Famalicão: Como usar corretamente o 112

A Academia Sénior de Nine realiza, a 25 de julho, uma ação de sensibilização de informação sobre como utilizar, da melhor forma, o 112.

Esta ação, que é promovida em parceria com o Instituto de Emergência Médica, delegação do Norte, decorre a partir das 14 horas, na sede da Junta de Freguesia de Nine.

O 112 é o número de telefone de emergência único europeu, disponível em toda a UE, a título gratuito.

Pode ligar para o 112 em qualquer emergência que necessite de uma ambulância, de bombeiros ou da polícia, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos.

Sempre que ligar este número deve facultar toda a informação que lhe for solicitada, para permitir um rápido e eficaz socorro às vítimas: o tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.); o número de telefone do qual está a ligar; a localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência; o número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro; as queixas principais e as alterações que observa; a existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc.

Deixe um comentário

Famalicão: Carros furtados durante a madrugada em Pousada de Saramagos (N206)

Pelo menos duas viaturas foram furtadas, na freguesia de Pousada de Saramagos, durante a última madrugada.

Ao que a Cidade Hoje apurou, os larápios terão atuado no estacionamento em frente ao centro de lavagens, na N206. Para aceder às ao interior das viaturas, partiram um dos vidros. Foram levados alguns pertences pessoais.

A situação foi comunicada às autoridades.

 

Famalicão: Encontro do Gira-Vólei adiado para 20 de maio

O Encontro Regional de Braga do Gira-Vólei, agendado para este sábado, no Parque da Devesa, foi adiado para o dia 20 de maio, devido às más condições climatéricas previstas.

O Gira-Vólei é uma forma divertida e simples de iniciação à modalidade do voleibol. Neste torneio, reagendado para o dia 20 de maio, serão apuradas as equipas que vão participar na fase nacional do torneio, que acontece nos dias 31 de maio e 1 de junho, na Guarda.

 

Famalicão: Câmara Municipal constrói nova rotunda na VIM

Ao final da tarde da próxima segunda-feira, pelas 17 horas, será assinado o auto de consignação para a construção de uma nova rotunda na Via Intermunicipal de ligação a Mogege.

A obra tem um prazo de execução de 120 dias e implica um investimento municipal de mais de 600 mil euros.

A nova rotunda será implantada no cruzamento existente na VIM, com saídas para Monte Alvar e para a Igreja de Mogege. Será construída na interseção da Avenida de São Medard D’Eyrans, VIM e Avenida da Restauração, na freguesia de Mogege.

Foto arquivo

Famalicão: «Somos um clube corajoso»

O FC Famalicão é o terceiro clube da I Liga que mais jogadores utilizou – 7 – com idade igual ou inferior a 20 anos. Estes números constam do mais recente estudo do Barómetro e Observatório da Liga Portugal Betclic, que analisou dados relativos à utilização de jogadores sub-20 na temporada 2024/25 na Liga Portuguesa e nos principais campeonatos do futebol europeu (Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha e França).

Sobre este ranking e a aposta em novos talentos, o treinador do Famalicão fala na coragem que é precisa «para abrir as portas aos mais jovens. É preciso acreditar no talento num tempo em que, muitas vezes, nos protegemos… para não correr riscos, para alcançar objetivos quantitativos – que também queremos -, mas sem medo do talento e da juventude. Obviamente que nos deixa felizes saber que somos um clube corajoso».

Palavras proferidas ao início da manhã desta sexta-feira, na antevisão ao jogo com o Santa Clara. Hugo Oliveira considera, ainda, que a aposta em jovens «faz parte do ADN do clube, daquilo que é o projeto e o desenvolvimento. Obviamente, quando temos talento temos de abrir portas. Seja ao que cresce dentro de portas, quer ao que está fora e possamos estar atentos para o encontrar e desenvolver». No entanto, avisa que o fator idade «nunca será preponderante para jogar. O importante é o potencial e a qualidade».

O treinador do Famalicão reforça uma ideia muitas vezes repetida pelo presidente da SAD, Miguel Ribeiro. «Desenvolver jogadores faz parte do projeto do clube. Sempre foi assim e vai continuar a ser. É importante que se encaixe no puzzle o projeto do clube, o treinador, a exigência e o talento, mas há muito para se desenvolver» porque, reitera, «temos que continuar a aprender e o processo é de desenvolvimento. Só assim o futuro será melhor».

Ainda sobre o estudo, Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Pedro Bondo, Yassir Zabiri, Ibrahima Ba, Otso Liimatta e Leonardo Oliveira são os responsáveis por colocar o emblema famalicense num patamar de relevo no que toca à valorização de jovens talentos. Só o Sporting e Braga superam o emblema famalicense na utilização de jogadores dentro daquela faixa etária. Individualmente, é destaca a preponderância de Gustavo Sá. O médio criativo faz parte do top 10 de jogadores sub-20 com mais assistências nos principais campeonatos do futebol europeu, tendo servido os colegas de equipa em seis ocasiões.

Famalicão: Torneio de futebol 7 no Louro

Até 15 de junho, o Grupo Desportivo do Louro aceita inscrições para o Torneio 24 Horas de futebol de 7. É permitida a participação de 20 elementos por cada equipa, com o valor de inscrição, por cada pessoa, de 10 euros. O torneio começa às 22 horas do dia 4 de julho e termina, à mesma hora, no dia seguinte.

As inscrições devem ser feitas nas instalações do clube.

Famalicão: AD Valongo confirma Raul Meca

A Associação Desportiva de Valongo confirmou, esta manhã, o regresso a casa de Raul Meca. O treinador, que serviu com sucesso o Riba d´Ave nas últimas cinco épocas, regressa ao clube onde nasceu, como jogador, para o hóquei em patins.

Meca, que também foi atleta do Riba d´Ave, assumiu a condição de treinador na época 2020/2021 e desde, então, gravou o seu nome na história do clube, com uma subida à 1.ª divisão e quatro épocas consecutivas entre os melhores emblemas nacionais. Há, também, a participação no play-off de apuramento de campeão nacional, na época passada, e a inédita participação nas competições europeias onde o clube, por exemplo, jogou uma fase de apuramento da Champions e uma final four da Taça WSE Cup.

Na mensagem de despedida do Riba d´Ave, Raul Meca escreveu que fez tudo o que podia e que sabia. «Entreguei-me a 100% e não deixei nada por fazer ou dizer. Sinto que realizei todos os meus objetivos no Riba, e que fizemos sonhar… e realizamos sonhos. Sinto que não ficou nada por fazer».