Famalicão: Humanitave cria programa de rádio na Guiné-Bissau

A HumanitAVE ONGD – Associação de Emergência Humanitária – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento – está na Guiné-Bissau em mais uma missão, centrada na área da saúde e cuidados médicos.

Esta quinta-feira, em parceria com a Rádio Comunitária de Bigene, lançou o programa “Terra Sabi” que vai ao encontro do novo protocolo de cooperação celebrado recentemente com esta rádio.

Este protocolo visa estabelecer parcerias para promoção da melhoria da qualidade de vida da comunidade, centrando-se, por exemplo, em áreas como transmissão dos direitos e deveres do cidadão; igualdade de género e defesa do direito das mulheres; discussão de problemas nacionais; respeito pela diversidade étnica; igualdade de acesso à informação; divulgação de notícias locais como ferramentas construtivas para o desenvolvimento local e regional.

Esta é, assume a HumanitAVE, uma forma de garantir o exercício eficaz dos direitos sociais básicos para todos, independentemente das suas possibilidades económicas ou da sua condição social. «Pretendemos com este programa aproximar a população, desmistificar alguns mitos e quebrar barreiras de informação», esclarece a associação famalicense.

Famalicão: Escola Rosa Oliveira brilha nos nacionais de Milha em Estrada

Esta sexta-feira, a Escola de Atletismo Rosa Oliveira conseguiu excelentes resultados nos Campeonatos Nacionais de Milha em Estrada, que decorreram na Marinha Grande.

Coletivamente há um terceiro e quarto lugares em juvenis, masculinos e femininos, respetivamente. Individualmente, João Azevedo conquistou o bronze no escalão sub-23.

Esta competição, que vai na segunda edição, é uma organização da Federação Portuguesa de Atletismo.

Famalicão: Semana Académica começa este sábado

Até ao dia 2 de maio decorre a Semana Académica de Famalicão. Este sábado, 26 de abril, às 21h30, no átrio exterior da Universidade Lusíada, acontece o “Traçar das Capas” e a Serenata, nos Paços do Concelho, à meia noite. Participam as tunas masculinas e femininas da Lusíada e da CESPU.

No domingo, realiza-se a Missa de Finalistas, às 14h30, na Igreja Matriz Nova, e a cerimónia de imposição de insígnias, às 16h30, no centro pastoral. O tradicional Cortejo Académico decorre na quarta-feira, dia 30 de abril, a partir das 14h30, pelas ruas do centro da cidade.

Entretanto, a sessão solene do Dia da Universidade Lusíada está marcada para o dia 17 de maio. O programa contempla uma missa de ação de graças, às 15 horas, na Igreja Matriz Nova, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, Dom Delfim Gomes, com a participação do padre Miguel Rodrigues, diretor da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Braga, do padre Francisco Carreira, Arcipreste de Famalicão, e do capelão da Universidade Lusíada, padre José Paulo Pereira.

Uma hora depois, decorre a sessão solene com testemunhos e as intervenções, entre outros, de João Duarte Redondo, Chanceler da Universidade Lusíada e presidente do Conselho de Administração da Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica. A entrega de prémios, das Cartas de Curso e o hino académico encerram a sessão.

Famalicão: Eduardo Sá e Fátima Lopes na Semana da Família

O psicólogo Eduardo Sá e a apresentadora de televisão Fátima Lopes estão convidados para uma conversa sobre os Direitos Humanos e a Família, que terá lugar no pequeno auditório da Casa das Artes no dia em que se comemora o Dia da Família. A iniciativa, promovida em parceria com a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, decorre às 18h00, e faz parte das comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade promovida pela Câmara Municipal. A iniciativa é de entrada livre, mas limitada à lotação do espaço.

O programa contempla, também, um Mercado das Famílias Interculturais que se realizará no dia 17 de maio, na Praça D. Maria II. Promover a integração das famílias imigrantes na sociedade dando a conhecer as suas culturas, costumes e tradições à comunidade, é o propósito deste mercado que funcionará entre as 10h00 e as 18h00 com a participação de famílias de várias nacionalidades.

