Famalicão: Ginástica de reabilitação para os avós angaria fundos para as crianças

Às segundas-feiras, entre as 10 e as 11 horas, a enfermeira Cláudia Cardoso dá aulas de reabilitação para avós. A iniciativa, que decorre no salão nobre da Junta de Freguesia de Antas, visa a angariação de fundos para a visita de estudo da turma 2-DA da Escola Básica da freguesia.

A atividade tem o apoio da União de Freguesias de Antas e Abade de Vermoim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Vermoim dá 5 mil euros à melhor ideia apresentada ao Orçamento Participativo

Já estão abertas as inscrições para o Orçamento Participativo de 2024 da freguesia de Vermoim. As propostas podem ser apresentadas até dia 19 de maio, pelo envio do formulário para jfvermoim@sapo.pt. O documento está disponível em https://docs.google.com/…/1RwXe6D6-gCFWNG…/edit…

Este ano o tema é o “Meio Ambiente” e todos os projetos aceites irão a votação no dia 22 de junho. Os vencedores serão anunciados a 26 de junho e terão ao seu dispor 5000€ para colocar em prática a sua ideia.

Famalicão: Mercado das Associações de Pais cancelado

O Mercado das Associações de Pais, agendado para este fim de semana, no centro da cidade, foi cancelado devido às condições meteorológicas adversas previstas para sábado e domingo.
O mesmo acontece com toda a programação cultural associada ao evento, com exceção do concerto da ACAFADO – “Fados à Mãe”, agendado para domingo, às 16h00, na Praça – Mercado Municipal.
Este mercado, no âmbito do projeto municipal “Vai à Vila”, integra a programação anual de animação e ocupação do centro da cidade.

Famalicão: Miguel Ribeiro garante que SAD tem capacidade para construir estádio novo

O presidente da SAD do FC Famalicão garantiu, em entrevista ao Canal 11, que a SAD tem capacidade para construir um estádio novo se o projeto da Câmara Municipal falhar por qualquer motivo. Mas assegurou também que não é intenção da SAD ser «hostil» a um «processo de bem» e avançar para esta solução, porque acredita nas intenções «positivas» do projeto municipal.

Miguel Ribeiro revelou, ainda, que o clube continua a investir no Centro de Treinos. Depois de três milhões de euros aplicados no edifício e nos campos, vai avançar para a construção de quartos para os jogadores. Desde algum tempo que a equipa principal do FC Famalicão faz da academia o seu quartel general.

Mas voltando ao tema do Estádio Municipal, Miguel Ribeiro reitera que a SAD continua a fazer parte da solução em conjunto com a Câmara Municipal, mas recorda que não tem o poder para dar impulso às obras no estádio que é propriedade municipal. «Há uma estratégia municipal que respeito naturalmente»; diz compreender também que as câmaras estão sujeitas a regras apertadas de contratação pública e de «escrutínio público e político». Por isso, receia que, por algum motivo, o processo de construção do estádio «esfrie». Só aí é que admite uma solução alternativa, da inteira responsabilidade da SAD, «mas nunca na vida seremos oposição a um desafio municipal».

Isto porque diz ser incomportável para o FC Famalicão continuar com as atuais condições do estádio. «Uma das principais razões que travam o FC Famalicão de projetar-se chama-se estádio», reage o responsável da SAD, acrescentando que «este é um dos pontos negros do crescimento». Disse ao Canal 11 que esta “casa” do FC Famalicão não é compatível com a ambição da SAD na Liga, do desejo de chegar às competições europeias, tão-pouco é paginável com a qualidade dos atletas ou «com o orçamento que temos».

Miguel Ribeiro denuncia as condições para adeptos, para os atletas que se equipam em contentores ou para os responsáveis de outros clubes que querem assistir a jogos do FC Famalicão. «Posso ter que receber um diretor desportivo da Juventus e tenho que o colocar na bancada central porque não tenho outro sítio», disse.

O presidente da SAD fala também da perda de receita por conta das bancadas. Estima que haja um bloqueio na ordem de dois milhões de euros. Também não sonha com um grande estádio. «Tem que ter condições para jogarmos competições europeias, portanto, no mínimo com 8 mil lugares. O objetivo não é que seja grande, até para que tenhamos sempre a sensação de jogar em casa», realça o responsável da SAD, que dá como um bom exemplo o estádio do Marítimo. Ambiciona um estádio coberto, com cerca de 50 camarotes, porque sente resposta nos adeptos para isso. «Este é um concelho apaixonado pelo FC Famalicão que deseja que este desafio do novo estádio se concretize», sublinha.

Famalicão: Nine presta homenagem aos ex-combatentes da Guerra Colonial

Na manhã deste sábado, 4 de maio, em Nine, decorre a cerimónia de inauguração do Memorial aos Ex-Combatentes da Guerra Colonial.
Este momento, no qual marca presença o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, começa com uma eucaristia, às 11 horas, na igreja paroquial, seguindo-se uma romagem ao monumento, situado junto à antiga passagem de nível. Após a chegada dos convidados será feita a bênção e a inauguração do memorial.

A edificação do monumento teve um apoio de 10 mil euros da Câmara Municipal.

Famalicão: Associação Pediátrica do Minho assinala aniversário com conferência

Para assinalar o 25.º aniversário da Associação Pediátrica do Minho, a direção promoveu a conferência “Brincar – sob prescrição médica”, proferida por Cláudia Melo, Pediatra e Neuropediatra do Hospital Universitário de S. João.

A iniciativa decorreu na noite desta quinta-feira, no auditório da Escola Superior do Vale do Ave (CESPU) de V. N. de Famalicão.

Ao longo de mais de uma hora, a palestrante prendeu a atenção da plateia, composta por médicos, enfermeiros, professores, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais.

No final, cantaram-se os parabéns à Associação Pediátrica do Minho pelo seu 25.º aniversário.

Famalicão: Liberdade FC conquista 2º lugar coletivo no XIX Grande Prémio de Atletismo de Landim

Esta quarta-feira, os atletas da formação do Liberdade FC estiveram em competição no XIX Grande Prémio de Atletismo de Landim. A equipa famalicense conquistou oito pódios individuais e um coletivo.

No escalão Benjamins A, os destaques foram Beatriz Monteiro (1º lugar), Lara Pinheiro (2ºlugar) e Gabriel Sathler (1º lugar). No escalão Benjamins B, Valentina Cruz (2º lugar) e Salvador Paupério (3º lugar).

No escalão de Infantis, estiveram em evidencia Carolina Faria (1º lugar), Leonor Monteiro (3º lugar) e João Costa (3º lugar).