Famalicão: Médicos dão consultas e têm que controlar a assiduidade dos colegas

A constituição da Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave criou uma gestão única, centrada no hospital, mas que abrange os Centros de Saúde e o ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) de Famalicão, Santo Tirso e Trofa. Dentro dessa gestão, há processos administrativos que precisam de ser melhorados, segundo o relato de alguns clínicos, ouvidos pela CIDADE HOJE.

Um dos problemas refere-se ao controlo da assiduidade. Com a fusão do serviço de recursos humanos, o programa informático que controla a assiduidade de todos os profissionais de saúde é o mesmo que era aplicado no Centro Hospitalar do Médio Ave. Acontece que o programa informático é direcionado para o trabalho por turnos, como acontece nos hospitais, e «torna-se altamente trabalhoso adaptá-lo, quase que diariamente, aos Cuidados de Saúde Primários», relatam-nos.

Apesar das reclamações e sugestões para melhor operacionalizar o controlo da assiduidade, o problema persiste, dizem. Deste modo, os médicos responsáveis de cada unidade de saúde têm trabalho acrescido, «muitas vezes fora do seu horário de trabalho», com o “carregamento” de todos os horários, quando anteriormente era feito automaticamente pelo sistema. «A centralização da saúde nas ULS trouxe este e outros problemas», apontam.

Foto arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Jacinto Silva comemora hoje 100 anos

Este sábado, 27 de abril, foi dia de festa na freguesia de Bairro, em Vila Nova de Famalicão. Jacinto Pereira da Silva atingiu neste dia o centenário de vida.

O ‘Sr Jacinto’, como é carinhosamente tratado na freguesia, na vida ativa desempenhou funções de afinador, na Fábrica de Caniços. Agora, é acompanhado no seu dia-a-dia pela filha, com quem reside. A idade já vai pesando e criando alguns obstáculos na locomoção, no entanto, quem priva com o sénior destaca a sua lucidez.

Neste dia a festa fez-se em casa com a família e a presença especial do Presidente da Câmara e da Junta de Freguesia.

 

Bombeiros de luto: Faleceu o colega Vitor Martins de Riba d’Ave

Os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave estão de luto pelo falecimento do colega Vítor Martins, vítima de doença prolongada.

Com 34 anos de idade e mais de uma década de serviço enquanto bombeiro, Vítor Martins perdeu esta sexta-feira a batalha contra um cancro.

Este é mais um momento de consternação vivido naquela corporação de bombeiros, já que esta é, num curto espaço de tempo, a segunda perde de um operacional por motivos de doença.

 

Famalicão: João Nascimento eleito novo presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos trabalhos do órgão deliberativo.

Susana da Silva Ferreira continua, passando a primeira secretária, e entra Rui Pereira dos Santos, como segundo secretário. Este ato eleitoral decorre da renúncia ao mandato do anterior presidente, Nuno Melo, que assumiu o ministério da Defesa Nacional.

A lista da Coligação Mais Ação, Mais Famalicão recebeu 50 votos a favor, enquanto que a lista apresentada pelo PS teve 13 votos. Registo para três votos em branco.

Pelo acordo entre PSD e CDS, no projeto Mais Ação, Mais Famalicão, o presidente da Assembleia Municipal terá de ser do CDS, enquanto que os secretários são dos social democratas.

O novo presidente disse que é “uma enorme honra presidir” a este órgão e fez votos para que os trabalhos decorram sempre com respeito pelas opiniões diversas. Da sua parte, João Nascimento promete trabalhar para que as expetativas nele depositadas não sejam defraudadas. Terminou com palavras de reconhecimento ao trabalho do seu antecessor, Nuno Melo, que presidiu à Assembleia Municipal por mais de duas décadas.

A lista apresentada pelo PS foi liderada por Paulo Pinto, com Ricardo Vale e Fátima Sandra Araújo, para secretários.

Luís Ângelo Oliveira, presidente em exercício, terminou funções e regressa à bancada do PSD. Nas breves palavras da despedida, o substituto de Nuno Melo em muitas sessões e representações municipais, agradeceu a “liberdade” que o anterior presidente sempre lhe deu.

 

«O Famalicão está nota 10» elogia Gustavo Assunção

Gustavo Assunção, no Famalicão desde a época 19/20, confirma a evolução do clube «que mudou muito desde que cheguei. O centro de treinos é uma coisa linda, até no estádio foram feitos melhoramentos. Está nota 10. Está um clube da europa», elogia.

Aos canais do clube, o jovem médio, na projeção ao jogo com o Estoril, também reconhece que ele próprio «mudou muito» e fala do «bom espírito» que reina no grupo de trabalho onde «a experiência e a juventude» se entendem bem e partilham conhecimentos.

Sobre o jogo com o Estoril, o objetivo «é regressar às vitórias. Sabemos que lutar pela permanência é complicado. Eles vão jogar com tudo, mas nós vamos igualar ou superar os seus níveis».

 

Famalicão: Como vai reagir o Joane à eliminação da Taça AF Braga?

O líder da pró nacional da AF Braga, depois de eliminado da Taça, esta quinta-feira, volta a jogar domingo para a jornada 30 do principal campeonato de futebol distrital. O GD Joane, com 62 pontos, vai jogar a casa do SP Arcos, décimo quarto, com 35 pontos. Neste momento decisivo da época, e com quatro pontos de vantagem sobre o segundo classificado, importa saber como vai reagir a equipa de Duarte Nuno ao jogo da passada quinta-feira, diante do Torcatense, formação da divisão de honra.

Esta jornada reserva, ainda, o dérbi concelhio entre a Oliveirense (3.º, 55 pontos) e o Ninense (11.º, 40 pontos). O Bairro, na luta pela despromoção (17.º, 24 pontos) recebe o Vieira (7.º, 43 pontos). Todas as partidas jogam-se a partir das 16 horas.

Na divisão de honra, série B, joga-se a ronda 27, com o S. Cosme a visitar o São Paio, equipa que ocupa o quarto lugar, com 44 pontos. Já o conjunto de Vale S. Cosme é o “primeiro” da zona de despromoção, com 31 pontos.

O CD Lousado, prestes a garantir o primeiro lugar da série D da 1.ª divisão, com 50 pontos, joga no próximo domingo em Delães. O Operário, 3.º, com 40 pontos, ainda espreita um lugar de promoção à divisão de honra nas três jornadas que faltam. A formação de Mões joga sábado, em Calendário, contra a União Desportiva local.

Do calendário da jornada 24, ainda no sábado, o São Cláudio recebe o Gondifelos; no domingo, defrontam-se Fradelos e Louro, o Ruivanense recebe o Guisande e a ADJ Mouquim o Celeirós B. Todas as partidas da jornada começam às 16 horas.

Foto GD Joane

Famalicão: Equipa feminina recebe Valadares Gaia

O campeonato nacional feminino, Liga BPI, regressa este fim de semana para a jornada 20. O FC Famalicão, que luta pela fuga aos últimos lugares, recebe este sábado, às 11 horas, o Valadares Gaia, formação que ocupa o sétimo lugar, com 30 pontos. A partida terá lugar no campo número 2 do Estádio Municipal.

As famalicenses, treinadas por Rui Baptista, ocupam o décimo lugar, com 13 pontos.