Famalicão: Festa da Flor com três dias muito coloridos e animados

A Festa da Flor em Vila Nova de Famalicão realiza-se de 9 a 11 de maio, com exposições, oficinas, venda de flores, desfiles, música e gastronomia. Realce para a Batalha das Flores, na tarde do dia 11, e para o concerto de Carolina Deslandes na noite do dia anterior.

Um dos destaques é a exposição de ornamentações florais na Praça 9 de Abril, Rua de Santo António e Praça D. Maria II (topo norte). Na Praça D. Maria II estão as tradicionais tasquinhas regionais para satisfazer o apetite.

Neste período, a Praça D. Maria II será transformada na Praça da Flor, com 19 produtores e vendedores de flores; enquanto que a Alameda D. Maria II será um espaço de ofícios florais, com diversos artífices.

Na sexta-feira, dia 9, nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda decorrerá a arte de “En Plein Air”, com diversos convidados. Enquanto isso decorre, nas ruas da cidade, entre as 10 e as 12 horas, haverá animação com “Swing a song”. Na Praça D. Maria II, às 10h30, oficina de Cerâmica Artística, pela Fundação Castro Alves, para crianças do 1.º Ciclo; às 11h30, oficina de pintura em acrílico, para crianças do 1.º e 2.º Ciclos; às 14h15, oficina de “Flores de Papel”, também para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos. As concertinas vão andar pelas ruas a partir das 15 horas. Pelas 16 horas, as crianças do 1.º Ciclo terão oportunidade de participar numa Oficina de Pintura. Às 18 horas abre no Museu Bernardino Machado a exposição “Flores pela Paz”. Às 21h30, na Praceta Cupertino de Miranda há concerto pela famalicense Helena Fernandes; às 22h30, na Praça D. Maria II, concerto Chão de Estrelas com diversos artistas convidados e a participação instrumental da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria e The Village Ensemble.

Sábado, dia 10 de maio, entre as 10h30 e as 14h30, na Praça D. Maria II, oficina de iniciação à pintura em aguarela. Oficina “Terrários” às 11h30, Praça D. Maria II. Pelas 14h30, começa o desfile de fanfarras, numa organização dos Bombeiros Voluntários Famalicenses. As concertinas voltam a percorrer a cidade, a partir das 15 horas. À tarde haverá mais duas oficinas: “Bordando Flores”, às 15h30, e “Artes decorativas – Pintura de uma peça em terracota”, às 16h30, ambas na Praça D. Maria II. A noite arranca com um concerto, às 20h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com Joaquim Carneiro & Convidados; às 21h30, na mesma Praceta, concerto com Maria Silva; termina, às 22h30, com um concerto por Carolina Deslandes.

O domingo arranca com teatro infantil, e a peça “Bzzzoira Moira”, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Será às 10h00, na Praceta Cupertino de Miranda. O ponto alto das celebrações é o desfile da Batalha das Flores que começa às 15h30 e que irá percorrer as ruas da cidade com a participação de um elevado número de associações e grupos famalicenses.

As festas terminam às 18h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com um concerto pela Banda de Famalicão.

Deixe um comentário

Famalicão: Campeonato de Portugal de TT regressa ao Norte e Tiago Reis vai lá estar

A partir de sexta-feira, Tiago Reis e Paulo Fiúza vão andar pela região transmontana dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Valpaços e Murça. Trata-se da Baja TT Norte de Portugal, a terceira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) que decorre até domingo.

O piloto famalicense promete dar o seu melhor, somar pontos, «mas também preparar o começo e a estreia no Europeu de Bajas, que começa no mês de maio».

A TT Norte tem a partida e toda a estrutura em Valpaços, onde na sexta-feira, 25 de abril, se realiza o Prólogo, com quase 9km. No sábado, Tiago Reis tem pela frente dois Setores Seletivos, com cerca de 250km cronometrados. O último Setor Seletivo realiza-se no domingo, com 82km em trilhos das terras transmontanas. «É sempre difícil prever o que pode ser a prova, pelas dificuldades habituais e pelo percurso que exige muita navegação. Vamos dar o nosso melhor e continuar a tentar dar luta aos nossos adversários» promete o piloto que acredita que «temos conseguido tirar bom partido das qualidades do TAURUS T3 MAX e as duas provas anteriores são bom exemplo da competitividade do carro».

