
Com o arranque das obras na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado previsto para o início do segundo período do ano letivo, a Câmara Municipal de Famalicão deu início à empreitada para as instalações provisórias que vão acolher alunos, professores e funcionários da escola da vila de Joane durante o período da intervenção.
As instalações temporárias vão ficar situadas na Avenida dos Laborins, perto do recinto da Feira Semanal de Joane, num terreno alugado pela autarquia para o efeito. Os trabalhos onde serão instalados os módulos pré-fabricados estão a cargo da empresa José Moreira Fernandes & Filhos e representam um investimento municipal que ronda os 362 mil euros. Implica trabalhos de movimentação de terras, de construção civil para sustentação dos monoblocos, infraestruturas elétricas, redes de abastecimento de água, águas pluviais e saneamento.
Recorde-se que a tão aguardada requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, implicará um investimento total (obra e apetrechamento) a rondar os 20 milhões de euros, com parte deste valor a ser comparticipado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). De acordo com o projeto de execução, para além da intervenção nos edifícios existentes e da construção de novos espaços, está também prevista a remodelação dos arruamentos de acesso ao recinto escolar.
A autarquia assegura a aquisição e instalação dos módulos pré-fabricados que albergarão as diversas valências da escola, num investimento municipal de 1.4 milhões de euros.
Parte desta construção modular – 16 espaços constituídos por 44 módulos, para 14 salas de aula e casas de banho – será instalada na EB 2.3 Bernardino Machado, para onde serão transferidos todos os alunos até ao 9.º ano. A outra parte – 92 espaços constituídos por 285 módulos, com o objetivo de instalar salas de aula, serviços administrativos e de apoio, casas de banho e zonas técnicas – será instalada no terreno alugado pela autarquia.