Gasolina sobe (1,5 cêntimos) pela terceira semana consecutiva

No início da próxima semana, a gasolina 95 sobe 1,5 cêntimos por litro, o que acontece pela terceira semana consecutiva. Já o gasóleo desce meio cêntimo por litro.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,699 euros enquanto o do gasóleo está em 1,536 euros. No entanto, os preços variam de uns postos de abastecimento para outros.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo já desceu 16 vezes e subiu em 12 ocasiões. No caso da gasolina, verifica-se subiu 15 vezes e desceu 13, indicou a DGEG.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 4,1 cêntimos abaixo da média europeia e 9,5 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição do ranking europeu.

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Gasóleo e gasolina mais baratos na próxima semana

A próxima semana começa com uma nova atualização no preço dos combustíveis. De acordo com a imprensa especializada, gasolina e gasóleo devem ficar mais baratos, ao contrário do que aconteceu na última semana. O preço de gasolina desce 0,5 cêntimos e o do gasóleo 1,5 cêntimos por litro.

Drible distinguida como Agência do Ano Portugal (Design) e Agência do Ano Lusófona (Design) nos Prémios Lusófonos da Criatividade

A Drible, Agência de Marketing, Branding e Web, volta a brilhar nos Prémios Lusófonos da Criatividade, desta vez com distinções históricas. Na gala realizada no passado dia 25 de junho de 2025, em Lisboa, a agência conquistou o título de Agência do Ano Portugal na categoria de Design pelo segundo ano consecutivo, e alcançou, pela primeira vez, o reconhecimento como Agência do Ano Lusófona.

Com um total de 9 bronzes arrecadados em projetos de design, a Drible volta a afirmar-se como uma referência na comunicação de marcas em Portugal e no universo lusófono.

“Este reconhecimento é o reflexo da consistência, da criatividade e da dedicação diária da nossa equipa. Ser Agência do Ano em Portugal novamente e, agora, também no contexto lusófono, representa um marco muito especial na história da Drible”, afirma Vítor Brandão, CEO da agência.

Entre os projetos distinguidos com bronze nesta edição estão:

  • Famatour & Cruise Lovers

  • Restaurante Tertúlia

  • Doce Mar

Estes prémios reforçam o posicionamento da Drible como uma agência criativa, próxima das marcas e com um olhar estratégico sobre o design como motor de diferenciação.

Desde o início de 2025, a Drible já conquistou um total de 33 prémios nos Prémios Lusófonos da Criatividade, incluindo distinções de ouro, prata e bronze nas categorias de Branding, Rebranding, Design Corporativo, Imagem Corporativa, Web, entre outras — um reconhecimento contínuo da qualidade, consistência e impacto dos projetos que tem vindo a desenvolver.

Os Prémios Lusófonos da Criatividade, promovidos pelo Lisbon Awards Group, distinguem anualmente as melhores agências e projetos de comunicação realizados nos países de língua portuguesa. São um dos maiores reconhecimentos criativos do setor na região lusófona.

Famalicão: Lourofood com projeto de expansão de 13,3 milhões de euros

No âmbito da reunião de trabalho com a Comunidade Intermunicipal do Ave, realizada esta segunda-feira, a CCDR NORTE destacou os investimentos em curso na sub-região no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do programa Portugal Norte 2030 onde estão contabilizados 422 operações aprovadas e quase 200 milhões de euros de financiamento. Do total, 153 operações estão no programa NORTE 2030, com 129,6 milhões de euros de investimento total e 72,9 milhões de euros de financiamento aprovado.

Entre os maiores investimentos já aprovados, realce para a Lourofood, Lda, com sede na freguesia do Louro, com o projeto de robotização, gestão da produção, expansão e eficiência energética (com baterias fotovoltaicas), com um investimento total de 13,3 milhões de euros e um financiamento aprovado de 4,7 milhões de euros.

Durante o encontro, o presidente da CCDR NORTE, António Cunha, destacou que «o Ave é um território com provas dadas na inovação industrial e tecnológica e continuará a ser estratégico na execução dos fundos europeus. O nosso foco está em acelerar a aplicação dos fundos, garantindo impacto real e duradouro no território».

