Famalicão: Médico do Centro de Saúde de Lousado também cuida de atletas em competições

Pedro Marques Pinto é médico no Centro de Saúde de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, membro da direção da Associação dos Jovens Médicos de Portugal e médico oficial da Federação Nacional de Andebol.

Com estas funções, tem acompanhado as seleções nacionais em torneios internacionais.

Também já esteve no Campeonato do Mundo Karaté-Do Shotokan (2023) e recentemente (de 22 a 24 de novembro) no europeu da modalidade, evento que reuniu os melhores praticantes, destacando-se pela competitividade e nível técnico exigido.

Para além de contribuir para a segurança e desempenho dos atletas em competições desportivas de elevado nível, Pedro Marques Pinto dedica o seu dia a dia ao serviço da comunidade de Lousado, garantindo os devidos cuidados de saúde de proximidade.

 

Deixe um comentário

Reviravolta no caso da morte à porta do Matriz: 7 e 12 anos de prisão para primos envolvidos no homicídio

Na noite de 12 de fevereiro de 2023, uma discussão no bar Matriz, em Famalicão, terminou em tragédia. José Ferreira, o gerente do espaço de diversão noturna, foi esfaqueado à porta do bar, acabando por morrer no local devido à gravidade dos ferimentos. O caso envolveu dois primos, Nélson e Licínio Monteiro, que foram inicialmente expulsos do estabelecimento por causarem distúrbios antes do ataque fatal.

Os juízes desembargadores da Secção Penal da Relação de Guimarães decidiram, por maioria, condenar o arguido Nélson Monteiro como autor material de um crime de homicídio simples na forma consumada numa pena de 12 anos de prisão e condenar a pagar aos assistentes, José Ferreira e Maria Abreu, a quantia de 171.390 euros por danos patrimoniais e não patrimoniais pela morte do filho José Ferreira.

Em junho de 2024, Nélson Monteiro tinha sido absolvido e Licínio Monteiro condenado a quatro anos, pela morte de José Ferreira e ofensa à integridade física a João Pedro Ramos Araújo no bar Matriz, em fevereiro de 2023.

Neste mesmo Tribunal, os juízes decidiram manter a condenação do arguido Licínio Monteiro como autor de um crime de homicídio simples, na forma tentada, e de um crime de ofensa à integridade física simples, na forma consumada, mas alteraram as penas para seis anos e seis meses de prisão pelo crime de homicídio na forma tentada e 12 meses pelo crime de ofensa à integridade física simples, o que dá um cúmulo de sete anos de prisão.

Licínio e Nélson são primos e à data do crime tinham menos de vinte anos. Encontravam-se no bar, do qual foram expulsos por desacatos. O crime já ocorreu no exterior, com José Ferreira a ser esfaqueado, tendo vindo a morrer logo de imediato na sequência das agressões.

 

Famalicão: Gala dos 50 anos do GR Gavião é a 12 de abril

Ao final da tarde do dia 12 de abril, a partir das 17 horas, o grande auditório da Casa das Artes recebe a gala dos 50 anos do GR Gavião. Será, promete o clube, uma cerimónia especial “onde vamos celebrar cinco décadas de dedicação, conquistas e paixão. Será uma noite de homenagem a todos os que fizeram parte deste percurso, de reconhecimento pelo passado e de projeção para o futuro”.

A entrada é livre “porque esta cerimónia é para todos os que sentem o GR Gavião no coração”.

Recorde-se que no âmbito destas comemorações foi inaugurada, no início do mês de março, a sede do clube, espaço que o clube nunca teve em 50 anos de vida.

Intermarché de Famalicão encerrou

O Intermarché de Famalicão, localizado na freguesia de Calendário, encerrou de forma definitiva esta segunda-feira. A informação chegou aos clientes por via de uma SMS, enviada no último dia de funcionamento do espaço. A mensagem, para além de comunicar o encerramento, sugere que os clientes continuem a fazer as compras na loja recentemente inaugurada, em Viatodos, no concelho vizinho de Barcelos.

Apesar do fecho do supermercado, a galeria comercial permanece em funcionamento, incluindo as lojas e o bar, bem como o posto de combustível.

Relativamente aos trabalhadores, ao que a Cidade Hoje apurou, terão todos os direitos assegurados e, caso manifestem interesse, poderão ser integrados noutras lojas da mesma rede, consoante disponibilidade.

O espaço ocupado pelo supermercado entrará em obras, com o objetivo de receber, no mais curto espaço de tempo, uma das outras marcas do Grupo Mosqueteiros.

Famalicão: Artur Lima na Taça de Portugal de Triatlo

O atleta do GD Natação participou, este domingo, na Taça de Portugal de Triatlo. Na Quarteira, no Algarve, Artur Lima teve a “companhia” de atletas de todo o país, numa competição que foi de elevado nível.

Artur Lima teve um bom desempenho ao completar as três modalidades (750 metros de natação, 20.000 metros de ciclismo e 5.000 metros de corrida), em 01:20:02.

O GD Natação realça que “a prestação de Artur Lima evidencia o trabalho e dedicação dos atletas, consolidando a presença do clube entre os grandes nomes da modalidade”.

Famalicão: Gustavo Sá “cresceu” três milhões em três meses

Na última atualização do “Transfermarkt”, Gustavo Sá já apresenta um valor de mercado de 13 milhões de euros. Na avaliação de dezembro passado, o jovem médio criativo valia 10 milhões.

Mas não é só Gustavo Sá a subir na última atualização.

Do plantel do FC Famalicão, Óscar Aranda sobe para 4 milhões. O avançado espanhol, contratado em dezembro de 2023, estava avaliado em 500 mil euros. Mathias de Amorim, que ganhou a titularidade no meio campo, viu o seu valor de mercado subir para 800 mil, e o defesa Pedro Bondo, contratado em janeiro, está avaliado 500 mil euros.

Famalicão: Condução sem carta e sob efeito de álcool resultou em várias detenções

No último fim de semana, Vila Nova de Famalicão foi uma das cidades onde a PSP fez detenções devido à condução sob o efeito do álcool, a par de Braga e Guimarães. No total, sete pessoas foram detidas, com idades entre os 27 e 51 anos e taxas de álcool no sangue entre 1,31 e 2,35g, valores superiores ao permitido por lei.

E as detenções não ficaram por aqui, ainda no fim de semana, a PSP deteve três cidadãos com 17, 19 e 40 anos por conduzirem sem carta de condução, em Famalicão e também em Guimarães.

Todos os infratores foram notificados para comparecer junto dos respetivos Tribunais.