Famalicão: Mulher atropelada em Joane

Uma mulher foi atropelada, na manhã deste sábado, na vila de Joane, em Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 10h50, na Rua de Laborins, nas proximidades do posto da GNR daquela vila famalicense.

A vítima terá sido atropelada enquanto atravessava a rua, numa zona onde não existe passadeira.

No socorro à vítima, que terá sofrido ferimentos ligeiros, estiveram os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A mulher foi encaminhada para o Hospital de Famalicão.

A GNR tomou conta da ocorrência.

 

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

“Famalicão Com Teto” reúne com Associação Dar as Mãos

Diogo Barros, porta-voz do Movimento “Famalicão Com Teto”, reuniu com a direção da Associação Dar as Mãos, esta passada quinta-feira. O objetivo deste encontro foi para conhecer melhor a realidade do município e o trabalho da Associação Dar as Mãos, que foi muito elogiado por Diogo Barros.

O Movimento “Famalicão Com Teto” tem vindo a apresentar-se à sociedade civil e a associações famalicenses.

O líder deste Movimento, à semelhança do que acontece a nível nacional, lembra que o direito à habitação está consagrado na Constituição, mas que «há uma crise incontrolável e que urge a necessidade de encontrar soluções concretas».

Com este pressuposto, garantiu que o Movimento “Famalicão Com Teto” sairá às ruas brevemente, e que não irá desistir até que cada famalicense tenha um teto para viver.

Famalicão: Acólitos de Santo Adrião vendem velas

Esta quinta e sexta-feira, os Acólitos da Paróquia de Santo Adrião estão a vender, no Cemitério Municipal, velas para colocar nas campas e jazigos dos entes queridos.
O valor angariado reverte para a paróquia.
Os acólitos estão no cemitério durante todo o dia, enquanto que amanhã, sexta-feira, apenas da parte da tarde.

Famalicão: Cinema pela Palestina na Casa do Território

A iniciativa global “Palestine Cinema Days Around the World”, que visa consciencializar a sociedade civil para a relevância de uma solução justa e duradoura para o conflito israelo-palestiniano, promovendo a paz, a defesa das legítimas aspirações nacionais dos povos da Palestina e de Israel e a observância do Direito Internacional, passa, este sábado, por Famalicão, numa sessão que resulta da parceria entre a CIVITAS Braga – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, a Associação Famalicão em Transição e o Coletivo pela Libertação de Palestina.

A sessão terá lugar na tarde do próximo sábado, a partir das 14 horas, na Casa do Território, no Parque da Devesa.
Entre outras atividades, inclui a exibição do filme “Aida Returns” (2023), da realizadora Carol Mansour, cujo trabalho reflete a sua preocupação com os direitos humanos e a justiça social.
Depois da exibição do filme, decorre o debate entre os presentes.

Famalicão: Passe uma noite assustadora na Praça-Mercado

Na Praça-Mercado de Famalicão também se celebra o Halloween. A proposta é que os fregueses escolham esta quinta-feira para, à mesa de um dos espaços de restauração, comemorar uma noite assustadora.

Está garantida a animação musical, a cargo de um DJ convidado, enquanto que a Praça se apresentada decorada para a ocasião e alguns restaurantes vão apresentar pratos “assustadores”. Aproveite esta proposta para começar um fim de semana prolongado.

 

Famalicão: Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro começa esta quinta-feira

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão está, mais uma vez, a organizar e dinamizar no concelho o peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que decorre desta quinta-feira até domingo.

Os voluntários, devidamente identificados com o colete da instituição e com os habituais cofres lacrados com o símbolo da LPCC, estão recolher os donativos nas eucaristias semanais e dominicais das diversas paróquias, nos cemitérios, bem como em peditórios de rua e supermercados.

Famalicão: Candidaturas a bolsas de estudo para estudantes do Ensino Superior terminam a 15 de novembro

Os jovens universitários têm, ainda, 16 dias para apresentar a candidatura a bolsas de estudo do ensino superior. As candidaturas devem ser entregues através do site https://bolsas.famalicao.pt/, até 15 de novembro. Mais informações podem ser obtidas junto da Casa da Juventude, através do e-mail bolsasestudo@famalicao.pt ou do contacto telefónico 252 314 582.

Este apoio da Câmara Municipal é válido para jovens residentes no concelho de Vila Nova de Famalicão, com idade igual ou inferior a 30 anos. Para se candidatarem, os estudantes do Ensino Superior, dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) ou de Cursos Técnicos e Superiores Profissionais (CTeSP) têm de viver no concelho há mais de três anos e têm de estar a frequentar a primeira licenciatura, o primeiro mestrado, o primeiro CET ou o primeiro CTeSP, independentemente do estabelecimento de ensino (público ou privado).

Os candidatos têm de pertencer a um agregado familiar cujo rendimento mensal per capita não seja superior a 60% da remuneração mínima nacional em vigor. Os alunos não podem ainda reunir património mobiliário no valor superior a 240 x IAS (102.936€), a 31 de dezembro do ano anterior ao do início do ano letivo.

De modo a submeterem a candidatura, os interessados devem reunir um conjunto de documentos, como a certidão de composição do agregado familiar, o comprovativo da matrícula, a declaração de IRS ou IRC, extrato de remunerações, entre outros.

Os documentos necessários estão descritos no Portal da Juventude de Famalicão (www.juventudefamalicao.org). No mesmo site, existe ainda um ficheiro que explica como toda a documentação pode ser obtida.

Recorde-se que a autarquia já apoia estudantes do ensino superior há mais de dez anos e, no ano letivo passado, entregou mais de 400 bolsas de estudo, num investimento total de 258 mil euros, o maior de sempre.