Famalicão: Gustavo Sá volta a ser terceiro melhor jovem da I Liga

Gustavo Sá foi eleito, pelo Sindicato dos Jogadores, o terceiro melhor jovem da I Liga no mês de março, algo que acontece pela segunda vez consecutiva.

Telmo Arcanjo, do Vitória SC, foi eleito o Melhor Jovem de março da Primeira Liga, o extremo do Vitória SC somou 14,4% dos votos, seguido pelo médio ofensivo Rodrigo Mora (FC Porto), com 13,66%. O internacional sub-21, Gustavo S, conquistou 11,99% das preferências.

Gustavo Sá foi titular em três dos quatro jogos realizados pela equipa (falhou o jogo com o CD Nacional por castigo) e assinou a assistência para o golo de Mathias Amorim na receção ao AFS.

Deixe um comentário

Famalicão: AZ Alkmaar e Paris Saint-Germain são adversários em reputado torneio internacional

AZ Alkmaar e Paris Saint-Germain são adversários do FC Famalicão em prestigiado torneio de futebol, organizado pela Académie Mohamed VI de Football, centro de formação de jovens jogadores sediado em Marrocos.

O Futebol Clube de Famalicão integra o lote de clubes participantes na 7.ª edição do U19 International Tournament que reúne equipas de sub-17 e sub-19. O Famalicão está no Grupo B, juntamente com AZ Alkmaar e Paris Saint-Germain. A estreia está marcada para esta quinta-feira, em jogo com a equipa neerlandesa. Para sexta-feira está agendada a partida contra a formação francesa.

Este torneio será disputado por vários clubes de nível mundial. Para além das formações que compõem o grupo B, juntam-se o River Plate, Crystal Palace, Udinese, Girona FC ou Panathinaikos, entre outros.

Famalicão: Mostra Comunitária em Lemenhe

A Mostra Comunitária de Lemenhe decorre na quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de abril. Concentra-se no Campo de Lamela.

Na quinta-feira, às 22 horas, Grupo de Jovens Nós por Vós/Greculeme interpreta Poesia é Liberdade; à meia-noite, comemorações do Dia da Liberdade.

Sexta-feira, 9h30, caminhada; 11h15, gincana de bicicletas; 12 horas, almoço da liberdade (levar pratas, talheres e copos); 14 horas, abertura da mostra; 14h30, início das inscrições para o torneio de malha; 15 horas, Torneio de Malha; 16 horas, sobe ao palco o Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz; 17 goras, atuação do Grupo de Cavaquinhos do Liberdade Futebol Clube; 18 horas, entrega de prémios do Torneio da Malha; 18h30, encerramento.

Famalicão: “Conclave” no Teatro Narciso Ferreira

Na noite do próximo sábado, às 21h30, pode ver o filme Conclave, de Edward Berger, que vai passar no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.
O filme, nomeado para oito Oscares, mostra um dos acontecimentos mais sigilosos e antigos do mundo – a escolha de um novo Papa.
Uma película que ganha, agora, nova atualidade, dado que brevemente decorrerá um Conclave no Vaticano para escolher um novo Papa.

Famalicão: Assembleia Municipal vota contas municipais de 2024

A Assembleia Municipal reúne na noite do dia 28 de abril, às 21 horas, para, entre outros pontos, discutir e votar a proposta da Câmara Municipal do Relatório de Gestão de 2024 e documentos de prestação de contas. Recorde-se que o documento foi aprovado, em sede do executivo municipal, a 11 de abril, com os votos da maioria PSD/CDS. O PS votou contra.

Na ocasião, Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, fez um balanço positivo num ano «de forte investimento e crescimento», reconhecendo a importância dos fundos europeus captados. «Demos continuidade a uma série de projetos estruturantes para a construção de um concelho cada vez mais coeso, inclusivo e inovador». Deu como exemplos, os investimentos em unidades de saúde, o arranque da construção do centro de atletismo, o novo skate parque e a residência de estudantes. Menciona, ainda, o investimento na educação, com 47 milhões, e as intervenções ambientais, com a criação do Parque de Sinçães Norte e do Pelhe. Mário Passos realçou, também, que, apesar do investimento, a «Câmara apresenta uma forte solidez financeira», o que, no seu entender, demonstra «uma gestão equilibrada e focada em não comprometer as próximas gerações».

O Partido Socialista votou contra e o vereador Paulo Folhadela explicou que «não encontramos evidência entre o que foi a despesa e a obra realizada». O autarca socialista referiu, ainda, que com aquele orçamento exigia-se «um critério mais rigoroso na execução, que pudesse levar para os famalicenses novas ofertas e novas dinâmicas».

A reunião da próxima segunda-feira terá lugar no Salão da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho.

Foto arquivo

Famalicão: Parque de estacionamento junto à estação tem agora mais 40 lugares

No total são agora 110 lugares de estacionamento disponíveis no parque situado na Rua Largo Heróis de Monsanto, junto à estação ferroviária de Famalicão, que foi recentemente alargado pelo Município.

O parque é gratuito para todos os portadores de título de transporte público, das 21h00 às 07h00 de segunda a sexta-feira e também aos fins de semana e feriados durante todo o dia.

Nos restantes dias e horários, o parque é gratuito nos primeiros 30 minutos e depois tem um custo de 20 cêntimos a cada 15 minutos.

Famalicão: Casa da Memória Viva confirma Conferência “Famalicão Cidade Aberta”

Apesar de o luto nacional abranger o dia da realização do evento e de este coincidir com o funeral do Papa Francisco, a Casa da Memória Viva vem confirmar a realização da Conferência “Famalicão Cidade Aberta” no próximo sábado, a partir das 9 horas, na Fundação Cupertino de Miranda. Dos convidados, destaque para Jorge Moreira da Silva, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da UNOPS; João Cerejeira, doutorado em Economia pelo Instituto Universitário Europeu e professor de economia; além de José Carlos Bomtempo, diretor criativo da agência de publicidade BAR Ogilvy.

«Entendemos não poder defraudar expectativas nem renunciar a uma iniciativa que tem como propósito fundamental ser espaço de reflexão partilhada e de debate prospetivo entre cidadãos que querem o melhor para Vila Nova de Famalicão e para os famalicenses. Num mundo que, desde segunda-feira, ficou mais vulnerável, com o falecimento de um líder humanista inspirador e respeitado em todas as latitudes, é premente partilharmos ideias e prepararmo-nos, à escala local e em conjunto, para enfrentar os desafios e as ameaças para as quais o Papa Francisco, repetidamente, alertou a Humanidade», dizem os responsáveis da organização.

A Casa da Memória Viva tem também patente no Museu Bernardino Machado, até 4 de maio, uma exposição que evoca os quase 50 anos do “Verão Quente” de 1975 na então Vila de Famalicão. Intitulada “Agosto de 1975 – Famalicão no Mapa da Revolução” é do fotojornalista António Pereira de Sousa.