Famalicão: Vice-campeão da Liga Revelação começa época em casa

A equipa sub-23 do FC Famalicão começa a edição 2025/2026 da Liga Revelação em casa, com o Gil Vicente. Na segunda jornada, visita ao Leixões, para na terceira receber o Rio Ave. Seguem-se as visitas ao Vizela e ao Braga, para na sexta jornada receber o Académico de Viseu. Por último, na sétima jornada deslocação à Madeira, para defrontar o Marítimo.

Estes são os encontros da primeira volta, invertendo-se na segunda, com os famalicenses a fecharem o campeonato em casa.

Na época passada o Famalicão terminou a prova em segundo lugar, “perdendo” o título na última partida, na receção ao Torreense que se sagrou campeão.

foto arquivo

Deixe um comentário

Famalicão: Mulher ferida após despiste em Riba de Ave

Uma mulher de 62 anos ficou ferida na sequência de um despiste, na tarde desta terça-feira, na Avenida Narciso Ferreira em Riba de Ave.

O alerta foi dado por volta das 14h40 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave que transportaram a vítima, com ferimentos ligeiros, para o Hospital de Famalicão.

Famalicão: Gustavo Lemos apresenta lista e propostas para Novais

Gustavo Lemos, 49 anos, é o escolhido pela coligação Mais Ação, Mais Famalicão – PSD-CDS/PP para a Junta de Freguesia de Novais. A apresentação da lista e propostas foi no dia 20 de julho, no Parque da Encosta Formosa.

Entre as propostas apresentadas, está a criação do novo parque de lazer do VAES, «como espaço intergeracional de convívio, lazer e inclusão»; a requalificação do Parque 1.º de Maio e do Tanque da Saldanha, «pela segurança e valorização histórica»; a instalação de novos ecopontos e campanhas de sensibilização ambiental; a construção de passeios pedonais e a revisão da sinalização toponímica, «promovendo acessibilidade e identidade local»; e um novo parque desportivo juvenil no antigo Campo da Petanca.
Na vertente social, a candidatura avança com a proposta de criação do Cheque Bebé «como incentivo à natalidade»; uma Loja Social para recolha e distribuição de bens essenciais; um Gabinete de Apoio ao Cidadão, para ajuda em processos como IRS, IMI, pensões ou subsídios; o Táxi Solidário, para transporte gratuito de idosos e doentes e a instalação de um terminal multibanco.

Gustavo Lemos promete transparência, com a publicação de todos os relatórios financeiros online, bem como a aposta numa comunicação ativa e acessível, com presença nas redes sociais. Está também prevista a implementação de um Orçamento Participativo, com 10 mil euros anuais, para projetos escolhidos diretamente pelos cidadãos.
«Sinto que muito recebi de Novais; os valores, o sentido de comunidade, a identidade que me moldou. Acredito que agora é o tempo certo para retribuir com trabalho, dedicação e compromisso», afirmou o candidato.

Na lista estão Luísa Rodrigues e Miguel Azevedo, simbolizando, nas palavras do candidato, «um equilíbrio entre juventude, experiência e sentido de serviço público».
«Não venho com ideias vagas. Venho com vontade de ouvir, de agir, de aproximar. De trazer energia nova, mas com os pés assentes no chão. De respeitar o que existe e melhorar o que é preciso», concluiu.
Gustavo Lemos tem o apoio de Mário Passos, atual presidente da Câmara Municipal e recandidato pela coligação ‘Mais Ação. Mais Famalicão’, que caracterizou o projeto para Novais como «sério, equilibrado e realista». Reforçou, ainda, a importância de contar com pessoas comprometidas ao nível local: «queremos um concelho mais próximo, mais humano, mais eficiente e é com pessoas como o Gustavo que esse objetivo se concretiza nas freguesias. Estou certo de que será um excelente presidente de Junta e um verdadeiro motor de desenvolvimento para Novais».

 

Famalicão: Adelino Costa promete «fazer mais e melhor» por Fradelos

Adelino Costa oficializou a sua recandidatura à Junta de Freguesia de Fradelos pela coligação Mais Ação, Mais Famalicão – PSD,CDS/PP, numa sessão que aconteceu no dia 19 de julho, na Casa do Povo. Perante os seus apoiantes, confessou o objetivo de «fazer mais e melhor por Fradelos» caso seja eleito. Propõe-se «terminar o que começámos e lançar novos projetos com a mesma dedicação de sempre»; falou do pavilhão multiusos, que está em construção, uma infraestrutura que sinalizou como «um símbolo de compromisso com a comunidade para eventos culturais, desportivos, sociais e associativos»; referiu-se ao investimento no complexo desportivo, que diz ser útil para o futebol, desportos radicais e atividades ao ar livre. No seu programa eleitoral está ainda um parque de lazer com zona verde e a conclusão da requalificação do adro da igreja.

Segundo o atual autarca, que soma doze anos de serviço (quatro como secretário e oito como presidente), «estamos a preparar Fradelos para o futuro. Um futuro mais justo, mais próximo, mais acessível», sublinhou.

Na avaliação ao último mandato, regista com apreço a colaboração entre a Junta e as instituições sociais, como a IPSS local, que está a construir novo lar residencial e creche.

«Se algo não correu como esperavam, peço desculpa. Mas saibam que nunca nos faltou dedicação, honestidade e proximidade», referindo-se ao que possa ter corrido menos bem.

Com Adelino Costa estiveram os mandatários Simão Costa e David Novais Reis, além do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos. «Foram investidos cerca de 2,5 milhões de euros neste mandato. Talvez o maior investimento de sempre na história da freguesia. Dizer que aqui não se fez nada é um atentado à inteligência dos fradelenses», afirmou o edil.

Famalicão: Aranda sofre entorse do joelho direito

O jogador Óscar Aranda vai ficar afastado da competição por tempo indeterminado, na sequência de uma entorse do joelho direito, da qual resultou uma lesão do ligamento cruzamento anterior.

A informação é prestada pelo clube que comunica que o avançado espanhol será operado nas próximas semanas. A data da intervenção cirúrgica está dependente da evolução da inflamação, com vista a prevenir complicações futuras.

Aranda é peça influente no eixo ofensivo do conjunto famalicense e a sua ausência é baixa de peso para o treinador Hugo Oliveira.

Famalicão: Despiste de trotinete provoca um ferido

Ao início da tarde desta terça-feira, um homem ficou ferido após o despiste da trotinete em que seguia.

O ferido é considerado leve e foi transportado ao hospital local, pelos BV Famalicão que estiveram no local com uma ambulância.

O acidente aconteceu em Antas.

Famalicão: “Falando e Andando” para aconselhar os peregrinos dos Caminhos de Santiago

Ao final da tarde do próximo sábado, pelas 18h30, a igreja de S. Tiago de Antas é palco para a sessão “Falando e Andando – O Peregrino de Santiago na senda de Vila Nova de Famalicão”.

Trata-se de uma iniciativa que pretende valorizar aqueles que percorrem o Caminho de Santiago, com destaque para o trajeto em território famalicense, numa partilha de experiências entre peregrinos, para além de acesso a informação útil e conselhos práticos para os que pretendem peregrinar.

A sessão, que é entrada livre, é moderada pela Associação Espaço Jacobeus e terá como oradores o podologista Francisco Freitas, a nutricionista Ana Monteiro, o Grupo de Caminheiros de Montanha – Grucamo e o empresário da CMSocks, Carlos Maia.