Famalicão: CITEVE mostra os resultados da bioeconomia na ITV

Na passada quarta-feira, o Citeve abriu portas para mostrar os resultados da bioeconomia no setor têxtil. O “be@t day” reuniu mais de 300 pessoas que tomaram conhecimento de dois anos do projeto, com realce para o desenvolvimento de matérias-primas sustentáveis, a evolução tecnológica e a conceção de novas tecnologias. A recetividade do público e dos parceiros do consórcio para a inovação e sustentabilidade foi evidente. «Estamos a alargar as fronteiras do setor», considerou, na abertura, Braz Costa. O diretor-geral do CITEVE realçou, também, o impacto do projeto be@t na ITV ao impulsionar «novas áreas como a circularidade, reciclagem e a criação de novos produtos sustentáveis».

No lotado auditório do CITEVE decorreu a apresentação dos resultados das várias iniciativas do projeto, sessão moderada pela coordenadora Carla Silva, e pela influenciadora Joana Barrios. Foi, também, feito o balanço do be@t e perspetivou-se o futuro do projeto e das atividades de investigação pela sustentabilidade do setor têxtil e vestuário.

Depois, durante a tarde, os participantes conheceram os demonstradores do projeto alojados nas várias unidades-piloto do CITEVE e CeNTI, conferindo os desenvolvimentos alcançados até ao momento e os processos sustentáveis usados na sua elaboração.

As visitas guiadas e as explicações de mais de duas dezenas de investigadores permitiram compreender as inovações em curso, como a reciclagem mecânica, fibras naturais e alternativas, acabamentos renováveis, soluções de ecodesign, biocompósitos de base têxtil e fibras de celulose regenerada. «Estas demonstrações ao vivo são fundamentais, pois proporcionam uma visão prática das conquistas do projeto», explicou Carla Silva.

Moderadas por Joana Barrios e Paulo Gomes, as Tertúlias no Parque abordaram temas essenciais como Sustentabilidade na Moda e o Consumidor, Ecodesign, Da Natureza para as Pessoas, e Passaporte Digital do Produto. Estes diálogos decorreram no verde palco do Parque da Devesa (junto ao CITEVE).

Neste dia de apresentações, visitas e discussões, o “be@t” «demonstrou o impacto que está a ter na bioeconomia do têxtil e vestuário em Portugal», mas são esperados mais desenvolvimentos à medida que o projeto avança. Como deu conta Braz Costa, «estamos muito satisfeitos, mas não saciados, com os resultados de dois anos de be@t e com a resposta que a comunidade têxtil deu a este desafio».

O be@t – bioeconomia no têxtil e vestuário representa um investimento global de 138 milhões de euros, cofinanciados pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU. Sob o mote “Da natureza, de forma circular e sustentável, para as pessoas”, o projeto tem 56 parceiros e visa a obtenção de matérias-primas alternativas às de origem fóssil, a implementação da circularidade no setor, a aposta na sustentabilidade transparente e rastreável e a intervenção na sociedade para levar à alteração dos hábitos de consumo.

Deixe um comentário

Famalicão: Equipa de resgate do CROA salva animal após queda de 3 metros

No último fim de semana, a equipa de resgate do CROA – Centro de Recolha Animal de Famalicão salvou, em Arnoso Santa Maria, um cão após ter caído de uma altura de 3 metros e ficado suspenso num silvado com mais de 10 metros, cuja queda seria fatal para o animal.

O acidente aconteceu na sequência de um passeio, nas proximidades da casa do tutor.

A equipa do CROA precisou de 40 minutos para o resgate e conseguiu entregar o cão em segurança e sem qualquer ferimento.

Tudo aconteceu

Famalicão: Casa da Memória Viva vende serigrafia alusiva ao “Verão Quente”

No âmbito dos 50 anos dos acontecimentos registados no verão de 1975, em Famalicão, a Casa da Memória Viva coloca à venda, esta sexta-feira, uma serigrafia alusiva a esse “Verão Quente”, da autoria do artista plástico e cenógrafo Acácio de Carvalho.

Tem por base uma das 50 fotografias que o fotojornalista António Pereira de Sousa inaugura no Museu Bernardino Machado, precisamente, na sexta-feira.

