Famalicense Pedro Almeida é sexto no Rali de Castelo Branco

O piloto famalicense Pedro Almeida terminou o Rali de Castelo Branco na sexta posição, prova a pontuar para o Campeonato de Portugal de Ralis(CPR), quinta do calendário mas a primeira da fase de asfalto.

Num Rali que foi disputado a um ritmo muito elevado e com as diferenças entre os pilotos a serem sempre muito curtas, Pedro Almeida acabou por ser penalizado por um mau começo de prova. “Na sexta feira não entramos bem no rali, não elevamos o ritmo e o nível muito elevado de andamento acabou por nos penalizar, porque perdemos logo aí qualquer oportunidade de chegar perto e estar na luta por lugares mais acima” explica Pedro Almeida. “Na classificativa feita no dia de sexta feira, que repetimos no sábado, retiramos quase uma dúzia de segundos na segunda passagem, ao passo que os nossos adversários rodaram praticamente no mesmo tempo. Por aqui dá para perceber este mau começo, que foi determinante no resultado final, porque por mais que tenhamos tentado, nunca mais conseguimos estar próximos da frente” acrescentou o piloto.

É verdade que os resultado foram melhores no segundo dia de corrida “melhoramos muito nas classificativas e estivemos já no ponto em que queremos estar. Naturalmente saímos daqui com uma boa lição para o futuro” anotou ainda Pedro Almeida.

Depois de Castelo Branco o CPR prossegue no inicio de Agosto com a realização do Rali da Madeira, também em pisos de asfalto.

Deixe um comentário

Famalicão: Duatlo com recorde de inscritos

Este fim de semana, Famalicão respira desporto. O Duatlo, uma das provas mais emblemáticas e competitivas do calendário desportivo famalicense, acontece este domingo, dia 6 de abril, com início às 10 horas.

A prova é, também, a escolha da Federação de Triatlo de Portugal para receber o Campeonato Norte, juntando assim os melhores atletas nacionais em Famalicão.

A 13.ª edição tem já um recorde de inscritos. «Batemos de longe as inscrições do ano passado. Superamos já os 500 atletas», conta Paulo Ruivo, da Associação Amigos do Pedal, a entidade organizadora, que tem a colaboração do Município de Famalicão e o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal (FTP).

De resto, o Duatlo segue o modelo dos anos anteriores, com saída do Parque da Devesa, para percorrer caminhos, já existentes ou improvisados, por meio de campos e floresta.

Os participantes têm pela frente um primeiro segmento de atletismo com cerca de 5 quilómetros, seguida de percurso de BTT, com cerca de 20 quilómetros de extensão. A prova termina com novo segmento de corrida, com cerca de 2,1 quilómetros, a realizar em percurso no Parque da Devesa.

Mas, a grande novidade deste ano é a realização de uma prova semelhante para crianças, o Duatlo Kids, marcado para a tarde de sábado, dia 5 de abril, no Parque da Devesa. Haverá três escalões em prova e as inscrições já estão esgotadas.

Paulo Machado Ruivo explicou, no dia da apresentação, que o objetivo é ter poucas crianças para lhes poder dar um acompanhamento adequado. «Servirá também para aprendermos», revela. Nesta prova não haverá pódios, porque pretendem com a iniciativa proporcionar aos jovens atletas o contacto com o duatlo, duas modalidades cada vez mais populares: o Btt e o atletismo.

O Duatlo de Famalicão marca o arranque das iniciativas desportivas da Associação Amigos do Pedal, uma entidade que marca o calendário desportivo famalicense ao nível das iniciativas com bicicleta. Estão já programados o Conquer by GPS, para 29 de junho, e a BTT Night Race, para 13 de setembro.

Este dinamismo é reconhecido pelo município de Famalicão. O vereador do Desporto, Pedro Oliveira, frisou que a Associação Amigos do Pedal «cumpre na integra, há quase vinte anos, com atividades que promovem a atividade física e o desporto, quer numa vertente recreativa quer numa vertente mais competitiva». Atividades físicas que, no entender do autarca, valorizam o território «porque são, de tal forma, aliciantes que fazem com que muitas pessoas venham a Vila Nova de Famalicão conhecer as nossas atividades, os nossos caminhos, os nossos trilhos, as nossas quintas, muitos dos nossos bosques, onde se realizam atividades», regista.

