Famalicão lidera investimento industrial na região

A região do Ave recebeu 1,3 mil milhões de euros em fundos europeus do quadro Portugal 2020, sendo que 60% daquela verba foi entregue a 3.300 empresas, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Famalicão lidera o investimento industrial na região. António Cunha, presidente da Comissão, salientou os projetos da Continental Mabor (de 49 milhões de euros), o projeto da PORMINHO Alimentação (19 milhões de euros), o projeto da RACLAC – empresa de dispositivos para Saúde – (14 milhões), da PHAZPLAS e da COINDU (ambos na ordem dos 13 milhões de euros).

Ainda dentro do atual quadro comunitário, o presidente da CCDR-N «lembrou que o grande desafio a curto prazo é o da aceleração da execução dos projetos contratualizados no NORTE 2020, para que, sem perder um euro, seja ainda possível conceber e pôr em prática o próximo ciclo de ajudas comunitárias para o NORTE 2030».

Sobre o próximo quadro comunitário, António Cunha afirmou, no final da primeira reunião com a CIM do Cávado, que espera «flexibilidade e autonomia» na gestão dos fundos e que este seja financeiramente «significativo» para a região Norte.

António Cunha referiu que «estamos muito sintonizados na necessidade de termos um reforço e um programa regional que seja significativo do ponto de vista do seu montante financeiro mas, mais do que isso, que seja um programa em que as verbas alocadas possam ser utilizadas naquilo que de facto são as estratégias das regiões e sub-regiões».

Famalicão: Parque de lazer de Pelhe vai ser adjudicado

Esta quinta-feira, vai a reunião de Câmara a aprovação da adjudicação da empreitada de execução do Parque de Pelhe – Lugar de Queimados. Venceu o concurso a empresa José Moreira Fernandes & Filhos, pelo valor de 2.750.606,40 euros, mais IVA. O prazo de execução é de 270 dias, ou seja, nove meses.

Trata-se de um espaço com cerca de 8 hectares de área, perto do apeadeiro de Barrimau e da futura USF de S. Miguel-o-Anjo que está em construção, e terá equipamentos de fruição desportiva, cultural, lúdica e ambiental. O projeto inclui a recuperação das margens da ribeira; a colocação de eixos pedonais e equipamento desportivo como trilho de skate/bicicleta, escalada, campo de basquetebol/voleibol, slide e petanca; contempla um parque de merendas e está prevista a plantação de cerca de 3 mil árvores e arbustos.

Esta empreitada usufrui de apoio de uma candidatura ao programa de europeu Portugal2030.

Famalicão: Orlando Almeida e Edgar Rebelo convocados para a seleção da Associação de Setas do Porto

Orlando Almeida e Edgar Rebelo, atletas da secção de Setas em alvo Sisal da Mocidade Alegre de Landim (MAL), foram convocados para a seleção da Associação de Setas do Porto, composta por 10 atletas, que vai disputar a final do interassociações que decorre no dia 31 de maio, nas Caldas da Rainha.

O interassociações é composto pelas associações de setas do Porto, do Distrito de Faro, a Zona Oeste, do Ribatejo, de Setúbal e de Lisboa, todas com atividade competitiva.

Quanto ao campeonato, a Mocidade Alegre de Landim lidera o grupo A da AS Porto com um ponto de vantagem sobre os seus perseguidores e já garantiu o apuramento para a fase de campeão.

Famalicão: Acidente em Vale S. Martinho faz um ferido

Uma mulher de 55 anos ficou ferida, na manhã desta quarta-feira, na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na Avenida Tomás Pereira, em Vale S. Martinho.

