
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a percorrer as Unidades de Saúde Familiar (USF) do concelho. A primeira visita de Mário Passos foi à USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, onde reuniu com o corpo clínico e tomou conhecimento do funcionamento da unidade de saúde que, futuramente, terá novas instalações.
O autarca, que esteve acompanhado pela vereadora da Saúde, Sofia Fernandes, e pelo presidente da Unidade Local de Saúde do Médio Ave, António Barbosa, deu conta dos «esforços» que a Câmara Municipal tem promovido junto da tutela «para a melhoria da rede de cuidados de saúde do concelho. Esforços que têm permitido colocar no terreno intervenções muito importantes para que também na Saúde Famalicão dê passos significativos» que, do seu ponto de vista, traduzir-se-ão «em mais e melhores serviços para os famalicenses».
Mário Passos fez, ainda, referência a outras intervenções e candidaturas que estão a ser lançadas para a construção, renovação e apetrechamento de centros de saúde, como é também o caso da construção das novas USF de Joane, Nine e Ruivães e da requalificação do Centro de Saúde de Famalicão e do Centro Diagnóstico Pneumológico.
Recorde-se que em fevereiro deste ano foi lançado o concurso público para a construção das novas instalações da USF de São Miguel-o-Anjo, e já em junho, o executivo municipal aprovou a adjudicação da obra à Costeira. Trata-se de um investimento de 2.2 milhões de euros, metade assumido pela autarquia e o restante cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
As futuras instalações da USF de São Miguel-o-Anjo vão ser construídas num terreno cedido pela autarquia à ARS Norte, localizado na rua Francisco António dos Reis, em Calendário, e contempla espaços dedicados à Saúde da Mulher e da Criança e à Prestação de Cuidados de Saúde Gerais. O prazo de execução é de 480 dias e o projeto inclui gabinetes médicos e de enfermagem, área administrativa, área de apoio, salas de espera, instalações sanitárias, entre outros espaços.