Famalicão: Inscrições para a 25.ª Milha Urbana terminam esta quinta-feira

O Liberdade Futebol Clube, este ano a celebrar o 90.º aniversário, prepara a 25.ª edição da Milha Urbana, uma das mais emblemáticas da região, razão pela qual traz a Famalicão muitos atletas de outros concelhos.

A prova, que conta para a segunda etapa do Circuito Distrital das Milhas Urbanas, vai para a estrada este sábado, a partir das 15 horas, novamente na Praça D. Maria II. As inscrições ainda decorrem, até esta quinta-feira, para atletas federados e não federados, na plataforma da Federação Portuguesa de Atletismo.

«A expectativa é grande», admite Jorge Guerreiro, presidente do Liberdade FC. «Cada milha foi sempre melhor», conta, porque a instituição «aprende com os erros» e vai procurando ir ao encontro do que é melhor para os atletas. Por exemplo, a opção pelo centro urbano para a realização da prova revelou-se positiva. «Bom para a prática da milha e para quem quer assistir», sublinha.

Há mais de 300 atletas inscritos de diferentes coletividades, dos minis aos seniores, «o que são muitos atletas para uma milha urbana», observa o presidente do Liberdade. Uma prova com distâncias curtas.

A qualidade da organização e longevidade da prova fazem dela uma das mais «prestigiadas» da região, reconhece Jorge Guerreiro. «Toda a gente conhece a Milha Urbana de Famalicão», acrescenta.

A prova tem patrocinadores, «porque sem eles nada é feito», admite, apontando o município como um dos principais.

É mais uma manifestação da força do desporto em Famalicão que é sempre consequência do trabalho meritório e valioso que as nossas associações desportivas desenvolvem em qualquer modalidade

 

Para o vereador do Desporto, «é mais uma manifestação da força do desporto em Famalicão que é sempre consequência do trabalho meritório e valioso que as nossas associações desportivas desenvolvem em qualquer modalidade, seja ao nível da formação e do trabalho regular ao longo da semana, mas depois também uma força e uma dinâmica que vem dos eventos que fazem», observa.

Pelo facto de se assinalarem 25 edições da Milha Urbana, o vereador diz que é sinal de consistência e da qualidade dos eventos. Por isso, Pedro Oliveira agradece ao Liberdade e aos seus dirigentes por terem esta pré-disposição para estarem na promoção da atividade física e do desporto, e no atletismo de uma forma muito particular». Relativamente ao centro urbano, o autarca afirma que esta melhoria do espaço serve também a prática desportiva, «também por isso acrescentou valor à cidade. Ganha o desporto e a cidade», conclui.

Famalicão: Avançado Zabiri a faturar entre os sub-23 e a equipa principal

Nos últimos dias, Yassir Zabiri, de 20 anos, faturou em todos as competições onde atuou: pelos sub-20 de Marrocos marcou um golo ao Gana; marcou dois pelos sub-23 do FC Famalicão na corrida pelo título de campeão e foi opção de Hugo Oliveira nos últimos minutos frente ao AFS, e precisou de apenas 10 minutos para marcar. Estes dois jogos, entre os sub-23 e a equipa principal, foram separados por apenas 48 horas.

O avançado confirmou, assim, que o seu pé esquerdo está bem e recomenda-se. É o que tem feito Hugo Oliveira, uma vez que o atleta marroquino soma cinco presenças na equipa principal, sempre como suplente utilizado (371 minutos de competição). Entre as primeiras aparições e o jogo com os avenses, Zabiri registou dois golos na Taça de Portugal (2-0 ao Lagoa).

Já pelos sub-23, de Rui Tomé, participou na vitória (2-0) no dérbi com o Gil Vicente que recolocou o conjunto famalicense no segundo lugar da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. Zabiri foi a figura da partida, ao assinar os dois golos que mantêm o ‘Fama’ na luta pelo título.

