Famalicão: Ibertrio e Duo Apassionato abrem Festival Cantos de Camilo

A primeira edição do Festival Cantos de Camilo começa esta sexta-feira e termina domingo. Pelo Centro de Estudos e Casa de Camilo, em Seide S. Miguel, vão passar vários músicos famalicenses.
Esta sexta-feira, às 21 horas, na sessão de abertura, marcam presença os grupos de teatro Grutaca e Amarcultura. Depois, pelas 21h30, o grupo “Ibertrio” abre o festival, seguindo-se a dupla “Duo Apassionato”, pelas 22h15. No sábado, a Casa-Museu de Camilo preenche-se com as atuações de Sandy Kilpatrick, Matilde Batista e de Sofia Machado, às 17h30, 18h30 e 19h15, respetivamente.
Inês Silva, Maria Gil e os The Cityzens animam o último dia do festival. O primeiro concerto começa às 17h30, o segundo às 18h30 e o terceiro momento musical começa às 19h15.

Consulte a programação do festival, que é de entrada gratuita, em: https://www.famalicao.pt/festival-cantos-de-camilo&mop=1203

O festival, que cruza o universo literário de Camilo Castelo Branco com a música, contempla, ainda, visitas guiadas à Casa-Museu, a partir das 17 horas, no sábado e domingo, antes do início dos concertos e nos intervalos entre performances musicais e teatrais.
O público é, assim, convidado a assistir a estes momentos culturais no auditório do Centro de Estudos Camilianos e na Casa de Camilo, na freguesia de Seide S. Miguel, num em formato Sunset, com comida e bebidas refrescantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Martim Cunha renova com o FC Porto até 2028

O jovem defesa esquerdo prolongou o contrato com o FC Porto, até 2028. O famalicense, de 17 anos, que fez a pré temporada com a equipa principal e tem sido utilizado na equipa B, «agradece às pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. Ao presidente e à equipa técnica que me chamou no início da época, porque foi um passo muito importante para mim». Depois da assinatura do contrato profissional, «esta renovação é mais um sonho concretizado, agora tenho de recuperar bem da lesão, continuar a trabalhar para fazer bons resultados na equipa B e para chegar à equipa A», prometeu Martim Cunha.

O jogador está focado em recuperar bem da lesão sofrida em finais de setembro. «Para já quero recuperar da lesão e ajudar a equipa B. Foram jogos muito bonitos na Segunda Liga, pude estrear-me e acho que nesses cinco jogos evoluí muito. Depois da lesão e de ajudar a equipa B, ainda esta época quero jogar no Estádio do Dragão perante os adeptos do FC Porto. Senti o carinho deles no jogo de apresentação e vou continuar a trabalhar cada vez mais para me estrear neste estádio, que é o meu maior sonho».

Martim Cunha começou a jogar no FC Famalicão, depois foi para o Vitória SC até que se mudou para o FC Porto.

Foto: FC Porto

 

Famalicão: Banco Municipal de Voluntariado celebrou 16 anos

Na passada segunda-feira, 21 de outubro, o Banco Municipal de Voluntariado celebrou o 16º aniversário, no auditório da Casa da Juventude.

As comemorações juntaram 70 voluntários e diversas associações que se dedicam ao voluntariado como a Humanitave, a Fraternidade Nuno Alvares (FNA), a Associação de Guias de Portugal, a Associação de Voluntariado Hospitalar de Vila Nova de Famalicão, a LIPAC (Liga de Profilaxia e Ajuda Comunitária), a Vicentinos e a Refood.

O evento incluiu ainda uma dinâmica focada no papel do voluntário efetuada pela coordenadora do Departamento de Voluntariado, Projetos e Inovação social, da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), Paula Correia.

Jogo do FAC em Valongo termina com cenas de pancadaria

A partida entre a equipa B do Valongo e FAC, da 2.ª divisão de hóquei em patins, disputada na passada terça-feira, terminou com cenas de pancadaria. A poucos segundos do final do encontro, a equipa da casa conseguiu a igualdade (4-4), por Gabriel Azevedo que estendeu os festejos para junto do banco do Famalicense. Foi neste momento que o preparador físico, Carlos Vilaça, deu uma chapada no jogador do Valongo. A partir daqui e com o apito final instalou-se a confusão, dentro da zona de jogo, mas que se estendeu às bancadas. Perante os incidentes, Carlos Vilaça e o jogador Juan López acabaram expulsos, bem como o guarda-redes da casa.

