
Vila Nova de Famalicão volta a ser o município do país com mais Eco-Escolas, num total de 79 instituições educativas galardoadas com essa distinção, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no último ano letivo, com todas as escolas inscritas a mereceram a aprovação das candidaturas.
Este é um registo que se estende aos sete agrupamentos de escola existentes no concelho, um feito alcançado pela primeira vez, desde que em 2016 o município começou a apoiar a candidatura ao programa. Pela primeira vez também há uma instituição de ensino superior, a CESPU, que se juntou à iniciativa e vai receber o galardão.
O programa premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do desempenho ambiental e na área da sensibilização/educação ambiental. Uma escola/instituição educativa que adere ao programa compromete-se a desenvolver um conjunto de ações e atividades que envolvem os diferentes elementos da comunidade escolar, com especial enfoque nos alunos, nos professores, nos auxiliares de ação educativa e encarregados de educação.
O autarca local, Mário Passos, salienta o trabalho que tem sido desenvolvido nesta área e as ações de sensibilização para os mais jovens que incutem “esta responsabilidade de preservar o espaço comum onde vivemos”.
Recorde-se que o Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE).
Aproveitem o evento para mostrar o descalabro que é a política ambiental em Famalicão basta ver este vídeo publicado hoje pelo grupo Amigos do Pelhe sim aqueles que detectaram a vergonha da água contaminada na praia fluvial de Arnoso recentemente https://www.facebook.com/share/v/tU6TN4njGiKDwW5u/