Os visitantes poderão, também, desfrutar de momentos culturais e desportivos ao longo de todo o dia, como por exemplo a atuação do projeto Sons do Bairro, às 14h30, da Rusga de Joane às 16h00 e da entoação do Hino da Família às 18h00, com a participação de André Silvestre.

Famalicão: Hugo Oliveira antecipa um jogo «extremamente competitivo»

Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, teceu rasgados elogios ao FC Famalicão, e Hugo Oliveira retribui a deferência, mas não escondeu a ambição de vencer o jogo apesar «dos muitos problemas que o Braga nos vai colocar. Acredito que será um grande jogo de futebol», tal como aconteceu na primeira volta, com um 3-3 final.

Esta quinta-feira, na antevisão à partida que se disputa amanhã, a partir das 20h30, no Estádio Municipal, o treinador do Famalicão manifestou a certeza «de que será um jogo extremamente competitivo, porque o Famalicão olha para cada partida com a finalidade de meter o seu jogo e vencer».

Sobre a possibilidade do Famalicão, em caso de vitória, superar o recorde de quatro triunfos consecutivos em casa, que remonta a 1990/91, Hugo Oliveira avisa que «a ideia nunca é trabalhar para recordes. Trabalhamos para desenvolver o projeto e o processo. Se estivermos bem estamos mais próximo de vencer e é isso que queremos. Lutar pela vitória à nossa maneira, de forma competitiva». O Sp. Braga está no melhor momento da época e envolvido na luta por um lugar no pódio da I Liga, «mas também sabe que vai encontrar um Famalicão forte. Eles sabem não será fácil vencer aqui. Será um jogo de muito talento; espero que não seja muito agarrado e os nossos adeptos terão uma palavra a dizer», avisou.

Com esta partida, Hugo Oliveira cumpre uma volta ao serviço do clube «mas ainda há muito para fazer. Hoje o clube tem muito mais potencial do que aquele que pensava quando aqui cheguei. Temos crescido, mas há muito mais para crescer. Não estamos ainda no ponto a que devemos chegar e espero contribui para evolução do projeto, dos jogadores e do clube».

Famalicão: Jogo do título nacional sub-23 será no Estádio Municipal e já tem hora

O título de campeão nacional da Liga Revelação será decidido, na próxima terça-feira, em Famalicão, entre o FC Famalicão e o Torreense. A partida será jogada no Estádio Municipal, a partir das 20h15

O resultado final ditará um inédito vencedor da sexta edição da prova reservada para as equipas sub-23. O Estoril já venceu por três vezes, Desportivo das Aves e o Estrela da Amadora têm um título cada um.

Portanto, tudo para se decidir na última jornada, com o Torreense (29 pontos) e o Famalicão (26) num duelo marcado para o Estádio Municipal.

Famalicão: Ana Moura canta nos 24 anos da Casa das Artes

Para assinalar o 24.º aniversário, a Casa das Artes traz ao grande auditório Ana Moura. O concerto está marcado para o dia 31 de maio, a partir das 21h30.

A cantora editou em 2022 o seu sétimo álbum. Da “Casa Guilhermina” vários temas tornaram-se êxitos na rádio e no streaming: “Andorinhas”, “Jacarandá” numa ode a Prince, “Agarra em Mim” com Pedro Mafama ou “Arraial Triste”. Se em 2021 Ana Moura já tinha sido considerada a artista feminina mais ouvida no Spotify em Portugal, no ano seguinte, com “Casa Guilhermina”, alcançou o primeiro lugar do top nacional de vendas e um galardão de Ouro. O tema “Andorinhas” destacou-se nos Globos de Ouro 2022 com o prémio de “Melhor Música” e nos Play 2022 venceu as categorias de “Melhor Videoclip” e “Melhor Artista Feminina”. No final de 2023, Ana Moura lançou “Lá Vai Ela”, o primeiro tema após o sucesso de “Casa Guilhermina”.

A entrada para o concerto na Casa das Artes tem um custo de 20 euros; estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e seniores (a partir dos 65 anos), 10 Euros.