Famalicão: Portugal Fashion promove tour industrial com comitivas internacionais

O Portugal Fashion promoveu uma tour industrial em Famalicão com comitivas internacionais com paragens estratégicas que ilustram vários pontos da cadeia de valor têxtil nacional e refletem a diversidade e sofisticação da indústria portuguesa. A visita passou pela AAC Têxteis, pelo seu know-how técnico em confeção de vestuário de alta qualidade, e pela TMG, empresa que alia tradição a tecnologia de ponta na criação de tecidos de elevada performance, nomeadamente para os segmentos de moda, automóvel e têxteis-lar. Também é pioneira na integração de soluções sustentáveis e processos digitais.

Esta tour foi realizada a 3 de julho, em colaboração com a Câmara Municipal de Famalicão, numa iniciativa que reuniu representantes internacionais das comitivas CANEX (Creative Africa Nexus) e da Arábia Saudita, bem como meios de comunicação nacionais e internacionais. A presença destas comitivas permite estreitar colaborações de vária índole, no sentido de ser dado início à cooperação bilateral entre países nos setores da moda e das indústrias criativas, bem como o intercâmbio e o investimento em talento criativo, designadamente do continente africano.

Famalicão recebe um workshop sobre sustentabilidade e transição digital

Na tarde do dia 15 de julho, entre as 16 e as 18h30, a Casa do Território, no Parque da Devesa, recebe o workshop “Adaptação de modelos de negócio para a transição digital e para a sustentabilidade”. É uma iniciativa promovida pela TecMinho, com o apoio do Famalicão Made In, no âmbito do projeto SHIFT2DigitalGreen.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do endereço abaixo: https://forms.cloud.microsoft/e/7vRtf7z1Vy

A sessão é dirigida a pequenas e médias empresas que procuram repensar o seu modelo de negócio perante as atuais exigências em termos de sustentabilidade e digitalização, fatores cada vez mais determinantes na competitividade empresarial.

A abertura da sessão terá a presença de Augusto Lima, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e de Paulo Ramísio, presidente da TecMinho.

O workshop será conduzido por dois especialistas: Nuno Marques, professor na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e consultor em várias empresas, e Filipe Portela, professor na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e sócio fundador da startup IOTECH.

No decurso da iniciativa os participantes poderão explorar ferramentas práticas, conhecer casos concretos e, sobretudo, apresentar os desafios enfrentados nas suas próprias organizações. Tudo num ambiente de partilha e reflexão na procura de soluções.

O workshop insere-se no SHIFT2DigitalGreen, promovido por um consórcio composto pelo ISQ, TecMinho, Universidade de Aveiro e CTCV, que tem como missão apoiar as PME na transição verde e digital. O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2030, Portugal 2030 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Famalicão: ACIF mais perto dos associados de Ribeirão

A renovada da sede da Junta de Freguesia de Ribeirão, inaugurada na tarde desta quinta-feira, dia do 39.º aniversário de elevação a vila, dispõe de um espaço para a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão que permite descentralizar os serviços de apoio aos associados e marcar a presença da Associação nesta vila. Esta proximidade foi anunciada em julho do ano passado e, agora, consolida-se com um espaço próprio.

Esta parceria é para ser replicada nas outras vilas – Joane e Riba de Ave -, também com o objetivo de alargar o número de associados nestes importantes núcleos do concelho.

Para já, e em Ribeirão, a ideia nasce de uma lógica de aumentar a representatividade na área da indústria, dado que a freguesia ribeirense tem importantes empresas sedeadas no seu território. «A descentralização dos serviços da ACIF é fundamental para podermos crescer no número de associados e este espaço irá permitir encontros mais frequentes com os associados, assim como responder às necessidades que possam vir a sentir», assinala Hélder Filipe Costa, presidente da ACIF.

A concretização deste objetivo resulta de um protocolo institucional estabelecido entre a ACIF, a Junta de Freguesia de Ribeirão e o Município de Famalicão, através do Made In, e visa cimentar uma relação de parceria estreita entre as três entidades, através de ações de cooperação e formação em domínios de interesse mútuo.

Hélder Filipe Costa considera que é importante «desenvolver mecanismos de cooperação que tornem possível e promovam a participação conjunta em atividades que visem a captação, informação, formação e desenvolvimento de projetos empresariais na área da indústria».

O dirigente defende uma «cultura de cooperação» que deve ser aberta à partilha de informação e à melhoria contínua, sobretudo no contexto empresarial, «sem esquecer a promoção do empreendedorismo jovem, também na indústria. Por isso achamos que este novo espaço ACIF será essencial para esse objetivo», conclui o presidente da ACIF.