Famalicão: Iniciativa Liberal ao lado do presidente da Câmara e em repúdio pela colocação de tarjas

O Núcleo Territorial de Famalicão da Iniciativa Liberal repudia a colocação de tarjas na Câmara Municipal de Famalicão em reação ao episódio decorrido no jogo entre Famalicão e Benfica e que envolveu uma criança. Em contraponto, concorda com as declarações do presidente da Câmara quando afirmou que era «uma vergonha para a nossa comunidade» impedir que uma criança adepta do Benfica entrasse com a camisola do seu clube para a zona dos adeptos do Famalicão.

«O Presidente de Câmara foi eleito para representar os seus munícipes e não qualquer um dos muitos clubes e associações existentes no nosso concelho. A promiscuidade entre política e futebol já lesou demasiado o contribuinte», escreve em comunicado a Iniciativa Liberal. Considera ainda que «as pretensões dos responsáveis pelas referidas tarjas são inaceitáveis, devendo os líderes políticos atuar de forma a assegurar o devido distanciamento face ao futebol». E citam alguns pontos onde entendem ser pertinente haver mudanças, nomeadamente abster-se de desfilar com os dirigentes do FC Famalicão na altura das eleições autárquicas; evitar proferir expressões como “o nosso Famalicão” quando em sede de Assembleia Municipal se atribui subsídios ao clube; evitar «canalizar milhões de euros dos contribuintes para a construção de um novo ou restruturado estádio para o FC Famalicão».

Os dirigentes concelhios da Iniciativa Liberal declaram que «o Presidente Mário Passos terá todo o apoio da Iniciativa Liberal para caucionar que novos contratos de arrendamento do estádio municipal ao FC Famalicão incluam cláusulas que promovam cultura desportiva em vez de tribalismo, bem como toda a nossa oposição à ideia mirabolante de construir um novo estádio pago por todos nós, que esperamos que não venha a ser usado como moeda de troca para a pacificação das relações entre Câmara Municipal e FC Famalicão».

35 Comments

  1. Esto será um princípio de muita mais coisa os presidentes de câmara teem que defender os famalisenses e não fazerem de vila nova de Famalicão o quintal o terraço o campo como fosse deles revolta com todos os famalisenses já que não vai a bem vai com manistefacoes empor justiça que é o que merecem.

  2. Na minha opinião era acabar com o futebol dá sempre problemas é um dinheiro muito mal gasto quando as pessoas não sabem estar e
    É investir e na saúde que é mais urgente agora o futebol não dá nada as pessoas

  3. Também não vamos exagerar! Acho que presidente não soube lidar com a situação e não se soube expressar devidamente.Agora o respeito e educação cabe em tudo o lado!

  4. Que fazem os seguranças nos Paços do Concelho, não deram por ela de colocarem as fachas, será então uma verba mal aplicada nessa segurança visto nem se aperceberem destas movimentações.

  5. Esta canalha nao tem que fazer. São uma cambada de ignorantes. Pois as regras de segurança na qual se configura esta situação não tem nada a ver com FCF, nem com o presidente da camara. A dor de corno e f…..

  6. A gente não percebe que o futebol clube de Famalicão não é da terra mas s de algumas pessoas que estão aqui até quando quiser e depois vão de embora como fizeram com o aves Belenenses Leiria Setúbal e muitos outros mas a câmara é de Famalicão e o presente também cuidado para não acontecer como foi a bem pouco tempo com muitos muidos foram postos a andar para o senhor Jorge Mendes e outros por lá que eles quizerem

  7. Está mais que visto que as aulas de cidadania não surtiram efeito… é mesmo triste, sinceramente…. que coisa tão rudimentar! A que propósito há “apartaide” de claques/pessoas nas bancadas dos clubes?! Só para começar: devia ser proibido!!! E quem não soubesse “Ser Humano” ou soubesse “estar”, seria banido de assistir jogos. Simples.

