O Grupo Pluris Investments, de Mário Ferreira, da Douro Azul, é, desde dezembro passado, o novo proprietário do Lago Discount, zona comercial situada em Ribeirão.
O novo proprietário já tem um curso «uma nova dinâmica» que pretende ver concluída «em poucos meses», visando dinamizar o espaço em vários âmbitos. Segundo comunicado há várias marcas nacionais e internacionais a analisar a possibilidade de se instalarem no espaço, «recuperando a dinâmica comercial com marcas de referência». A oferta, «que se pretende ser, sobretudo, orientada para a logística de proximidade» é, assim, para ser reforçada.
No contexto comercial está, igualmente, em curso a recuperação e dinamização das lojas de fábrica e, dessa forma, contribuir diretamente para alavancar a produção e verticalização da venda com acesso direto ao mercado.
Em termos lúdicos e desportivos, o espaço já apresenta um dos melhores complexos de Padel do país, com oito campos com medidas internacionais. Esta é mais recente atração, mas o karting indoor do Lago, com mais de 2.500 m2, é uma referência na região e vai ser requalificado já em 2024.
A oferta de entretenimento dispõe, ainda, de um complexo que inclui bowling, um espaço para atividade de “laser tag” e uma oferta muito procurada para festas e eventos, nomeadamente a celebração de aniversários dos mais pequenos.
A oferta cultural é para dinamizar e melhor dar a conhecer. O Museu do Automóvel Antigo continua a ser uma oportunidade para ver, entre outros, exemplares de competição Fórmula 1 e WRC na versão rally. Também há o Museu da Guerra Colonial que permite uma viagem de memórias para os veteranos da guerra e para as suas famílias e amigos.
Contíguo a estes dois espaços encontra-se a Escola de Prevenção Rodoviária muito vocacionada para as escolas e para a formação e civismo a utilizar nas estradas. O espaço tem por base réplicas de algumas das principais ruas de Famalicão, e a presença de diversas marcas nacionais presentes como sponsors deste divertido projeto, com exemplos brilhantes de construção à escala dos mais pequenos.
A nova gestão assumida pela Widerproperty e mandatada pelo proprietário está já no mercado na procura de novos usos e conceitos para os 10.000 m2 de escritórios, com diversas oportunidades já em estudo. O objetivo é ir «ao encontro de novas soluções que correspondam à procura e necessidades do concelho de Famalicão e da região».
Este espaço multiusos mantém a atual oferta, nomeadamente com um hipermercado Continente com galeria comercial onde se encontram presentes várias marcas, uma estação de serviço GALP, uma loja MaxMat, assim como outras marcas de referência como a Tiffosi, Centroxogo, Feira dos Sofás, Settepadel, Inovlar, W52, e um conjunto de lojas ligadas à casa e decoração.
Em breve será anunciado o plano de revitalização com maior detalhe, no qual se incluirá a evolução do Lago, na sua nova designação e rebranding, assumindo-se também como objetivo ser este um projeto sustentável, nas suas várias dimensões, da eficiência energética ao envolvimento da comunidade e dinamização de oferta que permita ao Novo Lago ser o local de encontro de Famalicão e da Região.