Famalicão: Mário Passos inicia novo roteiro promovendo os rostos da Região Empreendedora Europeia

O presidente da Câmara Municipal iniciou, esta sexta-feira, um novo roteiro. Com os “Rostos da EER”, Mário Passos pretende dar visibilidade e reconhecer aqueles que pela sua iniciativa e empreendedorismo contribuem para o território que, este ano, ostenta o “selo” de Região Empreendedora Europeia.

Dar a conhecer muitos dos nomes que ajudam a posicionar Vila Nova de Famalicão como uma das maiores e mais pujantes economias do país «e a impulsionar o ADN empreendedor do concelho» são os principais objetivos desta iniciativa.

É o caso de Ana Patrícia Correia que deixou a carreira de Engenheira Mecânica, naquela que foi «a melhor decisão da minha vida», para, juntamente com marido, Rui Gusmão Correia, colocar as mãos na massa e passar a criar autênticas obras de arte da pastelaria.

Na verdade, degustar as sobremesas que todos os dias confeciona e dão cor à montra da Marupiu Pâtisserie é usufruir «de uma experiência visual, olfativa, de degustação, mas sobretudo de memória», pela mestria e imaginação da chefe de pastelaria famalicense que, no ano passado, recebeu o prémio “Chef Pâtissier”, atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia.

Se a melhor recompensa é a satisfação demonstrada pelos clientes que todos os dias visitam a Marupiu e valorizam o seu trabalho, Ana Patrícia Correia aceita que este reconhecimento é, afinal, «uma surpresa fantástica e um dos pontos altos» do seu percurso enquanto pasteleira.

Mas muitas das suas sobremesas nunca chegaram a sair do atelier porque, antes de chegarem à montra, «provo tudo e só lá coloco aquilo com que me sinto satisfeita» embora afirme que nada a demove de continuar a criar sobremesas que tenham tanto de bonitas, como de saborosas e surpreendentes. «É uma arte conseguir conciliar todos estes ingredientes», sublinha a chefe que já não se imagina a fazer outra coisa.

A força, a inovação e o mérito do rosto por detrás da Marupiu foram destacados pelo presidente da autarquia famalicense naquele que foi o arranque do roteiro “Os Rostos da EER”. «A história da Ana Patrícia é a história de muitos famalicenses que nos mostram diariamente que vale a pena persistir e ir atrás dos nossos sonhos e é um bom exemplo do arrojo e da coragem dos nossos empresários», referiu Mário Passos após a visita à Marupiu. O autarca aproveitou para felicitar a pasteleira famalicense pelo galardão atribuído no ano passado pela Academia Internacional da Gastronomia.

8 Comments

  1. Se e roteiro promovedor do nosso presidente porque não dar a morada desta Pastelaria MARUPIU ???

Deixe um comentário

Clínica ADC tem agora novas instalações e mais serviços em Famalicão

A Clínica ADC especializada em medicina física e reabilitação tem agora novas instalações na rua Ana Plácido, em Vila Nova de Famalicão. O novo espaço contempla mais serviços e a dedicação a que sempre habituou os seus pacientes.

Destaque para a convenção com o SNS em consultas de reabilitação e fisioterapia, neurologia, musculoesquelética, pediatria e respiratória.

Na Clínica ADC pode ainda usufruir de uma vasta opção de serviços privados como sessões de fisioterapia individual, pilates clínico individual ou em pequenos grupos, exercício clínico individual e fisioterapia na saúde da mulher com reabilitação do soalho pélvico.

Cuide de si e invista na sua saúde! Para informação adicional e agendamentos ligue 252 377 185 ou 914 482 619. Pode também entrar em contacto através do e-mail geral@clinicaadc.com

Famalicão: Carlos Figueiredo apresenta livro da sua vida como farmacêutico e político

Carlos Figueiredo apresenta sábado, dia 24 de maio, o livro “Testemunho de Cidadania”, uma autobiografia sua, enquanto farmacêutico, fundador e primeiro presidente da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF); além de abordar as suas funções como diretor regional de Braga do Instituto Português da Juventude.

A cerimónia de apresentação decorre às 16h30, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda.

O prefácio é de Álvaro Beleza, presidente da Sedes – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, que estará na apresentação do livro, e posfácio de Mário Frota, professor universitário, jurista e especialista em direito do consumo.