Na serigrafia sobressai, simbolicamente, o desenho de um cravo, ícone gráfico do 25 de Abril, que surge sujeito a uma tensão policromática de forças com sentido contraditório. Ao alto, a inscrição “1975”, sobre um fundo fotográfico em que aparecem retratados a torre do edifício da Fundação Cupertino de Miranda e o antigo posto da PVT, no topo Sul da Pr. D. Maria II. Impressa em papel de 300 gramas, no tamanho 50×70 cm, apresenta uma mancha de impressão de 34×50 cm. Será comercializada por 75 euros.

A serigrafia pode ser adquirida nesta sexta-feira, às 17 horas, na inauguração da exposição fotográfica “Agosto de 1975 – Famalicão no Mapa da Revolução”, no Museu Bernardino Machado, e na sede da associação, na Rua S. João de Deus (edifício da loja dos 2 CTT), durante os três próximos sábados de manhã. Será ainda comercializada no dia 26 de abril, na Conferência “Famalicão Cidade Aberta”, que terá lugar na Fundação Cupertino de Miranda.

O presidente da Casa da Memória Viva realça que Acácio de Carvalho concebeu esta serigrafia ‘pro bono’, a pedido da CMV, cuja direção entendeu «dar uma dimensão artística à evocação do ‘Verão Quente’ famalicense e ensaiar um exercício de memória coletiva a pensar nas novas gerações». Carlos de Sousa refere que tem também o propósito de «ampliar as fontes de financiamento» das iniciativas programadas para assinalar a passagem dos 50 anos dos acontecimentos que, na primeira semana de agosto de 1975, transfiguraram a então vila de Famalicão.

Famalicão: Venda de bilhetes e transporte para a deslocação a Arouca

No próximo sábado, às 18 horas, o FC Famalicão joga em Arouca e os bilhetes para o encontro já se encontram à venda na Loja Oficial, sob as seguintes condições: bilhete – 10 euros (venda até às 12 horas de sábado); bilhete e transporte – 15 euros (sócios do FC Famalicão) e 20 euros (não sócios). A marcação deve ser feita até às 12 horas de sexta-feira.

O FC Famalicão, depois da goleada, 4-1, à AFS, subiu ao oitavo lugar, com 37 pontos, enquanto que o Arouca, que perdeu em Braga, por 2-1, é décimo segundo, com 29 pontos.

Famalicão: Dois famalicenses no Inter-Seleções sub-15

A Cidade do Futebol vai receber mais uma edição do Torneio Inter-Seleções sub-15, uma prova interna de observação dezenas de talentos ao longo de três dias de treinos e jogos.

João Santos, treinador nacional responsável pelos sub-15, chamou 64 atletas para este momento de preparação, que decorre entre 4 e 6 de abril. Nos escolhidos estão Guilherme Maia, do FC Famalicão, e Gonçalo Santos, famalicense que representa o FC Porto.

Famalicão: Cavaquinhos do Liberdade ouvem-se na capital das Camélias

No passado domingo, dia 23 de março, o Grupo de Cavaquinhos do Liberdade Futebol Clube passou por Celorico de Basto para participar Encontro Nacional de Cavaquinhos, organizado pelo Grupo de Cavaquinhos da Escola Profissional Agrícola Engenheiro Silva Nunes.

Neste encontro, também participaram a Associação Andorinha Astuta (também de Celorico de Basto), dois grupos de Lousada – Grupo de Cavaquinhos de Nevogilde e Cavaquinhos de Caíde de Rei. O sexto interveniente foi o Grupo de Cavaquinhos de Braga.

O grupo famalicense refere que foi uma tarde bem passada e animada ao som e ritmo dos cavaquinhos, «numa acolhedora tenda e num palco bem instalado na airosa e embelezada Quinta do Prado», desejando que um evento do género possa acontecer por Terras Camilianas.

Famalicão: Abertas inscrições para o passeio da Junta de Vermoim

A Junta de Freguesia de Vermoim tem abertas as inscrições, até 31 de maio, para mais uma edição do passeio anual, que se realiza a 8 de junho. Terá como destino Mondim de Basto, com paragem na Senhora da Graça. O almoço, com oferta de porco no espeto, decorre no Parque de Merendas de Sobreira.

As inscrições podem ser feitas na sede da Junta de Freguesia.