Famalicão: Novais com novo espaço religioso e comunitário

O novo Centro Pastoral e Paroquial de Novais foi inaugurado este domingo, numa sessão que contou, entre outros, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que procedeu bênção do espaço.

O edifício representa um investimento que ronda os 355 mil euros, 100 mil dos quais concedidos pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia. Com uma área de 700 metros quadrados, o espaço apresenta um salão polivalente, salas de catequese, cartório, entre outros espaços preparados para receber momentos religiosos a atividades culturais.

Trata-se de um projeto «que não foi pensado apenas para cumprir um propósito que atende à dimensão religiosa, mas também outras valências que as comunidades têm que ter, nomeadamente, no que respeita à cultura, ao desporto, à solidariedade e ao recreio», sinalizou Mário Passos, reforçando a polivalência da obra. O autarca sublinhou, ainda, a importância da ligação entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a comunidade local, de modo a que, «de mãos dadas, continuamos juntos nesta trajetória de criação de bem-estar, melhor qualidade de vida e orgulho por sermos famalicenses».

O Centro Pastoral e Paroquial «é tão importante como a igreja», disse o Arcebispo Primaz de Braga. D. Jorge Ortiga reforçou que «aqui aprofundamos a fé e partimos para a vida com uma responsabilidade diferente».

À margem da inauguração, foi igualmente falado o novo parque de lazer previsto para esta freguesia. Sobre este espaço, Mário Passos assinalou a pretensão de avançar com «a aquisição dos terrenos, por forma a que também seja aqui colocado mais outro equipamento de qualidade».

Famalicão vence Boavista e FamaBoys festejam na rua (1 – 2)

O Futebol Clube de Famalicão venceu, este domingo, no Bessa, o Boavista, por 1 – 2, em partida da 25ª jornada da Liga Portugal Bwin.

Todos os golos do encontro surgiram na segunda parte, com o primeiro a ser apontado Iván Jaime.

Dobre marcou o segundo três minutos depois.

O adversário pontuou através de um autogolo.

Com este resultado o Futebol Clube de Famalicão soma mais três pontos e chega aos 33, ocupando a 9º posição da tabela classificativa.

A partida fica marcada pelo facto dos Fama Boys não terem marcado presença no recinto desportivo. Nas redes sociais surgiram vários relatos a explicar que o mesmo se deveu ao fato do grupo ter sido, alegadamente, barrado pelas autoridades na sequência de um processo de identificação à porta do estádio.

 

Famalicão perde com o último classificado

A jornada 16 do campeonato nacional feminino reservou uma enorme surpresa. O FC Famalicão, quinto da classificação, foi derrotado, 1-0, pelo último, o Amora.

Uma derrota inglória para as famalicenses que desperdiçaram várias oportunidades e, no último lance do encontro, sofreram um golo. Iris Ferreira foi, assim, a heroína do Amora.

Cumprida a jornada 16, a equipa de Marco Ramos continua em quinto lugar, com 28 pontos.

Famalicão: Paróquia de Santa Eulália oferece pequeno almoço

A paróquia de Arnoso Santa Eulália, através do grupo de catequese, comemorou o Dia do Pai.

A data foi assinalada com a oferta do pequeno-almoço no final da eucaristia deste domingo, celebrada pelo pároco Vítor Sá.

Foi um momento de salutar partilha e de convívio entre toda a comunidade paroquial.

Famalicão: Morreu este fim de semana aos 102 anos uma das mulheres mais velhas do concelho

Morreu este fim de semana Laura Ramos dos Santos, uma das mulheres mais velhas de Vila Nova de Famalicão.

A sénior nasceu na Póvoa de Varzim mas veio viver para a freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão. Durante a vida ativa foi peixeira de profissão e era apelidada de Laura Poveira, dada a ligação familiar que mantinha com a Póvoa de Varzim e o negócio do peixe.

Laura Ramos dos Santos era utente do Centro Social Paroquial de Brufe e faleceu este fim de semana, devido a complicações de saúde, aos 102 anos de idade.

As cerimónias fúnebres vão acontecer esta segunda-feira pelas 15h00, com a eucaristia de corpo presente na Igreja Paroquial de Brufe. O corpo vai ficar em câmara-ardente, a partir das 14:00 horas.

Aviso: Corte de água em Antas, Abade de Vermoim, Requião e Esmeriz

A Câmara Municipal de Famalicão informa que, na tarde desta segunda-feira, poderá haver falhas no abastecimento de água da rede publica, na sequência de uma intervenção de manutenção, na Rua Fernando Mesquita, em Antas.

Os trabalhos deverão afetar as freguesias de Antas, Abade de Vermoim, Requião e Esmeriz, no horário entre as 14h e as 18h.

Famalicão: Jovem de 20 anos ferida em despiste automóvel na freguesia de Requião

Uma jovem de 20 anos ficou ferida, na manhã deste domingo, na sequência do despiste da viatura onde seguia, na freguesia de Requião, em Vila Nova de Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, o sinistro deu-se por volta das 08h20, nas proximidades do cemitério daquela freguesia.

Para o socorro da vítima foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que a transportaram para uma unidade hospitalar.