Assim, com cinco golos em cinco jogos pelos sub-23 (sempre como titular), Yassir Zabiri é, agora, um dos melhores marcadores da equipa liderada por Rui Tomé (a par de Diogo Cabral e Lourenço Teixeira). Recorde-se que o FC Famalicão está a lutar, pela terceira vez consecutiva, pelo primeiro lugar (terminou sempre no pódio).

Rui Tomé sempre no pódio

A equipa sub-23 do Famalicão, sempre sob o comando técnico de Rui Tomé, de 41 anos, cumpriu na presente campanha 24 jogos oficiais, com um registo de 12V, 7E e 5D (39-22 em golos).

A equipa está a protagonizar a terceira presença consecutiva na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, mesmo mantendo as prioridades de um projeto de equipa B/sub-23.

Lembrar que em 2022/23, a formação famalicense, já então comandada por Rui Tomé, terminou a Liga Revelação no segundo lugar, em igualdade pontual com o campeão Estrela da Amadora e o Estoril-Praia, terceiro classificado. Na última época, o Famalicão conseguiu o terceiro lugar, com o Estoril a sagrar-se campeão.

Na presente campanha, Rui Tomé utilizou 38 jogadores no Famalicão sub-23. Tomás Oliveira foi o único presente nos 24 jogos oficiais.

Recorde-se que o treinador liderou o FC Famalicão, em 2023, na estreia na Youth League, tendo como adversário os dinamarqueses do Midtjylland.

Famalicão: Ana Marinho e Vanessa Carvalho vão aos Europeus de Estrada

As atletas famalicenses Ana Marinho e Vanessa Carvalho vão representar Portugal na primeira edição dos Campeonatos Europeus de Estrada, competição que se realiza em Bruxelas – Leuven (Bélgica), a 12 e 13 de abril. Ana Marinho, que corre com as cores do S. Salvador do Campo, é atual campeã nacional dos 10km, no escalão sub-23, título conseguido na Figueira da Foz, no início deste ano. Vanessa Carvalho, do SC Braga, vai correr a maratona e regressa à seleção depois da participação, em dezembro passado, no europeu de corta-mato.

Os Europeus de Estradas compreendem provas de meia-maratona (dia 12 de abril), 10 km e maratona (no dia 13 de abril). A Federação Portuguesa de Atletismo apresenta equipas completas (pontuam os três melhores de cada país) nas três distâncias (exceto na maratona feminina).

Esta convocatória integra oito das dez primeiras classificadas nos Nacionais de Estrada, incluindo a campeã nacional, Mariana Machado, e cinco dos dez primeiros classificados nos mesmos Nacionais, incluindo André Pereira (medalha de bronze dos nacionais).

Trofa: Coronado Trail regressa a 6 de abril

A Câmara Municipal da Trofa, em parceria com a Associação Coronado Runners, organiza, no dia 6 de abril, mais uma edição do Coronado Trail, a contar para os circuitos nacionais.

Com diferentes percursos adaptados a vários níveis de experiência, o evento inclui provas Trail 31k, Trail Sprint, Trail Jovem e uma caminhada.

As provas têm partida e chegada no Largo de N. Sra. Conceição, Mendões, em S. Mamede do Coronado, com exceção da Caminhada que começa em Covelas. A entrega de prémios está marcada para o meio-dia, no Largo Nossa Senhora da Conceição, em Mendões, local de partida das provas.

A Câmara Municipal da Trofa encara o Coronado Trail como mais um exemplo do investimento do município na dinamização de eventos que valorizam a identidade local e impulsionam o turismo desportivo.

Famalicão: Venda de bilhetes e transporte para a deslocação a Arouca

No próximo sábado, às 18 horas, o FC Famalicão joga em Arouca e os bilhetes para o encontro já se encontram à venda na Loja Oficial, sob as seguintes condições: bilhete – 10 euros (venda até às 12 horas de sábado); bilhete e transporte – 15 euros (sócios do FC Famalicão) e 20 euros (não sócios). A marcação deve ser feita até às 12 horas de sexta-feira.

O FC Famalicão, depois da goleada, 4-1, à AFS, subiu ao oitavo lugar, com 37 pontos, enquanto que o Arouca, que perdeu em Braga, por 2-1, é décimo segundo, com 29 pontos.