Famalicão: Prazo de inscrição para Universidade de Verão alargado até sexta-feira

As inscrições para a participação na Universidade de Verão foram prolongadas até dia 14 de junho, sexta-feira. A iniciativa, promovida pelo município, é dirigida aos jovens estudantes do 9.º ao 12.º ano de escolaridade. Vai decorrer ao longo de uma semana, de 1 a 5 de julho, em instituições de ensino superior e centros tecnológicos e de formação. São diversas as atividades e os desafios que serão colocados aos jovens, com jogos, atividades lúdicas, workshops, ateliers e ações de teamwork.

O objetivo é que os estudantes do ensino básico e secundário experimentem as diferentes atividades, partilhem dinâmicas e experienciem o ritmo e o espírito da vida académica, através do contacto com laboratórios, oficinas tecnológicas, centros de investigação; partilha com estudantes, professores e investigadores.

A Universidade de Verão é promovida em articulação com a Universidade Lusíada, o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal e o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.

Os participantes serão acompanhados por monitores, técnicos do município e responsáveis das cinco instituições parceiras da Universidade de Verão.

As inscrições devem ser feitas através de formulário disponível no portal do Município de Famalicão, (https://www.famalicao.pt/universidade-de-verao-24-2&mop=1361)

A inscrição tem um custo de 30 euros, relativo às inscrição nas atividades, seguro, almoço, transporte de autocarro para as instituições e kit de participante. A inscrição é obrigatória e deve ser acompanhada do Termo de Responsabilidade e Ficha de Saúde, disponibilizados no formulário de inscrição.

Deixe um comentário

Famalicão: Recriação da Última Ceia e Procissão Ecce Homo na noite desta quinta-feira

As celebrações da Semana Santa prosseguem na noite desta quinta-feira. Às 21 horas, na Praça 9 de Abril, o grupo de teatro Greculeme, vai recriar a Última Ceia.

Segue-se a Procissão Ecce Homo, às 21h30, com o habitual percurso: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Álvaro Roçadas, Rua de S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril.

As celebrações da Sexta-feira Santa começam às 10h30, na igreja matriz antiga, com a Oração Litúrgica de Laudes; 14h45, na nova matriz, celebração da Paixão; 20h30, na Praça 9 de Abril, recriação do Julgamento de Jesus. A procissão do Enterro do Senhor arranca às 21h30, na igreja matriz antiga, com o mesmo percurso da anterior.

No sábado, há a vigília pascal, marcada para as 21 horas, na nova matriz. Entre sábado e domingo, dia 27, as ruas da cidade terão exposição de cruzes floridas.

Domingo, dia de Páscoa, às 8 horas, será celebrada, na igreja matriz antiga, uma eucaristia solene; o compasso sai às 9 horas, da igreja matriz antiga. Haverá mais eucaristias do Dia de Páscoa, na matriz nova, às 10h30 e às 12h30.

Famalicão: JSD inaugura sala na sede do PSD

Na manhã deste sábado, a Juventude Social Democrata inaugura a sua nova sala na sede do partido, na Rua Adriano Pinto Basto. O momento está marcado para as 11 horas, com a presença de dirigentes locais, distritais e nacionais da JSD e do PSD.

O novo espaço representa, segundo a “jota”, «um novo ciclo de proximidade, compromisso e renovação geracional no seio do PSD». A sala será um local de trabalho, debate e preparação política «para jovens que acreditam nos valores sociais-democratas e que querem construir o futuro com responsabilidade».

Grupo de Famalicão “Caminhar na Fé” prepara primeira peregrinação a Fátima

O recém-criado grupo de peregrinos “Caminhar na Fé”, formado por amigos de Vila Nova de Famalicão, prepara-se para realizar a sua primeira grande peregrinação ao Santuário de Fátima, no próximo mês de maio.

A partida está marcada para o dia 5, pelas 21h00, com início na Igreja de Antas São Tiago, após a recitação do terço e a bênção dos coletes. Os peregrinos vão concentrar-se a partir das 20h40, nas traseiras da igreja, onde estarão também os carros de apoio.

Depois de já terem passado por santuários como Santa Rita e Balazar, o grupo assume-se motivado para continuar o caminho da fé.

Empresa famalicense Couto & Brandão vendida à Panike

A Couto & Brandão, empresa de Vila Nova de Famalicão especializada em salgados ultracongelados, foi comprada pela Panike, líder nacional na padaria e pastelaria congelada. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios desta sexta-feira.

Fundada nos anos 80, a Couto & Brandão emprega cerca de 40 pessoas e tem uma faturação anual de cinco milhões de euros, exportando para países como França, Suíça e Brasil.

Com esta aquisição, a Panike — que já conta com fábricas na Maia, Santo Tirso e Tondela — pretende reforçar a sua gama de produtos e investir na expansão da unidade famalicense.

Famalicão: Francisco Louçã (BE) visitou a feira semanal

Francisco Louçã, que lidera a lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Braga, esteve esta quarta-feira em contacto com a população na feira semanal de Famalicão.

O bloquista ouviu as preocupações das pessoas sobre o contexto político nacional e sobre a instabilidade internacional e de como podem afetar as suas vidas e negócios.
Louçã pediu o aumento da representação do Bloco no Parlamento para «tirar lugares à extrema direita e contribuir para uma esquerda que defende a população trabalhadora».

Recorde-se que da lista do BE por Braga, o famalicense Miguel Roque, ocupa o sétimo lugar.

 

Famalicão: Homem é atropelado e fica em estado grave (Pedome)

Um homem foi, na noite desta quarta-feira, atropelado por uma viatura, em Pedome, Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 22h40, na Rua de São Cristóvão.

Para o socorro foram acionados os B.V. de Riba d’Ave e, momentos depois, a VMER.. O homem acabou por ser transportado, com ferimentos considerados graves, para o hospital de Famalicão.

A GNR tomou conta da ocorrência.