Famalicão: Dia da Europa com muita juventude e ao som do Hino à Alegria

Vila Nova de Famalicão, Região Empreendedora Europeia ao longo deste ano, assinalou, na manhã desta quinta-feira, o Dia da Europa, com o hastear da bandeira europeia nos Paços do Concelho. O momento, acompanhado pelo executivo municipal e pelo presidente da Assembleia Municipal, João Nascimento, decorreu ao som do “Hino à Alegria” que foi interpretado pela Orquestra de Sopros da ArtEduca.

De seguida, o executivo municipal inaugurou a exposição itinerante “Expressa-te pela Europa”, patente nos Paços do Concelho, onde podem ser lidas mensagens, desejos e votos sobre a União Europeia redigidos pelos Clubes Europeus das escolas do concelho.

A Europa e os programas europeus são tema de discussão no encontro “EUI & URBACT Infosessions”, que a Direção-Geral do Território (DGT) está a promover em Famalicão. Esta quarta-feira decorreram visitas guiadas a boas práticas inovadoras no centro urbano da cidade, sob o mote do desenvolvimento urbano sustentável. Hoje, na Casa das Artes, decorrem duas sessões informativas: a EUI Infosession – 3.º Concurso Ações inovadoras (manhã) e a URBACT Infosession – Concurso de Boas Práticas (tarde).

Ao longo da semana, o município famalicense, através da Casa da Juventude, tem, também, atividades educativas e culturais para os mais jovens sobre a União Europeia e os seus valores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Active Running com vitórias no Lap 50 Ultra Trail

A A.D. Active Running participou, este domingo, na Lap 50 Ultra Trail Rotary Famalicão, com os vários atletas a correrem os 12, 21 e 50 km.

Na distância mais curta, conseguiu o terceiro lugar coletivo. Individualmente, realce para a vitória, em F40, de Marlene Azevedo, enquanto que Francisco Morais foi segundo em M40. Jorge Pereira foi terceiro em seniores e Joaquim Oliveira conseguiu igual resultado em M55.

Nos 50Km, Vítor Carneiro foi terceiro em M45. Marcelo Costa e Paulo Rebelo também marcaram presença nesta prova, nos 50 e 22 km, respetivamente.

Famalicão: José António Ramos é vice-campeão nacional sub-12

No Campeonato Nacional de Jovens na vertente semirrápidas, para os escalões sub-08, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Câmara Municipal da Mealhada, a delegação do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis foi chefiada pelo Coordenador do CX A2D, Mário Oliveira, e fez-se representar por 19 atletas, o que constituiu um recorde de participação numa competição nacional de jovens.

Na prova disputada no passado sábado, o CX A2D viu José António Ramos sagrar-se vice-campeão absoluto sub-12 ao alcançar 7 pontos em 8 jogos. No escalão sub-18, João Afonso lutou por um lugar no pódio absoluto até à penúltima sessão, mas não sendo feliz, ainda alcançou o 8.º lugar com 5 pontos em 8 possíveis.

Os resultados obtidos deram continuidade à aposta sistemática nos jovens que vêm obtendo bons resultados a médio e longo prazo, como estas competições o comprovam.

Famalicão: Daniela e Mafalda vencem prova de águas abertas

No passado sábado, em Porto Santo, Daniela Lopes conquistou o primeiro lugar absoluto dos 2500 metros de água abertas, competição integrada no décimo sétimo circuito Nacional da Federação Portuguesa de Natação. A nadadora do GD Natação também venceu o seu escalão AA18/19, com um tempo de 30:37,2. Mafalda Mesquita ficou em segundo lugar absoluto e venceu o seu escalão AA16/17, completando a prova em 32:50,0.

Já este domingo, as atletas voltaram a competir, desta vez na prova dos 5000 metros, mantendo o excelente desempenho. Daniela repetiu o feito do dia anterior, finalizando a prova em 1h10:36, enquanto que Mafalda concluiu a prova em 1h17:11, no segundo lugar absoluto e primeiro no seu escalão.

Famalicão: Alunos da S. Sancho cumprem estágios na Grécia

No passado sábado, dez alunos finalistas dos cursos profissionais da Secundária D. Sancho I , partiram para a Grécia onde terão lugar os seus estágios curriculares, com a duração de seis semanas, apoiados pelo Erasmus+. Os alunos, que estarão em Salónica, vão aplicar as suas competências técnicas em ambientes e equipas multinacionais, aprendendo também novos conhecimentos e metodologias de trabalho.

Para além da atividade de cariz profissional, aproveitarão os tempos livres para conhecerem outras realidades sociais e culturais. “Dar Mundo” aos seus jovens alunos «é o objetivo do AE D. Sancho I, que tem conseguido obter o fundamental apoio do Programa Comunitário Erasmus+», sublinha a direção da escola.

Famalicão: Colheita de sangue em Joane

No dia 26 de maio, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita na Escola Padre Benjamim Salgado, de Joane, com o apoio da paróquia e do Agrupamento de Escuteiros nº 184 e Centro Social desta localidade.

A colheita, aberta à população em geral, será realizada entre as 09h00 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: EARO vence Milha Cidade Esposende nos escalões de formação e absolutos

Este domingo, a Escola Atletismo Rosa Oliveira participou na Milha Urbana Cidade Esposende, vencendo nos escalões de formação e absolutos entre dezenas de equipas presentes.

Individualmente, em benjamins B, Luís Neto foi terceiro e Margarida Barbosa segunda. Tomás Ramos venceu em infantis, enquanto que em iniciados, o primeiro lugar foi para Leonor Gonçalves e Rafaela Araújo foi terceira.

Ana Pereira venceu em juvenis, seguida Maria Machado e Inês Almeida, no segundo e terceiro lugares. Nova vitória em juvenis, para Gonçalo Rodrigues, enquanto que Tomás Campos foi terceiro. Em juniores, Maria Baltar foi terceira.

Em veteranas F40, Anabela terminou e Rui Ramos foram segundos e, em F50, Rosa Oliveira foi a vencedora.

No que respeita às qualificações a nível coletivo, nos escalões de formação, de benjamins a juvenis, a EARO venceu com 255 pontos, 2º F.C. Vizela com 176 pontos, 3º Liberdade FC, com 155 pontos.

Em absoluto, juniores, seniores e veteranos, a EARO também venceu, com 174 pontos, 2º Feirense com 103 pontos e 3º Vila Punhe 90 pontos.

Para estes desempenhos coletivos outros atletas da Escola Rosa Oliveira deram o seu contributo.