Famalicão: Didáxis em quarto lugar no nacional de xadrez

O Clube de Xadrez A2D (Didáxis) conquistou o quarto lugar, o melhor de sempre, no 34.º Campeonato Nacional Semirrápidas por Equipas, que decorreu no dia 27 de janeiro, na Marinha Grande. Na verdade, terminou em 3.º lugar ex-aqueo, mas por critérios de desempate ficou em 4.º lugar absoluto. Um bom registo quando passam vinte anos que o clube foi formado.

Partiu para este campeonato como 17.º cabeça de série, o que diz bem da sua performance, e acabou com 23 pontos em 27 possíveis, fruto de 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

Sendo uma equipa constituída apenas por atletas portugueses, o jovem clube famalicense ainda mantém o seu ADN como clube de formação da Federação Portuguesa de Xadrez desde a sua criação: 1.º tabuleiro – Mestre Nacional Ivo Dias; 2.º tabuleiro – Luís Romano; 3.º tabuleiro – Carlos Novais; 4.º tabuleiro – João Pedro Afonso e Mestre FIDE feminina Inês Silva.

O Clube de Xadrez A2D participou com 3 equipas, totalizando 15 atletas. A equipa B do CX A2D também brilhou ao alcançar o 31.º lugar (59.ª cabeça de série) com a mesma pontuação que a 28.ª classificada. Fizeram parte da equipa B Tiago Silva (1.º tabuleiro), José Pinto (2.º tabuleiro), Artur Lemos (3.º tabuleiro) e Duarte Abreu (4.º tabuleiro). A equipa C do CX A2D não foi feliz na derradeira sessão e alcançou o 106.º lugar (96.ª cabeça de série). Ainda assim a prestação individual de cada um dos atletas deu excelentes indicações para o futuro. Fizeram parte da equipa C Eduardo Viana (1.º tabuleiro), Carlos Daniel Sampaio (2.º tabuleiro), José Nuno Carvalho (3.º tabuleiro); José António Ramos e Francisco Pinto (4.º tabuleiro).

Este evento registou um recorde de participação ao contar com um total de 130 equipas e 740 jogadores presentes, dos quais 55 eram mestres titulados, provenientes de 43 países.

A equipa vencedora foi a A.XAT Montemor-o-Novo que conquistou o seu quarto título nacional, com o segundo lugar para o Estrelas de S. João de Brito e a equipa vimaranense Vitória SC a fechar o pódio absoluto.

No dia 2 de fevereiro, no Colégio do Ave, iniciar-se-á o calendário de Desporto Escolar com a realização do I Encontro Distrital Escolar – Série C e na tarde do dia 3 de fevereiro (15h00m), decorrerá a 2.ª sessão do CN Equipas da II e III Divisão e CD Equipas AXDB. A equipa A do CX A2D visitará o GD Dias Ferreira em Matosinhos (CN Equipas da II Divisão); a equipa B do CX A2D recebe a equipa maiata do Amanhã da Criança B no Complexo Desportivo de Vale S. Cosme (CN Equipas da III Divisão), e a equipa C deslocar-se-á a Braga para defrontar a equipa B da AX Cidade Curiosa (CD Equipas AXDB).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Associação Portuguesa de Busca e Salvamento saiu hoje de Famalicão para ajudar povo de Valência

Uma equipa de 10 elementos da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento, com centro logístico em Riba d’Ave, Famalicão, partiu esta manhã para Valência, em resposta ao pedido de apoio das autoridades espanholas após as fortes chuvas e inundações que têm afetado o país vizinho.

O grupo inclui dois cães de busca e três viaturas. Está preparado para atuar ao lado da Proteção Civil espanhola na localização de possíveis desaparecidos.

A missão está planeada para durar três dias, mas o período poderá ser alargado caso necessário, de acordo com as necessidades no terreno.

Nó da A7 em Fradelos fora do OE 2025: CDU acusa Governo e executivo local

Elementos da concelhia de Famalicão da CDU visitaram, recentemente, a freguesia de Fradelos, e destacaram a necessidade de um nó de ligação à A7, para que esta zona do concelho se possa desenvolver. Apesar do reconhecimento do Ministro das Infraestruturas sobre a importância deste acesso, a ausência de referência ao projeto no Orçamento de Estado sugere que a decisão poderá ficar adiada.

Em comunicado, a CDU acusa o executivo municipal PSD/CDS de “total falta de capacidade de reivindicação e planeamento, saindo uma vez mais diminuído o interesse do concelho”.

O Grupo Parlamentar do PCP compromete-se a questionar o Ministério sobre esta ligação, insistindo que uma requalificação da EM 506 não é suficiente para as necessidades locais.

Bombeiros de Famalicão rumam aos cemitérios neste 1 de novembro

Num gesto de homenagem a todos aqueles que serviram a corporação e que já não se encontram entre nós, os Bombeiros Voluntários de Famalicão rumaram esta sexta-feira a vários cemitérios do concelho.

“Mesmo não estando presentes fisicamente, estão sempre connosco nas memórias e no tanto que ajudaram a engrandecer a instituição”, lê-se numa publicação dos B.V. Famalicão no facebook, onde são partilhadas algumas fotografias da homenagem.

Esta é já uma tradição das corporações de bombeiros no Dia de Todos os Santos.

Imagem: B.V.Famalicão

B.V.Famalicenses cumprem tradição e homenageiam colegas já falecidos

Em pleno Dia de Todos os Santos, os Bombeiros Voluntários Famalicenses cumpriram a tradição de homenagear os seus colegas já falecidos.

Durante a manhã deste 1 de novembro, a família Guita rumou aos cemitérios onde se encontram sepultados os antigos companheiros de quartel.

A visita representa um gesto de reconhecimento e gratidão pela dedicação e coragem demonstrada por aqueles que serviram a comunidade.

Famalicão: Despiste em Fradelos faz dois feridos

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão e a Cruz Vermelha de Ribeirão foram acionados, na manhã desta sexta-feira, para um despiste de um motociclo, na freguesia de Fradelos, em Vila Nova de Famalicão.

Segundo informações do Comando Sub Regional do Ave, deste sinistro, ocorrido cerca das 08h45, na Rua 5 de Outubro, terão resultado dois feridos que foram assistidos no local pelos meios de socorro e encaminhados para o hospital de Famalicão.

A mesma fonte avança que as vítimas terão sofrido ferimentos ligeiros.

Famalicão: Há recolha de lixo neste feriado em todo o concelho

O serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos vai funcionar normalmente durante o feriado desta sexta-feira, 1 de novembro.
Sem alteração aos horários habituais de recolha, a empresa Blueotter, que opera em todo o território de Vila Nova de Famalicão, prestará o serviço sem alterações.