Famalicão: Outubro dedicado à sensibilização e prevenção do cancro da mama

O Centro Hospitalar do Médio Ave vai realizar palestras e sessões sobre o cancro da mama e vai adotar uma decoração alusiva à mesma temática. As conferências são destinadas a profissionais de saúde e utentes.

No dia 15 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama. Consequentemente, CHMA organiza uma sessão de esclarecimento para os utentes da instituição e população em geral, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso. O evento é gratuito e inicia-se às 9h00. Por volta das 15h30, no mesmo dia, vai desenvolver-se o “Exercício Rosa – Vamos Exercitar para Prevenir”, no Parque Urbano de Geão, em Santo Tirso.

Os profissionais de saúde também vão poder participar nas I Jornadas “Outubro Rosa no CHMA”, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, no dia 29 de outubro. O encontro, desenvolvido pelo Serviço de Oncologia juntamente com a Clínica da Mama, começa às 9h00 e apresenta três mesas redondas que vão abordar a atividade do CHMA na patologia da mama, o modo como se deve falar sobre esta doença e o diagnóstico Imagiológico.

No mesmo local e no mesmo dia, os utentes da instituição e os cidadãos famalicenses podem comparecer a três mesas redondas com os temas “Do diagnóstico ao tratamento”, “A importância da abordagem multidisciplinar” e “O papel do voluntariado no CHMA”.

Os eventos exigem inscrições e estão limitadas ao número de vagas disponíveis. As inscrições podem ser realizadas em https://inqueritos.chma.pt/lime/index.php/317168 ou no Hospital de Dia de Oncologia das Unidades de Famalicão e de Santo Tirso.

Famalicão: Diogo Costa é campeão em Singapura

O jovem jogador famalicense festejou o título nacional de Singapura, ao serviço do Lion City Sailors.

Diogo Costa, defesa esquerdo, está emprestado pelo FC Famalicão a este clube pelo qual também vai lutar pela Champions Asiática Dois, com a final a ser disputada contra o Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos.

Festa da Flor e Batalha das Flores motivam cortes de trânsito no centro da cidade

A realização da Festa da Flor e da tradicional Batalha das Flores vai implicar alterações ao trânsito e ao estacionamento no centro de Famalicão, especialmente, na tarde deste domingo.

De acordo com a autarquia, entre as 13h00 e as 19h00, vai ser proibida a circulação nas seguintes artérias: Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Alameda D. Maria II, Rua D. Pedro V, Rua José Gomes de Matos, Rotunda D. Sancho e Avenida José Manuel Marques.

Torres de iluminação do Campo da Feira entram em funcionamento ainda este mês

As novas torres de iluminação do Campo da Feira, em Vila Nova de Famalicão, deverão entrar em funcionamento já durante este mês de maio. A informação foi confirmada pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, durante uma visita ao local.

A instalação das torres representa uma nova etapa da intervenção iniciada em janeiro e insere-se num projeto de melhoria das condições de segurança e visibilidade do recinto, com um investimento municipal de cerca de 166 mil euros.

Além da iluminação, estão também a ser criados novos pontos de eletricidade, destinados a apoiar os feirantes no uso de equipamentos essenciais à sua atividade, como balanças e utensílios elétricos.

Trânsito condicionado este domingo de manhã entre Famalicão e Joane

Este domingo, 11 de maio, o trânsito vai sofrer algumas alterações devido à realização da XXV edição da prova desportiva Famalicão-Joane.

A Câmara Municipal informa que, a partir das 09h00, o trânsito estará proibido na Avenida de Santa Maria de Vermoim, na Estrada Nacional 206 (entre Vermoim e Joane) e na Rua da Ribeira, em Joane, devido à caminhada Vermoim/Joane.

Já a corrida Famalicão-Joane vai implicar o corte de trânsito, a partir das 09h30, na Avenida Marechal Humberto Delgado até à Rotunda Bernardino Machado, na Estrada Nacional 206 (sentido Famalicão/Guimarães) até Joane (rotunda da VIM Joane-Vizela) e também na Rua da Ribeira.

Hoje há Batalha das Flores em Famalicão

Este domingo, 11 de maio, Famalicão recebe um dos momentos mais aguardados da Festa da Flor: a tradicional Batalha das Flores. O desfile começa às 15h30 e vai percorrer várias ruas da cidade, colorindo o centro urbano com flores, música e muita animação.

A iniciativa conta com a participação de dezenas de associações e coletividades do concelho, desde grupos culturais e recreativos a instituições seniores, bandas de música e grupos de teatro e folclore.