Famalicão: Município investe 118 mil euros na oferta de material escolar e cadernos de atividades

A Câmara Municipal vai oferecer vouchers, de 20 e 10 euros, aos alunos do 1.º Ciclo inseridos nos escalões A, B e C para a aquisição de material escolar e os cadernos de atividades de Português, Matemática e Estudo do Meio para os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, e do caderno de atividades de Inglês para os alunos do 3.º ano.

São cerca de 118 mil euros «de investimento no futuro de Famalicão», assinala o presidente da Câmara Municipal, numa medida que abrange quase 2 mil alunos e que começa a ser implementada a partir de segunda-feira, dia 7 de agosto, com o envio dos códigos para levantamento dos cadernos de atividades. A partir de 14 de agosto, serão enviados os códigos dos vouchers correspondentes ao valor da oferta para a aquisição de material escolar.

Este “cheque-oferta” para o material escolar destina-se aos alunos do 1.º ciclo matriculados nos estabelecimentos de ensino da rede pública de Famalicão. Os vouchers de 20 euros são para os alunos beneficiários dos escalões A e B e os de 10 euros aos estudantes do escalão C.

Para beneficiarem deste apoio os encarregados de educação devem utilizar o código que será enviado via SMS, no mês de setembro, para o contacto que está inserido na Plataforma SIGA, apresentando-o em qualquer uma das livrarias/papelarias aderentes de Vila Nova de Famalicão, devendo fazer-se acompanhar do cartão de cidadão do aluno.

A lista dos estabelecimentos aderentes está em www.famalicaoeducativo.pt, nos estabelecimentos escolares e na página pessoal do aluno na Plataforma SIGA.

Este apoio municipal «é um investimento na educação e no futuro de Famalicão, que todos os anos procura dar melhores condições aos alunos, num apoio que sabemos importante para as famílias, que neste período do regresso às aulas têm encargos acrescidos», refere Mário Passos.

Deixe um comentário

Famalicão: Close-Up celebra 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco

O fecho do episódio 9 do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão integra a celebração dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco com duas sessões, uma para o público em geral e outra direcionada ao público escolar do 3º ciclo e secundário.

Foi estabelecido um circuito de ligações entre Camilo, Agustina Bessa-Luís, Manuel de Oliveira e Mário Barroso. “Francisca” é uma das propostas da programação, assim como “Amor de Perdição”.

Esta terceira réplica do episódio 9 do Close-Up inclui ainda uma proposta para os alunos mais jovens do 1º e 2º ciclo com “Da Vinci: O Grande Inventor”, de Pierre-Luc Granjon e Jim Capobianco. Os alunos poderão assistir ao filme na manhã dos dias 5 e 6 de maio, no Teatro Narciso Ferreira.

Os alunos mais velhos, do 3º ciclo e secundário, podem ver “Um Amor de Perdição” de Mário Barroso na tarde do dia 5 de maio.

Para o público em geral está reservado o filme “Francisca” de Manuel de Oliveira, a 17 de maio, às 15h00.

Estudantes, seniores e associados de cineclubes tem entrada gratuita, portadores do cartão quadrilátero pagam 1 euro e para o público em geral a entrada tem um custo de 2 euros.

Famalicão: Festa da Flor com três dias muito coloridos e animados

A Festa da Flor em Vila Nova de Famalicão realiza-se de 9 a 11 de maio, com exposições, oficinas, venda de flores, desfiles, música e gastronomia. Realce para a Batalha das Flores, na tarde do dia 11, e para o concerto de Carolina Deslandes na noite do dia anterior.

Um dos destaques é a exposição de ornamentações florais na Praça 9 de Abril, Rua de Santo António e Praça D. Maria II (topo norte). Na Praça D. Maria II estão as tradicionais tasquinhas regionais para satisfazer o apetite.

Neste período, a Praça D. Maria II será transformada na Praça da Flor, com 19 produtores e vendedores de flores; enquanto que a Alameda D. Maria II será um espaço de ofícios florais, com diversos artífices.

