Famalicão: Município organiza Jornadas da Cidade Amiga da Pessoa Idosa

O Município de Famalicão promove no dia 4 de outubro, a 1ª edição das Jornadas da Cidade Amiga da Pessoa Idosa, um encontro que vai decorrer na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a partir das 09h30.

O presidente da autarquia, Mário Passos, vai marcar presença na abertura do evento e junta-se ao vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, e à psicóloga e professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carla Faria.

O período de debate está agendado para as 11h30, mas antes serão presentados os projetos municipais “Mais e Melhores Anos” e “Rede de Academias Seniores”.

A semana em Famalicão será dedicada a esta temática, nomeadamente com a realização do mercado urbano “Vai à Vila” sobre Envelhecimento Ativo e Sustentável, na Praça D. Maria II, nos dias 5 e 6 de outubro.

Durante o fim de semana, no mercado, os seniores podem participar na aula de ginástica sénior, agendada para sábado, pelas 16h00, também na Praça D. Maria II. No domingo, pelas 10h00, haverá uma aula de zumba e, entre as 15h30 e as 17h30, os famalicenses podem assistir à atuação de quatro tunas das Academias Seniores famalicenses.

Também no sábado, 5 de outubro, a Casa do Território vai acolher o Encontro Concelhio de Envelhecimento Ativo e Sustentável, entre as 10h00 e as 12h00.

Todas as iniciativas são de entrada livre, limitadas à lotação dos espaços.

Deixe um comentário

Famalicão: Um ferido em colisão entre carro e trotinete na rotunda junto ao tribunal

Uma pessoa ficou ferida, na noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e uma trotinete.

O acidente aconteceu cerca das 21h30, na Av. Eng. Pinheiro Braga ao lado do tribunal.

A vítima, que seguia na trotinete, foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses, e transferida, com ferimentos ligeiros, para o hospital local.

A PSP tomou conta da ocorrência.

Famalicão terá 145 secções de voto nas Eleições Legislativas

Nas Eleições Legislativas, que decorrem a 18 de maio, e segundo edital da Câmara Municipal, publicado a 1 de abril, haverá 145 secções de voto no concelho.

Assim, Antas e Abade de Vermoim terá 8; a União de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures 5; a União das Freguesias de Avidos e Lagoa 3; União das Freguesias de Carreira e Bente 3: União das Freguesias de Esmeriz e Cabeçudos 5; União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz 6; União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei 5; União das Freguesias de Ruivães e Novais 3; União das Freguesias de Seide 2; União das Freguesias de Vale (São Cosme), Telhado e Portela 7.

A União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário terá 19 mesas de voto; Bairro com 4; Brufe 2; Castelões 2; Cruz 2; Delães 4; Fradelos 4; Gavião 4; Landim 3; Louro 2; Lousado 4; Mogege 2; Nine 3; Oliveira Stª Maria 4; Oliveira Stº Mateus 3; Pedome 2; Pousada de Saramagos 3; Requião 3; Vale São Martinho 2; Vermoim 3; Vilarinho das Cambas 2.

Nas vilas, em Joane, haverá 8 mesas, Ribeirão terá 9 e Riba de Ave 4.

Famalicão: “Seguir ensino artístico em Famalicão é possível”

Esta sexta-feira, entre as 18h00 e as 20h00, serão apresentados no Auditório do Citeve, alguns dos trabalhos realizados pela ACE Escola de Artes e em seguida haverá uma conversa informativa entre todos os presentes.

A abertura estará a cargo da FECAPAF e por entre os convidados e oradores estão os atores António Capelo (Director da ACE), Bernardo Gavina (Ator e Encenador) e Carlos Correia (Ator), Pedro Aparício (Director ACE), Helena Machado (Diretora Pedagógica e Artística ACE) e Sílvia Correia (Coordenadora do Curso Básico de Teatro).

Este momento é direcionado a pais, alunos, professores e diretores de escolas. Os interessados podem fazer a sua inscrição online aqui.

Famalicão: Escola Camilo assinala Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo

Esta quarta-feira, o departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco assinalou o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, com uma ação de sensibilização sobre a temática.

Esta ação teve como objetivo reforçar a importância dos direitos das pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo, «garantindo-lhes dignidade, autoestima e a plena inclusão na família, na escola e na sociedade».

A atividade contou, ainda, com a participação do artista Elísio Miguel, um jovem com Perturbação do Espectro do Autismo que apresentou duas peças ao piano e, em conjunto com a aluna Sofia Silva, do décimo ano do curso de Design de Moda, expuseram os seus trabalhos artísticos, numa oportunidade de simbiose entre a arte e inclusão.

