O Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, deverá arrancar com programação regular em março deste ano, avança a Câmara Municipal de Famalicão. A programação está a ser elaborada pela Equipa Multidisciplinar da Casa das Artes de Famalicão, que assume a direção programática.
Entretanto, foram já avançadas novidades em relação à programação. Assim, estão previstos dois ciclos de cinema para famílias e para as escolas, com periodicidade quinzenal e mensal, respetivamente.
Mas, o Teatro Narciso Ferreira será também um dos palcos das comemorações dos “400 anos do nascimento de Moliére” em Portugal. Em maio, o novo espaço cultural famalicense vai acolher uma mostra de teatro sobre a vida e obra do dramaturgo, inserida no Festival de Teatro evocativo da data, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, o Instituto Francês de Portugal/Embaixada de França em Portugal, a Alliance Française de Guimarães-Braga, o E.Leclerc Famalicão (Culturissimo France), a ACE Famalicão – Escola de Artes, a APPF – Associação Portuguesa de Professores de Francês, o «Drameducation – dispositivo 10 sur 10», o Agrupamento de Escolas D. Sancho I, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e o Agrupamento de Escolas de Gondifelos.
O Circo Contemporâneo, a música e a dança serão também expressões constantes na oferta cultural do espaço.
A apresentação de propostas locais para residências artísticas será outra das áreas programáticas presentes no Teatro.
«Esta abertura do espaço aos projetos culturais gerados na comunidade e disponibilização de uma programação direcionada para a formação de públicos, através da promoção e desenvolvimento de linguagens artísticas, posicionará rapidamente o Teatro Narciso Ferreira como mais uma referência cultural de Famalicão, na região e no país», afirma Mário Passos, presidente da Câmara Municipal.
«Será uma programação plural e eclética com valorização dos agentes culturais do território, em particular da área de influência do equipamento», refere o diretor da Casa das Artes, Álvaro Santos.