Frente ao Sporting CP, FC Famalicão vai estar a «lutar pela vida»

O FC Famalicão vai jogar frente ao Sporting CP este sábado, dia 28 de agosto, numa partida a contar para a quarta jornada da Liga Bwin. O confronto vai desenrolar-se no Estádio Municipal de Vila Nova de Famalicão, pelas 20h30. Segundo o treinador do FC Famalicão, Ivo Vieira, a equipa vai «encontrar um Sporting difícil». No entanto, para Ivo Vieira, a formação adversária vai defrontar um «Famalicão a lutar pela vida», visto que a equipa famalicense também quer somar os mesmos pontos que os leões.

O Sporting CP «é o campeão em título e está muito bem mecanizada», notou o treinador, em conferência de imprensa. A formação adversária «tem a felicidade, a sorte e o trabalho de manter grande parte daquilo que é a sua estrutura em termos de atletas, por isso está muito bem sustentada e orientada», acrescentou. O treinador admitiu que o FC Famalicão está a contar com estas qualidades e não afasta as dificuldades que podem surgir durante o jogo. «Sabemos que vamos encontrar esta panóplia de características», mas estas «vão trazer-nos mais concentração e vão alavancar-nos para aquilo que é a disputa do jogo, perante uma equipa que está praticamente mecanizada e que joga quase a olhos fechados pelas rotinas já conseguidas», explicou.

O FC Famalicão ainda não conquistou nenhum ponto, desde o início do campeonato. Ivo Vieira relevou que este resultado revela-se muito «aquém das expectativas de qualquer treinador». «É uma realidade que não temos pontos. Não é uma situação que nos trás conforto, nem felicidade, porque nós queríamos ter somado alguns. No entanto, nós estamos muito bem identificados com aquilo que é processo», afirmou.

Face às sucessivas derrotas, o treinador pede que os adeptos e famalicenses continuem a apoiar o FC Famalicão. «Eu vou assumir a responsabilidade de tudo aquilo que for o resultado desportivo, vou perceber sempre a frustração e alegria dos adeptos, mas também peço para que percebam o momento em que a equipa está e o projeto que a formação tem», referiu.

Ivo Viera reforçou que, no próximo jogo, a «equipa vai estar solta, confiante e a acreditar que é possível somar pontos». «Nós temos de confiar e acreditar no que podemos fazer, temos de lutar pelos objetivos da partida, e, acima de tudo, temos de conseguir fazer um jogo com bola e sermos muito organizados sem a mesma».

 

 

Famalicão: Maria, de 8 anos, vence concurso de piano em Itália

Maria Raposo e Pinto, jovem pianista de 8 anos, venceu este fim de semana o primeiro prémio no Orbetello Piano Competition, em Itália. A Maria, que estuda piano desde os 4 anos com André Silvestre, já venceu vários prémios nacionais, mas este é o primeiro de nível internacional.

A Maria mostra uma grande apetência pelas artes, sendo bailarina da Artis, desde os 3 anos, pela qual foi premiada nos últimos Global Dance Open, em Braga. É aluna do 3.º ano da Escola Luís de Camões, em Famalicão. Para além destas atividades, estuda flauta transversal com Catarina Santos e estuda, com a Diretora Coral Helena Venda Lima, na Escola de Música de Esposende. Também pratica equitação na Fama Equestre Academy, com o cavaleiro João Nuno Cabral.

Famalicão: Tradicional procissão Mariana adiada para a noite desta terça-feira

A Procissão Mariana, momento de grande tradição e de intenso sentir religioso, marcada para a noite desta segunda-feira, foi adiada para amanhã, terça-feira, a partir das 21h15. Sai da Antiga Matriz e segue um percurso que tem como pontos altos a receção no quartel dos BV Famalicenses, a paragem em frente ao hospital e a descida na Rua Direita.

A procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima, depois da saída da Igreja Matriz Antiga, segue pela Rua de Santo António, Rua Adriano Pinto Basto, Rua Narciso Ferreira, Rua S. João de Deus, Rua António Carvalho Faria (BV Famalicenses), Rua Ana Plácido, Rua Cupertino de Miranda (paragem em frente ao hospital), Rua Álvaro de Castelões, Rua Francisco Alves, Rua Direita, Praça 9 de Abril e regresso ao local de partida.

Acompanhada por muitas centenas de fiéis, a luz das velas que cada participante leva consigo e as milhares que são colocadas nas janelas dos edifícios dão uma cor muito particular a esta celebração que caminha, em grande parte do percurso, por belos tapetes de flores.