«Não nos revemos no que aconteceu e lamentamos profundamente estes incidentes. Saberemos assumir as nossas responsabilidades, sendo certo que a responsabilidade não está apenas numa parte. As nossas responsabilidades serão assumidas, doa a quem doer, mas exigimos, também, que o adversário assuma as suas», refere ao CIDADE HOJE o presidente do FAC.

Carlos Filipe Vieira de Castro não esconde a agressão do preparador físico da sua equipa ao jogador do Valongo, considerando-a um «ato censurável e condenável», mas também lamentou «a provocação prévia» do mesmo atleta que, «durante todo o jogo provocou os nossos atletas e quando marcou o golo passa pelo nosso banco e insulta os nossos elementos».

Depois disso, houve confrontos físicos. «O guarda-redes do Valongo apertou o pescoço a um nosso jogador, do banco contrário saltaram elementos que nem sequer estavam na ficha do jogo e da bancada vieram pessoas que entraram em campo e agrediram os nossos elementos. Foi um momento muito infeliz», relata Carlos Filipe Vieira de Castro. O dirigente reforça que a instituição a que preside tem um lastro histórico de desportivismo e de formação de jovens e o que aconteceu «não faz parte da nossa forma de estar e viver o desporto. Por isso, lamentamos tão tristes acontecimentos».

Do lado do Valongo, o dirigente Pedro Azevedo, em declarações ao JN, condena a «atitude irrefletida de um ou dois elementos do Famalicense», lamentando um episódio que «não abona a favor de ninguém nem da modalidade». Conta, também, que «foi um jogo tranquilo, com as coisas normais que os árbitros foram resolvendo». No fim, diz ainda, «estava tudo calmo e sereno, os jogadores cumprimentaram-se normalmente… Nada faria supor o que se passou».

No final do encontro, o Famalicense chamou as forças de autoridade para sair em segurança do pavilhão e o clube da casa já anunciou que vai avançar com um processo-crime contra os agressores que deram origem ao que se passou.

Famalicão: Município aposta na conservação e restauro de esculturas famalicenses

As esculturas de “Santo Adrião” e do “Monsenhor Cónego Joaquim Fernandes”, situadas junto ao Centro Pastoral e Paroquial de Vila Nova de Famalicão, estão a ser restauradas e conservadas. O trabalho começou a 10 de outubro e deverá estar concluído no final do mês.

A intervenção consiste na imunização, limpeza e proteção que está a ser levada a cabo pelo Gabinete de Património Cultural e Arqueologia da autarquia.

Esta é uma colaboração entre a autarquia famalicense e o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão e faz parte de um conjunto mais amplo de ações que serão realizadas no património escultórico do concelho, com o objetivo de preservar e valorizar a identidade e história do território.

Famalicão: Equipas famalicenses já conhecem adversários da segunda eliminatória da Taça AF Braga

Já é conhecido o sorteio da segunda eliminatória da Taça da AF Braga. Deste ronda ficaram isentas 16 equipas, entre as quais o Fradelos.

Segundo o sorteio, o Lousado recebe o S. Veríssimo, o Bairro o Viatodos e o S. Cosme o Castelões.

O Mouquim desloca-se a Tadim, o Delães visita o Rossas e o Operário o Maximinense. Quem também joga fora de portas é o Gondifelos, que visita o Realense.

Famalicão: Lions ajuda Centro Social e Paroquial de Vale S. Cosme

Esta quarta-feira, o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão voltou a ajudar mais uma instituição do concelho, desta vez o Centro Social e Paroquial de Vale S. Cosme, onde foram entregues 3 camas elétricas articuladas, 5 colchões anti escaras, 3 cadeirões, 4 cadeiras de sala, 2 cadeiras sanitárias, 3 andarilhos, 1 cadeira de rodas adaptada para banho e 40 dispensadores individuais de medicação.

Estes apoios técnicos surgiram na sequência de um pedido recebido por parte da instituição face às necessidades identificadas no apoio aos utentes.

Este donativo resultou da parceria de longos anos estabelecida entre o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão e o Lions Clube de Roissy Pays de France.