Guerra Colonial”, pelas 15h00; no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa decorrerá a oficina “Conta a Conta se Faz Uma Dezena”, com duas sessões às 10h00 e 14h30; no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado terá lugar a peça de teatro infantil “O Pato Que Não Tinha Sorte”, pelas 16h00; e no Museu da Indústria Têxtil será inaugurada a exposição “Nós com Arte – Macramé Autoral”, pelas 15h00, e haverá concerto de Pedro Fernandes, pelas 18h00.

Paralelamente aos eventos que decorrem nos museus, nas redes sociais da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão também vão estar a decorrer iniciativas online como “Musear as Coleções”, de 18 a 24 de maio, às 11h30 e 17h00; “Um Riacho – O Naturalismo de Júlio Ramos”, dia 20, às 14h30; “Objetos que Brilham – A Coleção de Jóias de Soledade Malvar”, dia 21, pelas 14h30 e a apresentação do projeto de investigação “Testemunhos de uma Herança Coletiva”, a 22 de maio, pelas 21h30.

A programação do DIM 2025 inclui atividades sujeitas a inscrição prévia, que podem ser consultadas no site oficial do município de Famalicão ou nas redes sociais da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. Lá poderá também confirmar os horários de funcionamento de cada museu durante as comemorações desta data.

Famalicão: Groove Spot garante apuramento para o Mundial de Hip Hop, nos EUA

A Groove Spot – Clube de Danças Urbanas de Vila Nova de Famalicão participou na mais recente edição do Hip Hop Internacional Portugal, onde foram apuradas as equipas que vão representar o país no Campeonato Mundial que vai decorrer em julho, em Phoenix, no estado do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos da América.

A competição nacional foi realizada na Póvoa de Varzim, onde a escola famalicense levou seis das oito coreografias à final. Destaque para o 2º lugar no escalão Kids e o apuramento para o campeonato mundial das equipas GM JR TEAM, GM DANCE COMPANY e GM YOUTH FAM, nas categorias de Varsity, Adulto e JV Megacrew, respetivamente.

Este apuramento reforça o compromisso da Groove Spot com a dança urbana e permite que os seus alunos possam representar Portugal ao lado das melhores equipas de hip hop a nível mundial.

Famalicão: Campeãs de trail homenageadas

As atletas Márcia Moreira e Ana Freitas, recém-campeãs nacionais, foram homenageadas durante o Trail do Calvário, que decorreu este fim de semana, em Ruivães. Além dos representantes dos vários clubes, e atletas, esteve presente o vereador do Desporto, Pedro Oliveira.

A Associação Desportiva Mont Blue Team distinguiu Márcia Moreira e a 365 Running Project homenageou Ana Freitas. A primeira é campeã nacional sub-18, na distância de 13 km; enquanto Ana Freitas é campeã nacional sprint F50, na distância de 24 km. Títulos alcançados no Campeonato Nacional do Caramulo Magic Trail.

Famalicão: Guilherme Maia e Gonçalo Santos convocados para a Seleção sub-15

A Seleção Nacional sub-15 vai disputar o Torneio Internacional da Croácia, entre os dias 13 e 18 de maio, tendo por adversários o Japão, Grécia e Inglaterra. Nos 22 convocados chamados pelo treinador João Santos estão Guilherme Maia, do FC Famalicão, e Gonçalo Santos (FC Porto).

Para além destas partidas, e uma quarta com adversário ainda por definir, também constam quatro sessões de treino, duas na Cidade do Futebol e outras tantas já em solo croata.

Famalicão: Gustavo Ribeiro vence Torneio dos 50 anos da Didáxis

Gustavo Ribeiro (CA Téssera), mestre FIDE, confirmou o seu estatuto de favorito e venceu o Torneio do 50.º aniversário da Didáxis. O atual vencedor do Torneio de Mestres 2024/25, liderou entre os 32 participantes e terminou isolado no topo da classificação com 5 pontos, superando por meio ponto Adriano Macedo (CCC Barcelos) e Carlos Andrade (CR Estarreja).

Esta foi uma competição realizada nos Serviços Educativos do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, coorganizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e pelo Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis (CX A2D).

Este torneio de partidas clássicas decorreu em paralelo com o Campeonato Nacional, reunindo alguns dos melhores jovens valores do xadrez nacional.

O CX A2D destacou-se como o clube mais representado na prova, com 16 atletas em competição, e dominou as classificações individuais por escalões, conquistando três títulos: Francisco Duarte Silva (Sub-10), Miguel Oliveira (Sub-12), José António Ramos (Sub-14).

A cerimónia de encerramento contou com a presença do árbitro Carlos Dias, da presidente da A2D, Carla Costa, do presidente da FPX, Dominic Cross, e de Pedro Oliveira, vereador do Associativismo, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Bloco de Esquerda quer hastear bandeira LGBTQIAP+ na Câmara de Famalicão

O Bloco de Esquerda de Famalicão recomendou à Câmara Municipal que, no dia 17 de maio, Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, seja hasteada a bandeira Arco-Íris do Orgulho LGBTQIAP+. O partido defende que “a visibilidade que a bandeira proporciona representa um passo importante na valorização da diversidade e na promoção da igualdade em Famalicão”.

Recordando que, em 2021, a Assembleia Municipal declarou o concelho como “Zona de Liberdade LGBTQI+”, os bloquistas lamentam que “essa recomendação ainda não tenha sido acompanhada por políticas públicas efetivas”.

O Bloco pede também que junho, Mês do Orgulho, seja assinalado com ações de sensibilização em escolas e serviços públicos. Além disso, apela ao diálogo com movimentos locais e propõe que Famalicão integre a Rede de Cidades Arco-Íris. Para os representantes do partido, “a visibilidade e o reconhecimento da comunidade LGBTQIAP+ são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.