O alerta foi dado por volta das 09h55 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que transportaram a vítima, com ferimentos ligeiros, para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Delães celebra Nossa Senhora das Candeias

Nos dias 24 e 25 de maio, Delães celebra a Nossa Senhora das Candeias. No primeiro dia, às 19h30, eucaristia em honra de Nossa Senhora das Candeias, seguida de procissão de velas, acompanhada pela fanfarra do CNE. No final, decorre a atuação da Academia Sénior e dos ranchos Divino Salvador de Delães, de Oliveira Santa Maria e do Danças e Cantares de Joane. Neste dia vai funcionar um bar com bons petiscos e bom vinho, a cargo da FNA – Escuteiros de Adultos.

Para o dia de domingo, dia 25, às 11 horas, celebra-se missa em honra de Nossa Senhora das Candeias, solenizada pelo Grupo Coral; às 14h45, dará entrada no adro a Banda Marcial de Arnoso Santa Maria; às 15h30, recitação do Terço e, trinta minutos depois, sai a procissão, acompanhada pela fanfarra do CNE e pela Bandar Marcial de Arnoso que, no final, atuará no adro da igreja.

Famalicão: CDU reivindica passe social intermodal e inter-regional

Uma comitiva da CDU, liderada por Sandra Cardoso, primeira candidata pelo distrito, esteve na Festa da Flor, em campanha eleitoral.

No contacto com a população, Sandra Cardoso foi abordada sobre a necessidade de investir nos transportes públicos, seja para as deslocações dentro do concelho, ou dentro do distrito e para o Porto.

Sobre a rede Mobiave, a recente rede de transportes rodoviários no concelho, a cabeça de lista da CDU disse que apesar de ter «havido progressos, a oferta continua ainda longe do necessário, sendo essencial alargar a mais zonas e aumentar frequências».

Sandra Cardoso afirmou, ainda, que «no quadro da discussão do Orçamento do Estado para 2025, o PCP apresentou uma proposta para a criação de um Passe Social Intermodal e Inter-regional, que alargue às cerca de 850 mil pessoas que habitam no distrito de Braga, as condições tarifárias de acesso aos transportes públicos que existem nas áreas metropolitanas e que acautele os movimentos pendulares entre os territórios da CIM do Cávado, da CIM do Ave e a Área Metropolitana do Porto, assim como um substancial reforço do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária». Contudo, alerta que «lamentavelmente», a proposta não foi aprovada por «responsabilidade de PSD/CDS, PS, Chega e IL».

A candidata, acompanhada por Fernando Costa, Ana Sofia Cabeleira e Sara Silva, realçou, ainda, que «existe um consenso sobre as vantagens do alargamento da intermodalidade aos operadores de transportes públicos com serviço na região de Braga, mas ainda sem a respetiva tradução em medidas concretas».

Famalicão: Vários clubes certificados como Entidades Formadoras da FPF

Vários clubes famalicenses viram concluído com sucesso, o processo de Certificação de Entidade Formadora da Federação Portuguesa de Futebol. Para além do FC Famalicão, com nota máxima, 5 estrelas, a União Desportiva Calendário mantém, pelo segundo ano consecutivo, as 3 estrelas. O Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa, anteriormente, com 2 estrelas, acrescenta mais uma «fruto do trabalho desenvolvido por toda a equipa diretiva e técnica». Também a AD Oliveirense subiu de duas para três estrelas.

O Ruivanense Atlético Clube mantém as 3 estrelas. Após o interregno de um ano, o clube, a celebrar 84 anos de vida, recebe, assim, uma boa prenda. Também o Joane, Ninense, Ribeirão e Lousado mantêm as três estrelas.

O Operário Futebol Clube foi reconhecido pela Federação Portuguesa de Futebol como Centro Básico de Formação, «um momento histórico que reforça a nossa missão de formar o futuro, com paixão e dedicação». Igual selo de qualidade recebeu o Brufense, a AD Evolution Soccer Academy e a Academia Elie Sport.

No futsal, o Famalicão e o S. Marteus foram certificados com 3 estrelas. No futebol feminino, o Famalicão é entidade formadora 3 estrelas e a ADJ Mouquim Centro Básico de Formação.