Famalicão: PASEC lança nova plataforma online

A PASEC lançou uma nova plataforma online, que acredita ser mais moderna e intuitiva, para dar resposta a todo o tipo de terminais e dispositivos, sejam telemóveis, tablets, smart tv ou pc portáteis.

O novo sítio da internet da PASEC continua em www.pasec.pt e inclui uma parte que integra a história, objetivos, equipa, a referência à Casa das Ideias da PASEC e os vários espaços da organização a nível nacional e internacional.

Uma parte do site é dedicada às áreas de intervenção da PASEC: PASEC Advantage; PASEC In Group; PASEC Underground; PSEC ADN; PASEC Geo, a Escola da Natureza; e a PASEC Habitat, a Escola de Adultos da PASEC.

Numa outra parte surge o Universo PASEC que agrega as várias atividades da PASEC. Destaque para eventos como a Assembleia Internacional Juvenil, o ANIMA – Encontro Internacional de Animação Sociocultural, a Geoaventura ou as suas Companhias Artísticas como são a ADN – Artes Dramáticas do Nada (Teatro), os Arena (Dança), os BPM (Música) e os D’Art (Artes Visuais).

Inclui, ainda, uma biblioteca digital com todas as obras pedagógicas editadas pela PASEC.

Na apresentação do novo site, a presidente da PASEC, Sara Gomes, salientou que este é mais um passo «para a modernização na organização e melhoria das respostas de proximidade que dá aos públicos com que opera».

Deixe um comentário

Famalicão: Vítor Paneira não deve continuar no Varzim

O treinador famalicense estará de saída do Varzim SC, depois do clube poveiro falhar a subida à II Liga.

Vítor Paneira, nesta segunda passagem, entrou a quatro jornadas do final da época 2022/2023 garantindo a permanência e, nas duas épocas seguintes, apurou a equipa para a fase de subida à II Liga, apesar de um contexto de muitas dificuldades financeiras no clube.

Paneira, de 59 anos, depois de uma carreira notável de jogador, particularmente ao serviço do Benfica, continuou no futebol como treinador. Para além desta passagem pelo Varzim, o famalicense já treinou, por exemplo, o Tondela, Boavista, Famalicão, Moreirense e Ribeirão.

Famalicão: Martim Cunha chamado à Seleção nacional sub-18

O jovem jogador famalicense está convocado para a Seleção nacional sub-18 que, a partir de 1 de junho, vai disputar um torneio internacional da UEFA. A prova realiza-se em Nyon, tendo como adversárias as seleções do Japão, Senegal e Uruguai.

Para este momento de trabalho, que começa a 27 de maio, o selecionador nacional, Emílio Peixe, chamou 20 atletas, entre os quais está Martim Cunha, que joga no FC Porto.

 

Portugal vence Torneio Internacional na Croácia com a ajuda de dois famalicenses

A Seleção Nacional Sub-15 venceu, este domingo, a Croácia, por 3-2, na final do Torneio Internacional Vlatko Markovic. Do grupo de jogadores nacionais há dois famalicenses: Guilherme Maia, do FC Famalicão, e Gonçalo Santos, do FC Porto.

Na Croácia, a equipa das Quinas somou este triunfo às duas vitórias – Japão (4-1) e da Inglaterra (2-0) – e um empate – Grécia (1-1) – que lhe valeram o primeiro lugar no Grupo B. Já a Croácia tinha vencido o Grupo A, composto ainda por França, Roménia e Suíça.

Famalicão: Aliança Democrática (PSD/CDS) também vence no concelho e no distrito

A Aliança Democrática (PSD/CDS-PP) venceu a noite eleitoral em Famalicão, com 36,18% dos votos, num total de 31.754 votos. Melhor resultado do que em 2024 (33,79 e 30 082 votos). Em segundo lugar, ficou o PS, com 24,56% e 21.556 votos e o Chega fecha o pódio com 21,91 e 19.242 votos. A Iniciativa liberal foi o quarto partido mais votado, com 6,29 e 5.516 votos.

Comparativamente a 2024, o PS baixou, em votos e mandatos, e o Chega subiu de forma considerável. Também a Iniciativa Liberal subiu, tal como o livre.

No distrito, nova vitória da coligação PSD/CDS, também superior a 2024, com o PS a descer e a perder um mandato, enquanto que o Chega é outro dos grandes vencedores, aumentando o número de votos e deputados. De 1, passou para 5.

Confira, no quadro, as comparações distritais entre 2024 e 2025.

Famalicão: Lina Pinheiro eleita deputada pelo Chega

A famalicense Lina Raquel Maia Pinheiro foi eleita deputada à Assembleia da República pelo Chega, no Círculo Eleitoral de Braga.

A líder da Juventude ocupava a quinta posição da lista, encabeçada por Filipe Melo.

É a primeira vez que o partido elege um deputado famalicense.

Desta forma, Famalicão está representado por três mulheres na Assembleia da República, Sofia Fernandes pela AD, Sandra Sousa Lopes pelo PS, e agora também a confirmação de Lina Pinheiro pelo Chega.

Famalicão: Sandra Sousa Lopes eleita deputada pelo PS

Sandra Sousa Lopes é a representante famalicense no Parlamento pelo PS. Integrava o segundo lugar da lista pelo Círculo Eleitoral de Braga, a seguir a José Luís Carneiro.

A também vice-presidente do PS estreia-se na Assembleia da República.

Na manhã deste domingo, em declarações ao Cidade Hoje, demonstrou confiança no projeto político que abraça, só lamentando que a campanha tenha andado «mais à volta de casos do que das propostas».

Recorde-se que a socióloga foi recentemente escolhida para liderar a candidatura a Lousado, freguesia onde reside.