Na sexta-feira, dia 9, nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda decorrerá a arte de “En Plein Air”, com diversos convidados. Enquanto isso decorre, nas ruas da cidade, entre as 10 e as 12 horas, haverá animação com “Swing a song”. Na Praça D. Maria II, às 10h30, oficina de Cerâmica Artística, pela Fundação Castro Alves, para crianças do 1.º Ciclo; às 11h30, oficina de pintura em acrílico, para crianças do 1.º e 2.º Ciclos; às 14h15, oficina de “Flores de Papel”, também para alunos dos 1.º e 2.º Ciclos. As concertinas vão andar pelas ruas a partir das 15 horas. Pelas 16 horas, as crianças do 1.º Ciclo terão oportunidade de participar numa Oficina de Pintura. Às 18 horas abre no Museu Bernardino Machado a exposição “Flores pela Paz”. Às 21h30, na Praceta Cupertino de Miranda há concerto pela famalicense Helena Fernandes; às 22h30, na Praça D. Maria II, concerto Chão de Estrelas com diversos artistas convidados e a participação instrumental da Banda Marcial de Arnoso Santa Maria e The Village Ensemble.

Sábado, dia 10 de maio, entre as 10h30 e as 14h30, na Praça D. Maria II, oficina de iniciação à pintura em aguarela. Oficina “Terrários” às 11h30, Praça D. Maria II. Pelas 14h30, começa o desfile de fanfarras, numa organização dos Bombeiros Voluntários Famalicenses. As concertinas voltam a percorrer a cidade, a partir das 15 horas. À tarde haverá mais duas oficinas: “Bordando Flores”, às 15h30, e “Artes decorativas – Pintura de uma peça em terracota”, às 16h30, ambas na Praça D. Maria II. A noite arranca com um concerto, às 20h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com Joaquim Carneiro & Convidados; às 21h30, na mesma Praceta, concerto com Maria Silva; termina, às 22h30, com um concerto por Carolina Deslandes.

O domingo arranca com teatro infantil, e a peça “Bzzzoira Moira”, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Será às 10h00, na Praceta Cupertino de Miranda. O ponto alto das celebrações é o desfile da Batalha das Flores que começa às 15h30 e que irá percorrer as ruas da cidade com a participação de um elevado número de associações e grupos famalicenses.

As festas terminam às 18h30, na Praceta Cupertino de Miranda, com um concerto pela Banda de Famalicão.

Famalicão: Concertos de Pop, Rock e Canções de Abril na Casa do Artista Amador

Já é conhecida a programação da Casa do Artista Amador de Famalicão para esta semana.

Quinta-feira é dia de concerto com Allandeie que traz ao palco o seu novo trabalho discográfico. Canções que tocam o coração e fazem o corpo mexer, tudo num registo onde o Pop se entrelaça com o Soul. A CAA promete um serão de excelência para quem gosta de melodias suaves, com uma voz carregada de sentimento.

A entrada tem um custo de 6 euros e a concerto está agendado para as 22h00.

Na sexta-feira pode celebrar o 25 de abril com os Ecos. O convite é para que se junte ao convívio com o seu farnel para um piquenique ao almoço ou lanche, acompanhado de música e jogos tradicionais. A entrada é gratuita e há serviço de bar com petiscos e bebidas.

Ainda no mesmo dia, às 22h30, António Gil e Vítor Mesquita vão atuar num concerto inspirado nas Canções de Abril de vários autores Portugueses. A entrada tem um custo de 5 euros.

No sábado, os Vímara voltam novamente ao palco da CAA e os Sete Pedras na Mão farão a sua estreia. Espera-se uma noite de Rock Alternativo num espetáculo com entrada a 5 euros.

Pode fazer a sua reserva através do WhatsApp pelo 969 489 422.

“Famalicão Cidade Aberta” à discussão sobre as suas transformações e o futuro

A conferência “Famalicão Cidade Aberta”, iniciativa da Casa da Memória Viva, terá lugar no próximo sábado, a partir das 9 horas, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda. São 23 conferencistas e oradores que vão falar sobre o território e a comunidade e das transformações que sofreu, 50 anos depois do “Verão Quente” que colocou Famalicão a abrir telejornais e a ocupar as primeiras páginas de jornais.