«A arte conecta pessoas de diferentes origens e culturas, promovendo empatia e o respeito pela diversidade. Não é apenas uma questão de representatividade, mas sobretudo de acesso e participação. Quanto mais diversificado/inclusivo for o ambiente artístico, mais poderá refletir e transformar a sociedade», explica o departamento de Educação Especial.

No final, o professor Rui Mesquita, ao piano, e a aluna Maria Gil, do 12º ano, interpretaram a música “Imagine”, de John Lennon, como se sabe um hino universal pela paz, por um mundo melhor, sem desigualdades.

Famalicão: Duatlo com recorde de inscritos

Este fim de semana, Famalicão respira desporto. O Duatlo, uma das provas mais emblemáticas e competitivas do calendário desportivo famalicense, acontece este domingo, dia 6 de abril, com início às 10 horas.

A prova é, também, a escolha da Federação de Triatlo de Portugal para receber o Campeonato Norte, juntando assim os melhores atletas nacionais em Famalicão.

A 13.ª edição tem já um recorde de inscritos. «Batemos de longe as inscrições do ano passado. Superamos já os 500 atletas», conta Paulo Ruivo, da Associação Amigos do Pedal, a entidade organizadora, que tem a colaboração do Município de Famalicão e o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal (FTP).

De resto, o Duatlo segue o modelo dos anos anteriores, com saída do Parque da Devesa, para percorrer caminhos, já existentes ou improvisados, por meio de campos e floresta.

Os participantes têm pela frente um primeiro segmento de atletismo com cerca de 5 quilómetros, seguida de percurso de BTT, com cerca de 20 quilómetros de extensão. A prova termina com novo segmento de corrida, com cerca de 2,1 quilómetros, a realizar em percurso no Parque da Devesa.

Mas, a grande novidade deste ano é a realização de uma prova semelhante para crianças, o Duatlo Kids, marcado para a tarde de sábado, dia 5 de abril, no Parque da Devesa. Haverá três escalões em prova e as inscrições já estão esgotadas.

Paulo Machado Ruivo explicou, no dia da apresentação, que o objetivo é ter poucas crianças para lhes poder dar um acompanhamento adequado. «Servirá também para aprendermos», revela. Nesta prova não haverá pódios, porque pretendem com a iniciativa proporcionar aos jovens atletas o contacto com o duatlo, duas modalidades cada vez mais populares: o Btt e o atletismo.

O Duatlo de Famalicão marca o arranque das iniciativas desportivas da Associação Amigos do Pedal, uma entidade que marca o calendário desportivo famalicense ao nível das iniciativas com bicicleta. Estão já programados o Conquer by GPS, para 29 de junho, e a BTT Night Race, para 13 de setembro.

Este dinamismo é reconhecido pelo município de Famalicão. O vereador do Desporto, Pedro Oliveira, frisou que a Associação Amigos do Pedal «cumpre na integra, há quase vinte anos, com atividades que promovem a atividade física e o desporto, quer numa vertente recreativa quer numa vertente mais competitiva». Atividades físicas que, no entender do autarca, valorizam o território «porque são, de tal forma, aliciantes que fazem com que muitas pessoas venham a Vila Nova de Famalicão conhecer as nossas atividades, os nossos caminhos, os nossos trilhos, as nossas quintas, muitos dos nossos bosques, onde se realizam atividades», regista.

Famalicão: Espaço à venda onde está o INAC não é propriedade do Famalicão Central Park

O Grupo Pluris Investment, proprietário do Famalicão Central Park, em Ribeirão, esclarece que não é dono do pavilhão do INAC (Instituto Nacional de Artes do Circo) que está à venda e que pode levar ao risco de despejo. Aliás, não é dono também do espaço onde estão a “Casa China”, a “Craze Shoes” e a JN Seats.

É verdade que uma das frações do INAC é propriedade do Famalicão Central Park, mas não é essa que está à venda.

No entanto, o Famalicão Central Park adianta que, com a Widerproperty (gestora do empreendimento e que representa apenas o Grupo Pluris), o proprietário do espaço, a Câmara de Famalicão e o INAC, está a tentar encontrar uma solução.

Isto porque o INAC precisa desse pavilhão para desenvolver todas as suas atividades e guardar o material.

Recorde-se que o INAC emitiu um comunicado, onde anunciava ter a atividade em risco por causa da venda do pavilhão e porque os montantes de renda «atingem valores considerados proibitivos». Sem aquele espaço, diz que a permanência da instituição fica «praticamente insustentável».