A prestigiada marca de moda italiana Iceberg escolheu Vila Nova de Famalicão, a Cidade Têxtil de Portugal, para comemorar o seu 50.º aniversário.
A conferência “O Presente e o Futuro da Moda e da Indústria Têxtil Europeia: Cooperação, Talento e Inovação”, que vai decorrer na Fundação Cupertino de Miranda, esta sexta-feira, a partir das 19h00, é um dos momentos altos das comemorações da marca em Famalicão, reunindo representantes da Iceberg, do Citeve, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal num debate sobre os desafios e oportunidades do setor.
A comemoração dos 50 anos da marca italiana conta com a colaboração do Município de Famalicão, da Isabel Ferreira Concept Store, espaço de referência na curadoria de moda de autor, e da própria Fundação Cupertino de Miranda, num evento que vai reunir personalidades ligadas à moda nacional, figuras públicas, empresas e entidades dos setores da moda e do têxtil em Portugal.
As presenças do diretor geral de marcas do Grupo Gilmar, Corrado Masini, do diretor criativo da Iceberg, James Long, e da diretora de comunicação do Grupo Gilmar, Valentina Fornara, estão já confirmadas.
Fundada em 1974, a Iceberg pertence ao prestigiado Grupo Gilmar e tornou-se um símbolo da moda italiana ao reinventar o conceito de sportswear de luxo. Inicialmente dedicada à produção de malhas, destacou-se desde cedo pela fusão arrojada entre arte contemporânea, cultura pop e sofisticação técnica. A chegada de Jean-Charles de Castelbajac marcou uma viragem criativa, com coleções inspiradas na pop art e no universo gráfico de personagens como o Popeye e o Snoopy.
Ao longo do tempo, o ADN inovador da marca foi enriquecido por criadores como Andy Warhol, Vivienne Westwood, Marc Jacobs ou Giambattista Valli. Hoje, sob a direção criativa de James Long, a Iceberg continua a afirmar-se na vanguarda da moda urbana de luxo, posicionando-se como uma das mais desejadas marcas de luxo a nível mundial.