Dos convidados, destaque Jorge Moreira da Silva, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo da UNOPS; João Cerejeira, doutorado em Economia pelo Instituto Universitário Europeu, professor de economia do trabalho e econometria aplicada e investigador na Escola de Economia, Gestão e Ciência Política da Universidade do Minho; e José Carlos Bomtempo, diretor criativo da agência de publicidade BAR Ogilvy.

Mas, outras personalidades vão acrescentar valor e abrir caminhos de futuro, como sejam o arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, os professores universitários Helena Freitas e Carlos Maurício Barbosa, o empresário Carlos Couto, o maestro José Eduardo Gomes, o coronel Bacelar Ferreira, o pluricampeão de enduro e todo-o-terreno em motos Paulo Marques ou a investigadora Sara Silva Pereira.

«Para a nossa Associação, enquanto entidade organizadora, foi recompensador e um extraordinário incentivo termos reunido um elenco de oradores de excelência; todos eles de inegável mérito pessoal e com qualidades profissionais, académicas, culturais ou cívicas que orgulham Famalicão», frisa a direção da Casa da Memória Viva.

A participação nesta jornada de reflexão e debate sobre o futuro da Vila Nova de Famalicão é gratuita, mas carece de inscrição em https://forms.gle/f8GGTTk3EV6mg1ft5

 

Famalicão: Assembleia Geral da AD Ninense passa de 2 para 9 de maio

A Assembleia Geral da Associação Desportiva Ninense, anteriormente marcada para o dia 2 de maio, foi adiada para o dia 9 do mesmo mês. Entre outros pontos, a reunião serve para recolher potenciais candidaturas para a formação de um novo elenco diretivo para o biénio 25/27.

Recorde-se que desde março, e depois da demissão do então presidente, Filipe Miranda, a coletividade passou a ser liderada por Marta Faria, vice-presidente da direção.

A reunião de 9 de maio está marcada para as 21 horas, no auditório da coletividade, começando com a leitura da ata da sessão anterior, seguida da discussão sobre a situação desportiva e diretiva, prossegue com a recolha de eventuais candidaturas e termina com a análise de outros assuntos de interesse.

No plano desportivo, e cumpridas trinta jornadas da pró nacional da AF Braga, a AD Ninense está a lutar pela fuga aos lugares de despromoção. Faltam quatro jornadas para o final e ocupa o décimo quinto lugar, com 33 pontos. Na próxima jornada, no dia 27 de abril, recebe o líder Celoricense.

Se à hora marcada não estiver presente o número de sócios exigidos pelos estatutos, a Assembleia, liderada por Abílio Gomes Oliveira, terá lugar trinta minutos depois com os presentes.

Famalicão: Ivo Faria, líder nacional do CNE, diz que Papa Francisco foi um exemplo «inspirador»

O Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português (CNE) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco. Ivo Faria, o famalicense dirigente nacional do CNE, refere que ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco sempre «demonstrou uma relação muito próxima e positiva com o Escutismo».

Por isso, a direção nacional do CNE assume que os escuteiros estão «profundamente agradecidos pelo seu testemunho de vida, inspirador e transformador».

Ivo Faria menciona que o Papa reconhecia o papel do Escutismo Católico na promoção de uma cidadania ativa e responsável e que via no movimento escutista muitos dos princípios que o próprio considerava fundamentais para uma plena vivência cristã. A direção do CNE acrescenta que, em 12 anos, o Papa Francisco «marcou profundamente a Igreja e o mundo com humildade, simplicidade e uma incansável dedicação aos mais frágeis. A sua vida foi testemunho de serviço, esperança e amor, inspirando milhões de pessoas, incluindo os escuteiros em todo o mundo».

Por tudo isto, Ivo Faria diz que o exemplo do Papa Francisco «continuará a iluminar o caminho dos escuteiros católicos e a fortalecer a nossa missão de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos».