“Famalicão Bricks Lab” incentiva jovens a assumir um papel ativo no futuro da cidade

O Dia Nacional da Juventude, assinalado esta sexta-feira, fica marcado pela apresentação da exposição “Famalicão Bricks Lab”, na Casa da Juventude de Famalicão.

A iniciativa integra a estratégia “Smart Youth Work” e tem como objetivo incentivar os jovens a assumir um papel ativo na construção do futuro da cidade.

Durante a visita, os participantes podem explorar uma cidade desenvolvida com peças de construção e participar num jogo que estimula o pensamento criativo, a resolução de problemas e o trabalho em equipa.

Deixe um comentário

Famalicão: Oliveirense volta a empatar, mas continua em segundo lugar

A AD Oliveirense, uma das equipas que mais empate tem (11) na pró nacional da AF Braga voltou a dividir pontos. Na jornada (28) deste fim de semana, a equipa de Oliveira Santa Maria empatou, sem golos, na visita ao Prado. No entanto, mantém o segundo lugar, com 53 pontos, a dez do líder, o Celoricense. Ainda nesta jornada, o Ninense também empatou, 1-1, em casa do Santa Maria e é décimo quinto, com 31 pontos. O Ribeirão, sem qualquer ponto, foi goleado (5-0) na visita ao Cabreiros. Próxima jornada: Oliveirense-Marinhas, Ninense-Forjães e Ribeirão-Santa Maria.

Na divisão de honra, série B, o Bairro venceu, 1-2, em casa do Ronfe e subiu ao décimo lugar, com 34 pontos. Ainda nesta jornada, a 25.ª, o Lousado venceu, com igual resultado, o Antime, mas continua em penúltimo lugar, com 10 pontos. Próxima jornada: Bairro-São Paio e Santa Eulália-Lousado.

A jornada 21 da séria A da 1.ª divisão permitiu que o Operário alargasse a vantagem sobre o segundo classificado, agora o Fradelos, com 37 pontos. A equipa de Mões venceu o S. Cosme, por 0-2, e passa a somar 43 pontos, contra os 35 da equipa visitada que desceu ao terceiro lugar. Outros resultados: Mouquim, 3-Estrelas de Faro, 1; Ruivanense, 3-Carreira, 2; Fradelos, 3-Ceramistas, 0; Delães, 2-Louro, 0; São Veríssimo, 1-Calendário, 1. Próxima jornada: Estrelas de Faro-S. Cosme, Calendário-Fradelos, Ceramistas-Delães, Operário-Ruivanense, Louro-Gondifelos.

Famalicão: Gerações aprova, por unanimidade, relatório e conta de gerência

Em Assembleia Geral realizada no dia 24 de março, a Gerações aprovou, por unanimidade, o relatório de atividades e contas do ano passado.

A presidente da direção, Ana Rita Barroso, deu conta de que a associação iniciou o ano letivo passado com a sua capacidade quase esgotada, num total de 352 utentes, e fez a descrição dos principais momentos que a instituição protagonizou em 2024, com destaque para as comemorações dos 25 anos, a participação nas celebrações do 25 de Abril, a cooperação com outras instituições, designadamente com a Associação “Dar-as-Mãos”, a celebração do “Dia das Famílias”, o “Hoje há histórias na Cidade” e o protocolo com a CESPU que chega a muitos seniores e que alarga a sua influência, com o “Clube Sénior+Proximidade”.

Agradeceu, também, «o carinho, a colaboração, a dedicação, o apoio e a amizade das educadoras e das colaboradoras» das várias respostas sociais.

Famalicão: Via Sacra em Oliveira de Santa Maria

Na noite do dia 12 de abril, a partir das 19 horas, no final da eucaristia, o Agrupamento de Escuteiros de Oliveira Santa Maria realiza a Via Sacra, «uma das nossas tradições anuais mais queridas. Muito do nosso esforço, tempo, dedicação e coração é posto ao serviço deste nosso momento de fé e reflexão».

Os escuteiros lançam o desafio à comunidade para que compareça porque, como frisam, «tudo é melhor quando partilhado».

Famalicão: Via Sacra ao vivo em São Miguel o Anjo

A exemplo do ano passado, a comunidade paroquial de Calendário vai encenar, no dia 13 de abril, às 21 horas, a “Via Sacra” ao vivo.

No evento, que decorrerá na escadaria da igreja de São Miguel o Anjo, participam algumas dezenas de figurantes dos vários movimentos paroquiais, na sua maioria jovens.

No recinto do cruzeiro estarão mais de duas centenas de cadeiras para acolher as pessoas que queiram assistir, com vista privilegiada para esta encenação. A entrada é livre.

Famalicão: Famílias de Acolhimento ajudam Agrupamento de Escolas de Joane em programa Erasmus+

O Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, em Joane, recebeu alunos estrangeiros em Famílias de Acolhimento (famílias de alunos do AEPBS) no âmbito do projeto Erasmus+ KA1. Entre os dias 17 e 23 de março, o agrupamento acolheu estudantes italianos para uma semana de atividades centradas no Conhecimento e na Inclusão, nas Línguas e na Literacia Digital, na Cidadania Europeia e no Meio Ambiente.

O agrupamento agradece a todos os que estiveram envolvidos nesta ação, incluindo as famílias de acolhimento, pelo seu contributo ativo no fortalecimento da dimensão europeia do ensino e da aprendizagem. «A participação de todos ajudou a promover os valores da inclusão, diversidade, solidariedade e tolerância. Com isso, estamos a contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos nossos alunos, enquanto proporcionamos um intercâmbio real de conhecimentos e experiências», escrevem os responsáveis do agrupamento.

Famalicão: PCP traz Carlos Carvalhas à Biblioteca para falar dos “17 da TMG”

A Organização Regional de Braga do PCP prossegue com a iniciativa, Roteiro do Livro Insubmisso. Desta vez é a 12 de abril, às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Famalicão, com a reedição do título “O caso dos 17 da Têxtil Manuel Gonçalves”, pela editora Página a Página.

O orador escolhido é Carlos Carvalhas, Secretário de Estado do Trabalho no período e autor do prefácio do livro; Manuela Vasconcelos, uma das operárias despedidas no decorrer do caso dos 17; Francisco Vieira, presidente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás os Montes e Sílvio Sousa da Direção da Organização Regional de Braga do PCP.

Segundo o PCP, esta iniciativa «é uma importante contribuição para a verdade histórica e é também uma justa homenagem à luta dos dezassete trabalhadores, com a devida vénia às suas famílias que viveram este sofrido processo. Esta é também uma homenagem a todas as trabalhadoras e trabalhadores do setor têxtil do Vale do Ave e às suas organizações sindicais e comissões de trabalhadores».

Esta iniciativa é pública e aberta a todos os famalicenses e não só.