Carlos Jorge Figueiredo conta ainda com testemunhos de antigos colegas da Universidade de Coimbra e de responsáveis do setor farmacêutico em Portugal, sendo de destacar o testemunho da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

«Olhando para trás, tenho motivos para celebrar mais de 40 anos de cidadania e de ativismo político e social», refere o autor. «Contar a minha história é partilhar um testemunho de vida e espero que a minha experiência sirva de legado inspirador para as novas gerações», acrescenta.

Famalicão: Relvado do Estádio Municipal é o 4º melhor da I Liga

O Estádio Municipal de Famalicão volta a estar numa posição de destaque na classificação final relativa aos relvados da Liga Portugal Betclic, tendo sido eleito o quarto melhor do campeonato, com uma avaliação de 4.82 pontos, numa escala de 0 a 5.

A classificação final de 2024/2025 reflete as avaliações conseguidas ao longo da temporada na qual o relvado obteve nota máxima em dez jogos frente ao SL Benfica, Boavista FC, Gil Vicente FC, CD Nacional, Sporting CP, SC Farense, AFS, GD Estoril Praia, SC Braga e Casa Pia AC.

Os elogios ao relvado do Estádio Municipal têm-se sucedido ao longo das últimas temporadas, com o FC Famalicão a repetir o 4º lugar conquistado na última época, mas com uma ligeira melhoria na avaliação.

Famalicão: Município promove Universidade de Verão

Estão abertas as inscrições para a Universidade de Verão, que decorre de 7 a 11 de julho, para alunos do ensino secundário. Os estudantes podem participar em jogos, atividades lúdicas, workshops, ateliers e ações de teamwork.

Esta é uma iniciativa organizada pelo Município de Famalicão, juntamente com instituições de ensino pós-secundário – IPCA, CIOR, CENFIM, FORAVE e CITEVE – e de ensino superior – Universidade Lusíada e CESPU.

A inscrição tem um valor de 30€ e contempla a participação nas atividades, seguro, almoço e transporte de autocarro para as instituições e kit de participante.

Os interessados devem fazer inscrição até ao dia 6 de junho em https://www.famalicao.pt/universidade-de-verao 2025&mop=1203, acompanhada do termo de responsabilidade e ficha de saúde disponibilizados no formulário de inscrição.

O objetivo é proporcionar aos jovens uma oportunidade para refletirem sobre a escolha que possam fazer no percurso formativo após concluírem o secundário, através do contacto com laboratórios, oficinas tecnológicas, centros de investigação, estudantes, professores e investigadores das diferentes instituições.

Famalicão: Gustavo Sá eleito o segundo melhor jovem da I Liga em abril

Gustavo Sá volta a estar em evidência nos prémios atribuídos pelo Sindicato dos Jogadores. O médio foi eleito o segundo melhor jovem da I Liga no mês de abril, depois de ter ficado na 3ª posição nos dois meses anteriores.

O jogador que veste a camisola pelo FC Famalicão obteve 13,86% dos votos.

O médio constou no onze titular nas quatro partidas realizadas em abril, com destaque para a exibição no duelo com o FC Arouca. Além de ter sofrido a falta que deu origem ao pontapé de penálti convertido por Óscar Aranda, fez ainda a assistência para o golo da vitória obtido por Mirko Topić, momentos que lhe valeram a distinção de homem do jogo.

Famalicão: Câmara Municipal e ACIF reafirmam relação de parceria e proximidade institucional

Hélder Costa, o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, e restante direção, foi recebido nos Paços do Concelho. Esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, deu as boas-vindas aos recém-eleitos, num encontro «que reforçou a relação de parceria e de proximidade» que a autarquia e a ACIF «sempre desenvolveram com vista à promoção do comércio local e universo empresarial do concelho».

Mário Passos considerou, ainda, que há no terreno «um conjunto de iniciativas muito importantes para o futuro do comércio no centro da cidade, como é exemplo o projeto Bairro Comercial Digital, mas há outras dinâmicas com as empresas que vamos continuar a trabalhar». O autarca, acompanhado pelo vereador da Economia, Augusto Lima, desafiou os atuais dirigentes da ACIF e o comércio tradicional «a olharem para o novo centro urbano e a trazerem novos impulsos para que seja capaz de atrair cada vez mais visitantes.».

Hélder Costa, por seu turno, vincou a vontade «de implementar novas dinâmicas» que sejam capazes de responder aos anseios dos associados. O dirigente encontra no Município «um parceiro estratégico e importante com quem queremos trabalhar e articular a concretização de muitas das medidas que nos comprometemos a executar».

A ACIF representa, atualmente, cerca de 700 comerciantes e industriais do concelho, uma base que a nova direção ambiciona alargar.