

Ana Rita Rego conquistou duas medalhas de prata no 11º Campeonato do Mundo de Health Qigong que se realizou de 21 a 27 de julho em Vancouver, no Canadá. Ao serviço da selecção nacional de Qigong da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD, a atleta famalicense da Escola Jing-She conquistou as medalhas nas provas de Wu Qin Xi e Yi Jin Jing, com notas de 8.59 e 8.67. Em competição nestas provas estiveram 22 e 17 atletas, respetivamente.
Com este resultado, Ana Rita Rego sente que cumpriu a sua missão e agradece ao treinador Alexandre Oliveira «o apoio incondicional», tal como às instituições que a apoiam e patrocinadores que acreditam no seu trabalho.
A atleta acrescenta, assim, mais duas medalhas mundiais ao seu currículo internacional, que conta agora com 3 ouros mundiais, 6 ouros europeus, 6 pratas e um bronze mundial, conquistados entre 2015 e 2025.
Ana Rita Rego é, assim, a atleta nacional mais medalhada de sempre no desporto Qigong.
Joaquim Mirra Ribeiro foi homenageado este fim de semana pela Junta de Freguesia de Castelões, no concelho de Vila Nova de Famalicão, pela sua notável contribuição para o desenvolvimento económico local e nacional. A distinção integrou as comemorações do Dia da Freguesia, marcadas por uma forte adesão popular e por uma mostra do dinamismo associativo e artesanal da região.
Na sessão solene, o presidente da Junta, Francisco Sá, afirmou que o empresário tem sido “figura central na consolidação de um legado empresarial que atravessa gerações e ultrapassa fronteiras”. O autarca referiu ainda que a empresa JMR, Lda, deixou uma marca relevante não só pelo volume de negócios, mas também pelo impacto no setor industrial nacional. Aos 82 anos, Joaquim Ribeiro continua próximo da atividade da empresa fundada pela sua família em 1932, atualmente com cerca de 80 colaboradores.
O vereador Augusto Lima, que presidiu à cerimónia, considerou a homenagem “mais do que justa e merecida” e lembrou que a empresa atingiu uma faturação de 30 milhões de euros em 2024.
Francisco Sá destacou ainda que Castelões recebeu, neste mandato, “o maior investimento de sempre” da Câmara Municipal, com melhorias nas áreas da educação, da rede viária e do ambiente. O autarca apontou também novos desafios para a freguesia, como o parque de lazer do Gorgulhão, um pavilhão multiusos e a requalificação de zonas emblemáticas.
A Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão emitiu um aviso à população para o aumento do risco de incêndio rural a partir de amanhã, terça-feira, devido ao agravamento das condições meteorológicas.
Face ao perigo de incêndio “Muito Elevado” ou “Máximo”, as autoridades apelam à máxima responsabilidade de todos os cidadãos e relembram que está proibido realizar queimas, acender fogueiras, utilizar grelhadores fora dos locais autorizados, fumar ou fazer lume em espaços rurais, bem como utilizar maquinaria que possa gerar faíscas.
Também é proibido lançar balões com mecha acesa ou foguetes e efetuar fumigações com recurso a calor em apiários.
A Proteção Civil reforça o apelo à vigilância e à prevenção: proteja-se, proteja os outros e a floresta.
O final de tarde desta segunda-feira fica marcado, em Joane, por um acidente de viação entre uma mota e um carro, na N206.
Ao que a Cidade Hoje apurou, o alerta foi dado por volta das 18h30, sendo que para o local foram acionados os B.V.Famalicenses.
A vítima, com ferimentos ligeiros, seguia na mota e foi transportada para o hospital de Famalicão.
A GNR tomou conta da ocorrência.
Na tarde desta segunda-feira, a colisão entre um carro e uma trotinete, na rotunda da Paz, em Antas, fez um ferido.
O alerta foi dado por volta das 16h50 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão que transportaram a vítima, com ferimentos ligeiros, para o Hospital de Famalicão.
Rui Faria apresentou oficialmente a sua candidatura à presidência da Junta de Freguesia da Lagoa. Na sessão, que decorreu no último sábado, 26 de julho, defendeu a conclusão do Parque de Merendas, a repavimentação das ruas em pior estado, a renovação do parque infantil e a requalificação do espaço desportivo ao lado da sede da Junta, incluindo a construção de balneários. O candidato anunciou, ainda, intervenções no cemitério, com novos arruamentos e columbários; mais apoio às associações locais, a expansão da rede pública de gás, a criação de uma infraestrutura desportiva descoberta e o incentivo ao investimento em habitação, com vista à atração e fixação de famílias na Lagoa.
«Juntos vamos garantir a todos mais e melhor futuro», afirmou Rui Faria, que teve o apoio do atual presidente da União de Freguesias de Avidos e Lagoa, António Gomes.
Mário Passos, candidato à Câmara, reiterou a importância da união em torno do projeto da coligação ‘Mais Ação. Mais Famalicão’, afirmando que «Famalicão será um verdadeiro território da felicidade». Recebeu também elogios de Rui Faria que classificou o trabalho da Câmara como «sério, dedicado, audaz, proativo, com visão clara para o concelho e uma entrega total às freguesias e às pessoas».
Acompanhado pelos mandatários da candidatura, Pedro Faria e Daniel Antunes, Rui Faria garante ter o apoio de «uma equipa ambiciosa, dedicada e profundamente enraizada na freguesia» para construir «uma Lagoa mais forte, mais coesa e com ‘Mais Futuro’».