Famalicão: Mário Passos reclama mais autonomia para o Poder Local dinamizar a atividade empresarial

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão foi convidado a participar na primeira Local Summit, que reuniu, esta terça-feira, no Centro Cultural de Lisboa, autarcas de diversos municípios, universitários, especialistas e empresários. A iniciativa, do jornal económico ECO, serviu para debater temáticas associadas ao futuro das cidades portuguesas, como a criação de smart cities, o poder do marketing territorial, a retenção e a atração de talento, entre outras.

Mário Passos foi convidado a abordar o tema do “poder local como dinamizador da atividade empresarial”. Sobre este assunto, reclamou mais autonomia para o poder local nas questões económicas, criticando que o «desenvolvimento económico esbarra muitas vezes com processos burocráticos, impostos pela própria administração central». Advertiu que «se tivermos mais liberdade para decidir, estaremos a dar maior contributo para o país».

Mas o autarca começou por dizer que Famalicão tem um «ADN empreendedor nato» e, na sua opinião, antes «as nossas empresas eram muito individualizadas e fechadas, agora, conhecem-se, trabalham e desenvolvem soluções em conjunto, estão interligadas entre si, mas também com outras entidades do concelho, como os centros tecnológicos, a academia, as escolas profissionais».

 

Deixe um comentário

Famalicão: Mercado do Livro de 23 a 27 de abril

Nos dias 23 a 27 de abril, a Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, vai trazer o livro e a leitura para o espaço público, em mais uma edição do “Vai à Vila: Mercado do Livro”. Por isso, a Alameda da Praça D. Maria II será transformada numa verdadeira biblioteca e livraria ao ar livre.

Para além da exposição e venda de livros, a iniciativa terá um programa complementar da animação cultural e literária, com encontros com escritores, apresentações de livros, espetáculos de teatro, concertos musicais, exposições e horas do conto. Tudo para todas as faixas etárias.

Uma das novidades desta “festa do livro” será a apresentação e lançamento oficial, no dia 26, às 15 horas, do livro bilingue (em português e inglês) “Famalicão”, com texto do famalicense Jorge Reis-Sá, o mais recente vencedor do Prémio Literário Fundação Inês de Castro, e com fotografias de Libório Manuel Silva.

Os expositores participantes no evento representam o mercado livreiro e editorial famalicense: Livraria Municipal; Centro de Estudos Camilianos; Livraria Fontenova; Livreiro Arlindo Moreira; Edições Húmus, Editora Centro Atlântico; Editorial Novembro e Fundação Cupertino de Miranda.

 

Famalicão: CPCJ termina ano de 2024 com 293 processos ativos

A propósito do «Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância» que se assinala em abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Famalicão (CPCJ) dá conta dos números relativos ao ano transato. Assim, a CPCJ de Famalicão terminou o ano de 2024 com 293 processos ativos, associados maioritariamente a violência doméstica, exposição a comportamentos que comprometem o bem-estar e o desenvolvimento da criança/jovem, negligência, mau trato físico e absentismo escolar.

Recorde-se que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

A CPCJ de Vila Nova de Famalicão está situada na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 94, 1.º andar, 4760-127, Vila Nova de Famalicão. Mais informações através dos números 252 320 985 ou 911 996 678, ou ainda do email cpcjvnfamalicao@gmail.com.

Famalicão: Abril é “Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”

Em abril assinala-se, mais uma vez, o «Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância».

O município de Famalicão e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Famalicão lançam a campanha “Cria(ncas) com Carinho”, para «sensibilizar a comunidade para a importância do pleno e harmonioso bem-estar e desenvolvimento da criança e consciencializar para o seu papel na prevenção dos maus tratos a crianças e jovens».

Do programa constam várias ações de sensibilização junto do público escolar: no dia 7 de abril, pelas 9h30, com as crianças do ATL do Centro Social de Calendário, e no dia 14, pela mesma hora, com as crianças do ATL da Casa do Povo de Nine; nos dias 10 e 17 de abril, os mais pequenos vestem a farda e saem às ruas da cidade para mais uma “Operação STOP” aos maus-tratos infantis, numa ação de sensibilização dinamizada em parceria com a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública.

Depois, nas noites dos dias 11, 12 e 13 de abril, os Paços do Concelho de Famalicão vão iluminar-se, mais uma vez, de azul para assinalar o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”.

As ações de sensibilização terminam no último dia do mês com a construção de um Laço Humano nos Paços do Concelho, pelas 11h30.

