Famalicão: Praça promove webinar sobre economia circular

“InspirAção Circular para a Comunidade” é o nome do webinar organizado pela Praça – Mercado Municipal de Famalicão, que acontece esta sexta-feira, às 16h00, com transmissão em direto na página de facebook da Praça.

Nesta sessão será feita uma abordagem técnico-científica sobre o conceito da economia circular e serão partilhadas as iniciativas e os resultados obtidos com o projeto “Praça Circular”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 — Produção e Consumo Sustentáveis.

Neste webinar o destaque vai para o debate «A economia circular nas opções de consumo», moderado por Mário Aguilar, Consultor CPA – Consultoria e Projetos de Ambiente, que contará com a presença de Filipa Gouveia, da ECOonnect Portugal, que abordará a perspetiva dos produtos e serviços no mercado, e de Cristina Ferreira, da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, sobre a alimentação e consumo sustentáveis.

Praça Circular é o novo projeto promovido pela Praça – Mercado Municipal de Famalicão que pretende consciencializar públicos para a produção e consumo sustentáveis. Mais informações em www.pracafamalicao.pt e www.facebook.com/praca.mercadofamalicao

Famalicão: Alunos da Camilo Castelo Branco garantem lugar na Final Nacional do STEM Racing Portugal

A engenharia, a criatividade e o espírito de equipa estiveram em destaque no passado sábado, no CITEVE, em Vila Nova de Famalicão, durante a Final Regional STEM Racing Portugal 2025. Esta competição, integrada no projeto internacional “F1 in Schools”, reúne jovens talentos do ensino secundário.

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco afirmou-se como uma referência com três das suas equipas – “Project One”, “Blaze Force” e “Corsia Racing” – a conquistarem o apuramento para a Final Nacional, que terá lugar nos dias 5 e 6 de junho, em Fafe.

A equipa “Project One” venceu a competição e as categorias de Engenharia, de Especificações e o Piloto mais rápido.

Estas equipas, formadas por alunos entre os 15 e os 18 anos, do Curso de Ciências e Tecnologias, demonstraram a competência em áreas como engenharia, design e modelação 3D, marketing, empreendedorismo e trabalho em equipa.

Embora pertençam ao mesmo agrupamento escolar, as três equipas trabalham de forma autónoma.

A participação nesta competição internacional não se resume à corrida de mini F1 movido a ar comprimido, trata-se de um desafio multidisciplinar, que exige rigor técnico, pensamento estratégico e excelência na comunicação.

Dádiva de Sangue na Lama (Santo Tirso)

A Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove, no próximo domingo, uma colheita de sangue no salão paroquial da Lama, no concelho de Santo Tirso. Com apoio do Grupo de Jovens desta localidade, da paróquia e da Junta de Freguesia, esta colheita é aberta população em geral.

A iniciativa decorre entre as 9 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e do Transplantação.

Famalicão: Joaquim Rodrigues homenageado em gala de fado, esta sexta-feira

Esta sexta-feira, 23 de maio, a Praça Manuel Sottomayor, na rua direita, vai ser palco de uma gala de fado em homenagem ao famalicense Joaquim Rodrigues, intérprete e construtor de guitarra portuguesa.

Uma iniciativa da Acafado, com apoio de Há Cultura do Município de Famalicão, que vai contar com a participação dos fadistas Joaquim Carneiro, Bruno Alves, Joaquim Macedo, Sara Sousa, Lurdes Silva, Mónica Jarimba e Patrícia Costa, acompanhados na guitarra portuguesa por João Martins e Miguel Amaral, na viola de fado João Araújo e no baixo acústico Filipe Fernandes. Atua ainda o Grupo de Fados de Coimbra, Canto do Rio.

A entrada é livre.

Famalicão: Teatro na Casa do Povo de Lousado angariou verbas para a pintura do edifício

O lotado anfiteatro da Casa do Povo de Lousado recebeu, no passado sábado, a peça “Aqui & Agora“, do Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim. A comédia, de cariz solidário, teve o sucesso já esperado e, aliada à generosidade de muitos, angariou um resultado financeiro superior ao projetado pela direção para a pintura exterior do edifício. No palco, destaque para a presença da atriz lousadense Beatriz Magalhães e na plateia, estava todo o executivo da Junta de Freguesia e o padre Artur Gonçalves. Obrigado!

Entretanto, a Casa do Povo mantém o seu espaço de convívio para sócios e amigos, aos domingos de manhã, entre as 10 e 12 horas, no salão nobre. Está disponível o bilhar de snooker e livre, as damas e diversa leitura regional e nacional.

Famalicão: Acafado celebra quatro anos de vida

A Associação Cultural e Artística Famalicão Fado festeja, no próximo sábado, o quarto aniversário, com um jantar comemorativo.

O evento terá lugar na sede, na freguesia da Lagoa, a partir das 20h00. A intercalar com o jantar, a animação será com o elenco da Acafado e convidados. O bolo e o champanhe são oferecidos; a reserva de mesa deve ser feita pelo 912 342 950 ou e-mail: acafado@gmail.com.

 

Famalicão: Festival do Rancho de São Miguel-o-Anjo encheu a Praça-Mercado

Na tarde deste domingo, a Praça-Mercado recebeu o 50º festival de folclore do Rancho de S. Miguel-o-Anjo, grupo que está a celebrar igual número de anos de existência.

Perante centenas de pessoas amantes do folclore atuaram o rancho aniversariante; Rancho Folclórico de Alenquer – Lisboa; Grupo Etnográfico Rusga de Joane; Grupo Folclórico de São Torcato – Guimarães e o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela – Viana do Castelo.

Todos os grupos foram brindados com a respetiva fita no estandarte, assim como lembrança alusiva ao evento, esta extensiva aos convidados e oradores (foto), nomeadamente, Mário Passos, presidente do Município de Famalicão; Estela Veloso, presidente da Junta da União de Freguesias de Famalicão e Calendário; Daniel Café, presidente da Federação de Folclore Português, e Inácio Ferreira, coordenador do conselho técnico; ainda a Armindo Gomes, Joaquim Faria, José Silva e Manuel Cardoso, presidente deste rancho à 25 anos. A apresentação esteve a cargo de Manuel Sanches, da Cidade Hoje.

Sorteio dos prémios:

No final do festival foi realizado o sorteio dos prémios, que atribuiu ao número 0144 o 1º prémio – um LCD; ao 0227, o 2º prémio – um presunto; e 2628 o 3º prémio – um micro-ondas.