Os jovens universitários têm, ainda, 16 dias para apresentar a candidatura a bolsas de estudo do ensino superior. As candidaturas devem ser entregues através do site https://bolsas.famalicao.pt/, até 15 de novembro. Mais informações podem ser obtidas junto da Casa da Juventude, através do e-mail bolsasestudo@famalicao.pt ou do contacto telefónico 252 314 582.
Este apoio da Câmara Municipal é válido para jovens residentes no concelho de Vila Nova de Famalicão, com idade igual ou inferior a 30 anos. Para se candidatarem, os estudantes do Ensino Superior, dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) ou de Cursos Técnicos e Superiores Profissionais (CTeSP) têm de viver no concelho há mais de três anos e têm de estar a frequentar a primeira licenciatura, o primeiro mestrado, o primeiro CET ou o primeiro CTeSP, independentemente do estabelecimento de ensino (público ou privado).
Os candidatos têm de pertencer a um agregado familiar cujo rendimento mensal per capita não seja superior a 60% da remuneração mínima nacional em vigor. Os alunos não podem ainda reunir património mobiliário no valor superior a 240 x IAS (102.936€), a 31 de dezembro do ano anterior ao do início do ano letivo.
De modo a submeterem a candidatura, os interessados devem reunir um conjunto de documentos, como a certidão de composição do agregado familiar, o comprovativo da matrícula, a declaração de IRS ou IRC, extrato de remunerações, entre outros.
Os documentos necessários estão descritos no Portal da Juventude de Famalicão (www.juventudefamalicao.org). No mesmo site, existe ainda um ficheiro que explica como toda a documentação pode ser obtida.
Recorde-se que a autarquia já apoia estudantes do ensino superior há mais de dez anos e, no ano letivo passado, entregou mais de 400 bolsas de estudo, num investimento total de 258 mil euros, o maior de sempre.
Cristiana Ferreira dass!
Miguel Loureiro