Famalicão: Caso vençam na última jornada, sub-23 serão campeões da Liga Revelação

No dia 29 de abril, às 15 horas, o FC Famalicão recebe o Torreense e, caso vença, sagra-se campeão da Liga Revelação. Só este resultado interessa. A decisão final do campeonato dos sub-23 está, por isso, guardada para Famalicão.

E é assim porque, esta terça-feira, na penúltima jornada, os famalicenses venceram, 0-1, o Estoril, com um golo de Gustavo Barros, na segunda parte, e beneficiaram da derrota do Torreense (1-2), com o Benfica. Deste modo, as equipas estão separadas por três pontos e, na última jornada, só em caso de vitória a equipa de Rui Tomé fica com o título. A equipa de Torres Vedras soma 29 pontos e os famalicenses 26.

Deixe um comentário

Alerta: Jovem de 14 anos está desaparecida em Joane

Lia Fernandes, uma jovem de 14 anos, está desaparecida desde a tarde desta terça-feira, em Joane. Foi vista pela última vez por volta das 16h00, momento em que terá saído da escola.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar junto da família, a jovem estaria com uma camisola de cor verde escura, umas calças de fato de treino pretas e umas sapatilhas All Star pretas de sola alta. Mede cerca de 1,60 e tem cabelo castanho, pelos ombros.

Caso a veja ou tenha alguma informação entregue em contacto através do 914 275 790.

Famalicão: Hélder Costa é o novo presidente da Associação Comercial e Industrial

A lista B, liderada por Hélder Costa, venceu as eleições para a Associação Comercial e Industrial de Famalicão. O ato eleitoral decorreu na tarde desta terça-feira, com a lista B a arrecadar 191 votos e a A, de Carlos Correia, com 88.

Ana Maria Silva, da empresa Egosport, será a nova presidente da Assembleia Geral, e Cristina Correia, da Churrascaria Lafões, liderará o Conselho Fiscal. Deste modo, Hélder Costa (Filboat) sucede a Xavier Ferreira, no cargo desde 2015.

O novo presidente, quando anunciou a sua candidatura, disse ser portador de uma proposta mobilizadora para «empreender a mudança» no comércio, na indústria e nos serviços. Assentava a sua candidatura em três eixos: “Inovar + Digitalizar + Impulsionar” que, segundo Hélder Costa, se traduzem em 10 medidas consideradas «decisivas» para o futuro da Associação. Entre elas, a valorização dos empresários locais, a modernização dos serviços da associação e o impulso ao desenvolvimento económico sustentável de Famalicão. «Queremos dar à ACIF a dimensão que a mesma é merecedora no panorama empresarial do concelho».

Famalicão: AD Oliveirense garante continuidade de Bernardino Névoa

A Associação Desportiva Oliveirense acaba de anunciar que o treinador Bernardino Névoa vai continuar nos comandos da equipa na próxima época.

O jovem treinador chegou a Oliveira Santa Maria no verão passado. Licenciado em Educação Física e Desporto, mestre em Treino Desportivo e jogos desportivos colectivos, Bernardino Névoa conta no currículo passagens pelo Pevidém SC, União Torcatense e um título de campeão pelo GD São Cristóvão na 1°divisão, série C, da AF Braga, na época 23-24.

A três jornada do final da pró nacional da AF Braga, a AD Oliveirense ocupa a terceira posição, com 56 pontos, a dois do segundo, o Maria da Fonte. O líder, Celoricense, soma 69 pontos.

Famalicão: Campeonato de Portugal de TT regressa ao Norte e Tiago Reis vai lá estar

A partir de sexta-feira, Tiago Reis e Paulo Fiúza vão andar pela região transmontana dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Valpaços e Murça. Trata-se da Baja TT Norte de Portugal, a terceira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) que decorre até domingo.

O piloto famalicense promete dar o seu melhor, somar pontos, «mas também preparar o começo e a estreia no Europeu de Bajas, que começa no mês de maio».

A TT Norte tem a partida e toda a estrutura em Valpaços, onde na sexta-feira, 25 de abril, se realiza o Prólogo, com quase 9km. No sábado, Tiago Reis tem pela frente dois Setores Seletivos, com cerca de 250km cronometrados. O último Setor Seletivo realiza-se no domingo, com 82km em trilhos das terras transmontanas. «É sempre difícil prever o que pode ser a prova, pelas dificuldades habituais e pelo percurso que exige muita navegação. Vamos dar o nosso melhor e continuar a tentar dar luta aos nossos adversários» promete o piloto que acredita que «temos conseguido tirar bom partido das qualidades do TAURUS T3 MAX e as duas provas anteriores são bom exemplo da competitividade do carro».

Famalicão: Artur Sá da Costa apresenta livro

“Memórias de Uma Revolução Popular” é o título da última obra de Artur Sá da Costa. Será apresentada na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, às 16 horas, nos Paços do Concelho.

O livro recolhe os testemunhos de cinquenta personalidades envolvidas no processo revolucionário de Abril e no 1.º de Maio de 1974, em Vila Nova de Famalicão.

Nesta obra, Artur Sá da Costa vai ao encontro dos que fizeram parte da Revolução em território famalicense, captando-lhes as emoções, reações, atitudes e comportamentos, individualmente e em grupo, nos espaços que habitavam, conviviam e trabalhavam.

O autor nasceu a 20 de novembro de 1944, em Vila Nova de Famalicão, e licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, tornando-se, mais tarde, Delegado do Ministério Público nas comarcas de Famalicão e de Cabeceiras de Basto. Foi, durante 23 anos, diretor do departamento de Cultura da Câmara Municipal de Famalicão, tendo-se destacado, também, como ativista político contra o regime fascista e na consolidação da democracia em Famalicão.

Esta publicação coincide com o 51.º aniversário do 25 de Abril, que decorrem em Famalicão de 24 a 26 de abril e toda a programação pode ser consultada em www.famalicao.pt.

Famalicão está a desenvolver um plano de ação para a Cultura

O Município de Vila Nova de Famalicão está a criar um Plano de Ação para a Cultura que vai vigorar até 2030.

Depois do diagnóstico, que decorre desde o mês de março, a instituições, técnicos, artistas e população, resultará o mapeamento do estado atual do setor cultural e criativo. Estarão identificados os principais problemas, necessidades e oportunidades deste setor no concelho de Famalicão.

Uma vez elaborado o documento, o mesmo servirá de “bússola” para as políticas municipais, mostrando objetivos, estratégias e metas a atingir até ao final da década.

Segundo o vereador da Cultura, «a elaboração deste documento vai permitir-nos obter informação valiosa sobre o estado da cultura no nosso território e é mais uma ferramenta de trabalho que temos ao nosso dispor», refere Pedro Oliveira.

Este trabalho foi dado a conhecer ao Conselho Municipal da Cultura no passado dia 14 de abril, num encontro que decorreu na Casa das Artes e que ficou também marcado pela realização de uma sessão de auscultação técnica, dirigida aos membros deste órgão.