Famalicão: Grande Mestre cubano vence, pela quinta vez, o Torneio Internacional de Xadrez

Justificando o estatuto de número um do ranking inicial, o grande mestre cubano Lelys Martinez (GD Dias Ferreira, com prémio monetário de 1200 euros) foi o vencedor da décima edição do Torneio Internacional Cidade de Famalicão, prova que terminou este domingo. Pela quinta vez consecutiva – 2023, 2018, 2016, 2015, 2013 – Martinez somou 7,5 pontos nas nove jornadas, tantos quantos o Grande Mestre búlgaro radicado na Galiza Vladimir Petkov (GD Dias Ferreira, com prémio monetário de 800 euros). Perante um empate entre ambos (na oitava jornada), foi necessário o recurso ao segundo critério de desempate e aí Lelys levou vantagem. Na terceira posição ficou outro Grande Mestre e precisamente o número 3 do torneio, Ibragim Kamrakhulov (GD Dias Ferreira, com prémio monetário de 600 euros), com os mesmos 7 pontos do Mestre FIDE inglês Jonathan Pein (GD Dias Ferreira, com prémio monetário de 400 euros).

O melhor atleta do Clube de Xadrez A2D foi a Mestre FIDE Inês Silva que voltou a denotar um excelente nível ao classificar-se em 19.º lugar absoluto e 3.º lugar feminino, alcançando 6 pontos em 9 jogos. De destacar, também, as prestações dos “atletas da casa” Marco Pereira (20.º lugar, 6 pontos); João Romano (24.º lugar; 5,5 pontos) e João Afonso (26.º lugar; 5,5 pontos), sendo a delegação do clube famalicense a mais representativa com a participação de 25 atletas.

O Torneio Internacional Cidade de Famalicão decorreu, durante uma semana, no Complexo Desportivo Vale S. Cosme, sede do Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis responsável pela organização do torneio, com o apoio da Cooperativa de Ensino da Didáxis, Associação Académica da Didáxis, Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Federação Portuguesa de Xadrez e Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O diretor do torneio foi Mário Oliveira, coordenador do CX A2D, e a arbitragem foi chefiada pelo árbitro FIDE Bruno Lopes, coadjuvado por Carlos Dias e Vanessa Amorim.

Este torneio Internacional, com prize-money de 4000€, contou com a participação de 134 atletas, representantes de 10 países entre os quais 14 eram Mestres Internacionais e 2 Mestres. Esta prova foi a 17.ª e penúltima prova do Portugal Chess Tour da época 2022/2023, que fechará com o Leça Chess Open, também em ritmo de clássicas de 9 sessões, que via decorrer durante esta semana.

A cerimónia de encerramento do X Torneio Internacional Cidade Famalicão contou com a presença do vereador do Desporto do Município de Famalicão, Pedro Oliveira, do diretor da Associação Académica da Didáxis, Rui Miguel Costa, e do presidente do Conselho Arbitragem da FPX, Vitorino Ferreira.

No final, todos foram unânimes ao considerarem que este torneio transformou Vila Nova de Famalicão, na última semana de julho, na capital do xadrez nacional contribuindo para a divulgação e promoção do jogo das 64 casas quer a nível competitivo, mas também a nível formativo com atividades extra-torneio nomeadamente “Workshop – Xadrez Organizativo”, destinado a dirigentes, que contou com a dinamização do presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Dominic Cross, e do vice-presidente da ECU-European Chess Union, Malcolm Pein.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Vizela despromovido: Clube minhoto desce para a II Liga

O Vizela é oficialmente o primeiro despromovido da edição 2023/2024 da I Liga.

Os vizelenses perderam, na noite desta sexta-feira, com o Moreirense, na 32ª jornada do campeonato.

Matematicamente o resultado desta noite ditou o regresso do clube minhoto à II liga de futebol na próxima temporada.

Aviso meteorológico: IPMA coloca região a amarelo e alerta para chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou os distritos de Braga e Viana do Castelo já a partir das 00h00.

Segundo o IPMA este é um aviso relacionado com a chuva prevista que será, durante alguns períodos, forte e persistente.

Os sites especializados em previsões meteorológicas advertem que o período onde a chuva deverá cair de forma mais intensa será entre as 08h00 e as 12h00 deste sábado.

O aviso meteorológico estende-se até às 15h00.

 

Famalicão: Mais uma iniciativa de angariação de fundos para a festa ao Senhor da Vida

No Dia da Mãe, este domingo, a Comissão de Festas do Senhor da Vida, em Cavalões, realiza a terceira Feirinha de Bolos para a angariação de fundos para a realização das festividades que se celebram em agosto deste ano.

A Feirinha de Bolos decorrerá entre as 8 e as 12 horas, junto à igreja paroquial de Cavalões.

Famalicão: Casting para Desfile de Moda, dia 25 de maio

A ACIF – Associação Industrial e Comercial de Famalicão, em parceria com a Agência Impact Models e o Município de Famalicão, está a organizar um desfile de moda que irá acontecer no Museu da Indústria Têxtil de Famalicão, no dia 29 de junho, pelas 21h30.

A iniciativa vai contar com o apoio de comerciantes e empresas parceiras do concelho, sobretudo na área do vestuário e acessórios de moda.

O objetivo passa por contribuir para o crescimento e divulgação da indústria de moda, não só em Famalicão, mas em todo o país.

Casting Oficial para o Desfile

De forma a selecionar modelos para participar no desfile, a Impact Models vai realizar um casting na Casa do Empresário ACIF, no dia 25 de maio, das 14h00 às 19h00, aberto a pessoas de todas as idades.

Para mais informações sobre o casting e o evento, devem contactar a Impact Models através do e-mail info@impactmodels.pt ou do telemóvel 912 389 171.

Famalicão: Concerto solidário a favor do restauro da capela de Santo António

Na noite de sábado, 4 de maio, a partir das 21 horas, a capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas, é palco de um concerto solidário para angariação de fundos a favor do restauro deste espaço religioso que, este ano, celebra 100 anos.

O concerto, de entrada livre, conta com a presença dos grupos Alvorada e GALA.

No final do espetáculo haverá um pequeno lanche para todos.

Famalicão: «Estamos prontos para vencer o Benfica»

Zaydou Youssouf acredita que o plantel do Famalicão está preparado para vencer o Benfica. O jogo, na noite deste domingo, a partir das 20h30, no Estádio Municipal, será, como antecipa o médio, «muito difícil, contra uma boa equipa, mas estamos prontos para vencer», avisa.

Para além do que será o desempenho dos jogadores, «o apoio dos adeptos é muito importante e motivador», analisa o jogador francês.

Em Famalicão desde a época 22/23, Zaydou, peça importante no meio campo famalicense, olha para o coletivo «como o mais importante», embora sinta «mais liberdade» dentro do relvado.

Do passado já não rezam as fracas condições de trabalho. O presente é feito «numa academia top, com boas condições para trabalhar para conseguirmos bons resultados. Temos tudo para desempenhar bem o nosso trabalho», referiu aos canais do clube.

Foto FC Famalicão