Famalicão: Décima quinta Caminhada Concelhia é este sábado

A atividade, com cerca de 15km, terá início e fim na Estação Ferroviária de Lousado, e decorre pelas freguesias de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, com início às 14h30.

A caminhada estender-se-á pela veiga de Pelhe, permitindo aos caminhantes usufruir das paisagens rurais do concelho. A máxima altitude do percurso será de 117 metros, junto à Capela de Santa Catarina, em Cabeçudos, sendo que a mínima será de 28 metros, junto ao Moinho de Lousado.

O percurso permitirá aos participantes vivenciar uma parte do património histórico e cultural destas localidades, destacando-se a Casa do Cardeal Cerejeira, a Capela do Sagrado Coração de Maria e da Senhora da Boa Hora, a Casa de Bragança do Souto, a Quinta de Boamense, a Ponte Pedrinha e a Capela de S. Marçal.

A participação é gratuita e aberta à população em geral, mas sujeita a inscrição em www.famalicaodesportivo.pt/_caminhada_concelhia.

As Caminhadas Concelhias são organizadas pelo Município de Vila Nova de Famalicão, através do pelouro do Desporto, em parceria com as associações Calcantes, Grucamo e Corpo Nacional de Escutas. Criar hábitos de caminhada na população e dar a conhecer o património natural e patrimonial de cada freguesia do concelho são os propósitos da iniciativa.

Famalicão: Eleições na Associação Comercial e Industrial com duas listas

A 22 de abril, Carlos Coreia e Hélder Costa vão a votos para a liderança da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, instituição presidida, desde 2015, por Xavier Ferreira. Desde esse ano que a ACIF não tinha duas listas candidatas aos órgãos sociais.

Tal como CIDADE HOJE avançou em primeira mão, Hélder Costa (Filboat) assumiu a candidatura e entregou, esta quarta-feira, a candidatura. O empresário lidera a lista à Direção, enquanto que Ana Maria Silva (Egosport) é candidata à Assembleia Geral e Cristina Correia (Lafões) ao Conselho Fiscal.

Carlos Correia (A Elétrica) foi o primeiro avançar com a candidatura, a 17 de março. Nesta lista, Xavier Ferreira (Optimínio) é candidato à Assembleia e Miguel Freitas (Casa Freitas) ao Conselho Fiscal.

Famalicão: Na lista do PS de Braga entra Sandra Sousa Lopes, que vai em segundo, e sai Jorge Costa

Sandra Sousa Lopes, natural da freguesia de Lousado, é a número dois da lista de deputados pelo Partido Socialista no círculo eleitoral por Braga às eleições legislativas de 18 de maio.

Quanto a Jorge Costa, líder da bancada municipal, declina o convite «que o PS teve a amabilidade de me formular», refere numa publicação nas redes sociais. «Fi-lo após apurada auscultação de amigos, colegas de trabalho, clientes, família e o líder da minha concelhia Eduardo Oliveira. Foi uma decisão ponderada, assente e refletida e que teve totalmente em conta os interesses do PS de Vila Nova de Famalicão», esclarece Jorge Costa.

Sandra Sousa Lopes, natural da freguesia de Lousado, é a candidata à Junta de Freguesia local. «Felicito a Sandra. É um reconhecimento por todo o seu empenho e dedicação ao Partido, ao distrito, ao concelho e à sua freguesia», afirma o líder da concelhia, Eduardo Oliveira. «O meu amigo Jorge Costa deu, mais uma vez, uma lição de elevação democrática, de respeito e serviço pelo Partido Socialista. O Jorge coloca como prioridade o espírito de grupo, do trabalho de um coletivo, de um projeto, que é melhorar a vida de todos os Famalicenses», refere, ainda, Eduardo Oliveira, a respeito de Jorge Costa.

Recorde-se que houve uma primeira versão da lista de candidatos que foi rejeitada na reunião da Comissão Política da federação. Nessa reunião, foi aprovada uma recomendação, por unanimidade, para que a ex-eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais fosse a cabeça de lista pelo distrito. Porém, por decisão do Secretário Geral do PS (Pedro Nuno Santos), José Luís Carneiro volta a ser o cabeça de lista por Braga.

Sandra Sousa Lopes é socióloga, licenciada pela Universidade do Minho e pós-graduada em Gestão de Projetos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). É atualmente vice-presidente Concelhia.