  8. Como cidadão do concelho, também tenho o direito a pedir que a autarquia retire todos os apoios ao clube em questão, assim acaba as indignações 😞
    Usem esse dinheiro para apoiar os cidadãos que vivem com dificuldade.

  9. CUIDADO COM ESTES ….. Os contribuites , já não podem ter a liberdade de expressão… SAUDADES DO TEMPO PÓS 25 ABRIL 1974 …

  10. Já sabemos de onde vêem as tarjas são sempre os mesmos só eles é que tem direito de fazer o que lhes apetece os tem que estar calados

  11. Se a estupides pagasse impostos, algumas pessoas não tinham onde levar os carimbos, ou seja, se estivessem bem informados das leis e regras, caladinhos eram poetas.

  12. Se a estupides pagasse impostos, algumas pessoas não tinham onde levar os carimbos, ou seja, se estivessem bem informados das leis e regras, caladinhos eram poetas.

  13. A maioria dos comentadores não leu uma linha da notícia. Ficou-se pelo título. Se leu não entende nada de português, que também é uma grande probabilidade quando se trata de elementos pertencentes a tribos.

  14. Basta ver as cores fotobolistica desta gente ! Até do próprio presidente sabendo ele que em famalicao existe muita parolada em termos de futebol e anda há procura de votos. Estava tão bem calado

  15. Iniciativa liberal de Famalicão ide po caralho.

    Mais um partido para lamber as botas e subir mais uns degraus.

    Não se esquecam que cruzam com muitos adeptos deste clube nas ruas desta cidade 😉

Deixe um comentário

Famalicão: Hélder Costa é o novo presidente da Associação Comercial e Industrial

A lista B, liderada por Hélder Costa, venceu as eleições para a Associação Comercial e Industrial de Famalicão. O ato eleitoral decorreu na tarde desta terça-feira, com a lista B a arrecadar 191 votos e a A, de Carlos Correia, com 88.

Ana Maria Silva, da empresa Egosport, será a nova presidente da Assembleia Geral, e Cristina Correia, da Churrascaria Lafões, liderará o Conselho Fiscal. Deste modo, Hélder Costa (Filboat) sucede a Xavier Ferreira, no cargo desde 2015.

O novo presidente, quando anunciou a sua candidatura, disse ser portador de uma proposta mobilizadora para «empreender a mudança» no comércio, na indústria e nos serviços. Assentava a sua candidatura em três eixos: “Inovar + Digitalizar + Impulsionar” que, segundo Hélder Costa, se traduzem em 10 medidas consideradas «decisivas» para o futuro da Associação. Entre elas, a valorização dos empresários locais, a modernização dos serviços da associação e o impulso ao desenvolvimento económico sustentável de Famalicão. «Queremos dar à ACIF a dimensão que a mesma é merecedora no panorama empresarial do concelho».

Famalicão: Caso vençam na última jornada, sub-23 serão campeões da Liga Revelação

No dia 29 de abril, às 15 horas, o FC Famalicão recebe o Torreense e, caso vença, sagra-se campeão da Liga Revelação. Só este resultado interessa. A decisão final do campeonato dos sub-23 está, por isso, guardada para Famalicão.

E é assim porque, esta terça-feira, na penúltima jornada, os famalicenses venceram, 0-1, o Estoril, com um golo de Gustavo Barros, na segunda parte, e beneficiaram da derrota do Torreense (1-2), com o Benfica. Deste modo, as equipas estão separadas por três pontos e, na última jornada, só em caso de vitória a equipa de Rui Tomé fica com o título. A equipa de Torres Vedras soma 29 pontos e os famalicenses 26.

Famalicão: AD Oliveirense garante continuidade de Bernardino Névoa

A Associação Desportiva Oliveirense acaba de anunciar que o treinador Bernardino Névoa vai continuar nos comandos da equipa na próxima época.

O jovem treinador chegou a Oliveira Santa Maria no verão passado. Licenciado em Educação Física e Desporto, mestre em Treino Desportivo e jogos desportivos colectivos, Bernardino Névoa conta no currículo passagens pelo Pevidém SC, União Torcatense e um título de campeão pelo GD São Cristóvão na 1°divisão, série C, da AF Braga, na época 23-24.