Famalicão: Caso vença sábado, futsal sobe à Liga Placard

Faltam três jornada para o final da fase de apuramento de campeão nacional da 2.ª divisão de futsal e subida à Liga Placard e o FC Famalicão está em posição muito privilegiada para conseguir o feito. Depois do empate, 3-3, em casa de outro candidato, a equipa de Paulo Roxo continua isolada, com 23 pontos, mais quatro que o Rio Ave e mais seis que o Belenenses e o Portimonense.

Neste contexto, e caso vença no próximo sábado a equipa Algarvia, o Famalicão garante, desde logo, um lugar de subida (sobem os dois primeiros).

Recorde-se que o projeto do futsal no FC Famalicão começou na época 21/22, mediante uma parceria com o SC Cabeçudense que se manteve na época seguinte, com subida à 2.ª divisão. Em 23/24, já só com o nome FC Famalicão a equipa esteve na fase de apuramento de campeão e, esta época, continua na luta sendo, pela posição classificativa, o grande candidato ao título nacional.

FC Famalicão já vende bilhetes para último jogo da época frente ao Casa Pia

Esta sexta-feira, o Futebol Clube de Famalicão despede-se da temporada 2024/2025 com uma partida frente ao Casa Pia Atlético Clube. A 34ª jornada da Liga Portugal Betclic está agendada para as 19h00, no Estádio Municipal.

Os bilhetes estão à venda por 5€ para o público em geral. Os sócios do clube têm entrada gratuita, mas devem fazer o levantamento do bilhete na Loja Oficial ou aqui.

No dia de jogo, a bilheteira do Estádio Municipal de Famalicão estará aberta a partir das 17h00 e a as portas do estádio abrem 30 minutos depois.

Corrida Famalicão-Joane e caminhada Vermoim-Joane do próximo ano já tem data

A prova de atletismo Famalicão-Joane e a Caminhada Vermoim-Joane do próximo ano realiza-se a 17 de maio. Habitualmente em setembro, a Associação Teatro Construção decidiu, este ano, antecipar a prova que se realizou na manhã deste domingo. E o mês de maio é para manter.

O sucesso organizativo, os mais de 1500 participantes (nas duas provas), o muito público que saiu à rua para apoiar, são motivos que justificam, segundo a organização, manter a prova em maio. Por isso, pode já marcar marque na agenda o dia 17 de maio de 2026.

Famalicão: Os últimos dias de campanha «são decisivos para convencer os indecisos»

O Parque de Lazer do Quinteiro, em Oliveira São Mateus, recebeu a festa-comício do Partido Socialista que foi animada pelo cantor Augusto Canário. O evento, no âmbito da campanha para as legislativas, decorreu na tarde do passado sábado, e contou com a presença de Pedro Nuno Santos, com o partido a dar conta de que o momento foi «de grande afirmação da energia, da esperança e vontade de mudança que movem o PS nesta caminhada para construir um novo futuro».

O líder do partido falou à vasta plateia e garantiu que «vamos liderar uma mudança segura e com estabilidade e temos uma semana para mobilizarmos o povo português para, no dia 18 de maio, ganharmos as eleições, para melhorar e proteger o nosso povo».

Também o cabeça de lista por Braga usou da palavra. José Luís Carneiro considerou que os últimos dias de campanha «são decisivos para convencer os indecisos a colocarem o voto onde ele pode ter mais utilidade – no Partido Socialista».

Outro protagonista neste convívio socialista foi Eduardo Oliveira. O líder da concelhia e candidato do partido à presidência da Câmara Municipal pediu aos participantes que, até ao próximo domingo, sejam os «porta-vozes da esperança» e que façam parte de uma «luta coletiva, a pensar no futuro em Portugal». Também falou dos investimentos realizados por governos socialistas no concelho, «como a nova Estrada Nacional 14 e a requalificação da Estrada Nacional 206, a requalificação da esquadra da PSP e os projetos na área da saúde, nomeadamente em Unidades de Saúde Familiar».

Recordando que Famalicão é o concelho mais exportador a norte de Lisboa, pediu «uma governação à altura da nossa relevância económica e social. O Governo da AD não está a transformar o país – está a travá-lo. Portugal precisa de um projeto que devolva segurança aos portugueses: segurança física, mas também no emprego, na saúde, na habitação e na educação. E esse projeto é o do Partido Socialista», concluiu.