Famalicão: Artur Sá da Costa apresenta livro

“Memórias de Uma Revolução Popular” é o título da última obra de Artur Sá da Costa. Será apresentada na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, às 16 horas, nos Paços do Concelho.

O livro recolhe os testemunhos de cinquenta personalidades envolvidas no processo revolucionário de Abril e no 1.º de Maio de 1974, em Vila Nova de Famalicão.

Nesta obra, Artur Sá da Costa vai ao encontro dos que fizeram parte da Revolução em território famalicense, captando-lhes as emoções, reações, atitudes e comportamentos, individualmente e em grupo, nos espaços que habitavam, conviviam e trabalhavam.

O autor nasceu a 20 de novembro de 1944, em Vila Nova de Famalicão, e licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, tornando-se, mais tarde, Delegado do Ministério Público nas comarcas de Famalicão e de Cabeceiras de Basto. Foi, durante 23 anos, diretor do departamento de Cultura da Câmara Municipal de Famalicão, tendo-se destacado, também, como ativista político contra o regime fascista e na consolidação da democracia em Famalicão.

Esta publicação coincide com o 51.º aniversário do 25 de Abril, que decorrem em Famalicão de 24 a 26 de abril e toda a programação pode ser consultada em www.famalicao.pt.

Famalicão está a desenvolver um plano de ação para a Cultura

O Município de Vila Nova de Famalicão está a criar um Plano de Ação para a Cultura que vai vigorar até 2030.

Depois do diagnóstico, que decorre desde o mês de março, a instituições, técnicos, artistas e população, resultará o mapeamento do estado atual do setor cultural e criativo. Estarão identificados os principais problemas, necessidades e oportunidades deste setor no concelho de Famalicão.

Uma vez elaborado o documento, o mesmo servirá de “bússola” para as políticas municipais, mostrando objetivos, estratégias e metas a atingir até ao final da década.

Segundo o vereador da Cultura, «a elaboração deste documento vai permitir-nos obter informação valiosa sobre o estado da cultura no nosso território e é mais uma ferramenta de trabalho que temos ao nosso dispor», refere Pedro Oliveira.

Este trabalho foi dado a conhecer ao Conselho Municipal da Cultura no passado dia 14 de abril, num encontro que decorreu na Casa das Artes e que ficou também marcado pela realização de uma sessão de auscultação técnica, dirigida aos membros deste órgão.

Famalicão: Música de Abril em Arnoso Santa Eulália

A ADC Santa Eulália celebra os 51 anos do 25 de Abril com um concerto, com música alusiva à data. O espetáculo, marcado para a noite desta quinta-feira, às 21h30, tem lugar no salão da coletividade.

Esta iniciativa tem o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures.

Famalicão: Homem de 79 anos atropelado por autocarro, em Joane

Na manhã desta terça-feira, um homem de 79 anos foi atropelado por um autocarro enquanto circulava na berma da rua da liberdade, em Joane.

O alerta foi dado por volta das 11h00 e no local estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses e a GNR de Joane.

A vítima, com ferimentos considerados ligeiros, foi transportada para o Hospital de Famalicão

Famalicão: Gala de Fado presta homenagem a Joaquim Rodrigues

Na noite de 23 de maio, a Associação Cultural & Artística Famalicão Fado – Acafado realiza uma gala de tributo ao famalicense Joaquim Rodrigues, intérprete e construtor de guitarra portuguesa.

A iniciativa decorre a partir das 21h30, na Praça Manuel Sottomaior (Rua Direita). Participam nesta gala, Joaquim Macedo, Patrícia Costa, Bruno Alves, Grupo Fado de Coimbra, Lu Silva, Mónica Jarimba, Joaquim Carneiro, Sara Sousa, acompanhados por João Martins, Miguel Amaral, João Araújo e Filipe Fernandes.