A três jornada do final da pró nacional da AF Braga, a AD Oliveirense ocupa a terceira posição, com 56 pontos, a dois do segundo, o Maria da Fonte. O líder, Celoricense, soma 69 pontos.

Famalicão: Campeonato de Portugal de TT regressa ao Norte e Tiago Reis vai lá estar

A partir de sexta-feira, Tiago Reis e Paulo Fiúza vão andar pela região transmontana dos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Valpaços e Murça. Trata-se da Baja TT Norte de Portugal, a terceira prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) que decorre até domingo.

O piloto famalicense promete dar o seu melhor, somar pontos, «mas também preparar o começo e a estreia no Europeu de Bajas, que começa no mês de maio».

A TT Norte tem a partida e toda a estrutura em Valpaços, onde na sexta-feira, 25 de abril, se realiza o Prólogo, com quase 9km. No sábado, Tiago Reis tem pela frente dois Setores Seletivos, com cerca de 250km cronometrados. O último Setor Seletivo realiza-se no domingo, com 82km em trilhos das terras transmontanas. «É sempre difícil prever o que pode ser a prova, pelas dificuldades habituais e pelo percurso que exige muita navegação. Vamos dar o nosso melhor e continuar a tentar dar luta aos nossos adversários» promete o piloto que acredita que «temos conseguido tirar bom partido das qualidades do TAURUS T3 MAX e as duas provas anteriores são bom exemplo da competitividade do carro».

Famalicão: Artur Sá da Costa apresenta livro

“Memórias de Uma Revolução Popular” é o título da última obra de Artur Sá da Costa. Será apresentada na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, às 16 horas, nos Paços do Concelho.

O livro recolhe os testemunhos de cinquenta personalidades envolvidas no processo revolucionário de Abril e no 1.º de Maio de 1974, em Vila Nova de Famalicão.

Nesta obra, Artur Sá da Costa vai ao encontro dos que fizeram parte da Revolução em território famalicense, captando-lhes as emoções, reações, atitudes e comportamentos, individualmente e em grupo, nos espaços que habitavam, conviviam e trabalhavam.

O autor nasceu a 20 de novembro de 1944, em Vila Nova de Famalicão, e licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, tornando-se, mais tarde, Delegado do Ministério Público nas comarcas de Famalicão e de Cabeceiras de Basto. Foi, durante 23 anos, diretor do departamento de Cultura da Câmara Municipal de Famalicão, tendo-se destacado, também, como ativista político contra o regime fascista e na consolidação da democracia em Famalicão.

Esta publicação coincide com o 51.º aniversário do 25 de Abril, que decorrem em Famalicão de 24 a 26 de abril e toda a programação pode ser consultada em www.famalicao.pt.

Famalicão está a desenvolver um plano de ação para a Cultura

O Município de Vila Nova de Famalicão está a criar um Plano de Ação para a Cultura que vai vigorar até 2030.

Depois do diagnóstico, que decorre desde o mês de março, a instituições, técnicos, artistas e população, resultará o mapeamento do estado atual do setor cultural e criativo. Estarão identificados os principais problemas, necessidades e oportunidades deste setor no concelho de Famalicão.

Uma vez elaborado o documento, o mesmo servirá de “bússola” para as políticas municipais, mostrando objetivos, estratégias e metas a atingir até ao final da década.

Segundo o vereador da Cultura, «a elaboração deste documento vai permitir-nos obter informação valiosa sobre o estado da cultura no nosso território e é mais uma ferramenta de trabalho que temos ao nosso dispor», refere Pedro Oliveira.

Este trabalho foi dado a conhecer ao Conselho Municipal da Cultura no passado dia 14 de abril, num encontro que decorreu na Casa das Artes e que ficou também marcado pela realização de uma sessão de auscultação técnica, dirigida aos membros deste órgão.