Gasolina sobe (1,5 cêntimos) pela terceira semana consecutiva

No início da próxima semana, a gasolina 95 sobe 1,5 cêntimos por litro, o que acontece pela terceira semana consecutiva. Já o gasóleo desce meio cêntimo por litro.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,699 euros enquanto o do gasóleo está em 1,536 euros. No entanto, os preços variam de uns postos de abastecimento para outros.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo já desceu 16 vezes e subiu em 12 ocasiões. No caso da gasolina, verifica-se subiu 15 vezes e desceu 13, indicou a DGEG.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 4,1 cêntimos abaixo da média europeia e 9,5 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição do ranking europeu.

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Ramiro Brito é o novo presidente da AE Minho

Ramiro Brito, CEO do Grupo Érre, foi eleito, na passada terça-feira, presidente da Associação Empresarial do Minho (AEMinho), na Assembleia Geral que decorreu nas instalações do IPCA, em Braga.

Depois de, nos últimos três anos, ter exercido o cargo de primeiro vice-presidente da associação, Ramiro Brito sucede a Ricardo Costa, mantendo o foco de «corporizar o Minho como um motor de desenvolvimento económico do país».

Natural de Braga e licenciado em Relações Internacionais, Ramiro Brito é empresário há mais de 20 anos, atuando em várias áreas de negócio, como as Tecnologias de Informação, a Consultoria de Ambiente, Sistemas de Informação Geográfica e Design e Comunicação.

Os órgãos sociais eleitos contam com a recondução de José Teixeira (DST) como presidente da Mesa da Assembleia Geral, Helena Paínhas (Paínhas) como presidente do Conselho Fiscal e Ricardo Costa (Bernardo da Costa) que passa a presidir ao Conselho Geral.

A nova comissão executiva foi alargada a oito elementos, sendo constituída por Ramiro Brito, como presidente, Ricardo Salgado (DSTelecom) como 1º vice-presidente, Isabel Carneiro (Nau Verde), Gonçalo Pimenta de Castro, Patrícia Santos (ZOME), Nuno Mota (Banco BIG), João Pinho de Almeida (Encontre) e Graciete Lima (Infinit Label) como vice-presidentes.

A tomada de posse dos novos órgãos sociais acontecerá por ocasião da celebração do terceiro aniversário da AEMinho, este ano com o fórum “Estado da Arte”, subordinado aos temas da inteligência artificial e da humanização da tecnologia, em Guimarães, a 24 de maio.

Famalicão tem uma Aceleradora do Comércio Digital que é apresentada a 9 de maio

Na tarde do dia 9 de maio, o auditório da Universidade Lusíada de Famalicão recebe a apresentação da Aceleradora do Ave 2, um projeto do Acelerar o Norte desenvolvido em Consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e copromovido pela pela Associação da Economia Digital, pela Associação Empresarial de Portugal e pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. É dirigido às micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do país (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Trás-os-Montes).

Na zona Norte do país há 16 aceleradoras do comércio digital, sendo que em Vila Nova de Famalicão está a Aceleradora Ave 2, que abrange, também os concelhos de Santo Tirso e Vizela. A região do Ave foi contemplada com mais de 1 milhão de euros, sendo que a dotação nacional deste projeto, no âmbito do PRR, contempla um total de 55 milhões de euros.

O objetivo deste projeto visa dotar as micro, pequenas e médias empresas do comércio, serviços, restauração e similares de condições para o seu desenvolvimento digital, com ferramentas gratuitas de diagnóstico e consultoria, apoio à contratação de serviços digitais e capacitação, envolvendo milhares de empresas e negócios de proximidade e mobilizando estes setores para a transformação digital.

Para dar a conhecer o projeto na região, a Aceleradora Ave 2 realiza a sessão pública, cuja abertura está marcada para as 15h30, no auditório da Universidade Lusíada. A sessão conta com as participações, entre outros, do presidente da Associação Comercial e Industrial, do gestor territorial e de capacitação do projeto, Francisco Salgueirinho; de vários empresários; de João Pedro Araújo (gestor de transição digital da Aceleradora de Famalicão) e do vereador municipal, Augusto Lima que fará o encerramento marcado para as 17h30.

Famalicão: Bairro Comercial Digital abrange 20 ruas e 455 estabelecimentos

A Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial (ACIF) apresentam quinta-feira, 2 de maio, o projeto Bairro Comercial Digital de Famalicão, numa sessão pública marcada para as 19h00, na Fundação Cupertino de Miranda.

Mário Passos, presidente do Município, Fernando Xavier, líder da ACIF, Nuno Gonçalves, do Conselho Diretivo do IAPMEI, e Nuno Camilo, diretor do projeto “Acelerar o Norte” estão entre os convidados da cerimónia.

Este projeto, apoiado pelo PRR, visa a transformação digital do comércio e a digitalização da economia, bem como aumentar a atratividade, conectividade e sustentabilidade do espaço público.

O Bairro Digital de Famalicão abrange 20 ruas do centro urbano da cidade, num total de 455 estabelecimentos comerciais. Trata-se de uma oportunidade de transformação digital e modernização económica dos estabelecimentos da área urbana, tornando o comércio e o espaço urbano mais atrativos, com iniciativas criativas, lúdicas e indutoras de boas experiências de consumo, centradas nas pessoas e no apoio aos comerciantes.

Famalicão: Mário Ferreira é o novo proprietário do Lago Discount

O Grupo Pluris Investments, de Mário Ferreira, da Douro Azul, é, desde dezembro passado, o novo proprietário do Lago Discount, zona comercial situada em Ribeirão. Atrair marcas internacionais e nacionais, lojas de fábrica, dinamizar os espaços já existentes, tudo a coberto de um novo nome para o Lago Discount, são projetos futuros para fazer do espaço o local de encontro de Famalicão e da Região.

O novo proprietário já tem um curso «uma nova dinâmica» que pretende ver concluída «em poucos meses», visando dinamizar o espaço em vários âmbitos. Segundo comunicado há várias marcas nacionais e internacionais a analisar a possibilidade de se instalarem, «recuperando a dinâmica comercial com marcas de referência». A oferta, «que se pretende ser, sobretudo, orientada para a logística de proximidade» é, assim, para ser reforçada

No contexto comercial está, igualmente, em curso a recuperação e dinamização das lojas de fábrica e, dessa forma, contribuir para alavancar a produção e verticalização da venda com acesso direto ao mercado.

Em termos lúdicos e desportivos, o espaço já apresenta um dos melhores complexos de Padel do país, com sete campos homologados pela Federação Portuguesa de Padel. Esta é mais recente atração, mas o karting indoor do Lago, com mais de 2.500 m2, é uma referência na região e vai ser requalificado já em 2024.

A oferta de entretenimento dispõe, ainda, de um complexo que inclui bowling, um espaço para atividade de “laser tag” e uma oferta muito procurada para festas e eventos, nomeadamente a celebração de aniversários dos mais pequenos.

As propostas culturais são para dinamizar, incrementando a sua divulgação. O Museu do Automóvel Antigo continua a ser uma oportunidade para ver, entre outros, exemplares de competição Fórmula 1 e WRC na versão rally, a par da Escola de Prevenção Rodoviária vocacionada para as escolas e para a formação e civismo a utilizar nas estradas. O espaço tem por base réplicas de algumas das principais ruas de Famalicão, e a presença de diversas marcas nacionais presentes como sponsors deste divertido projeto, com exemplos brilhantes de construção à escala dos mais pequenos.

Também há o Museu da Guerra Colonial que permite uma viagem de memórias para os veteranos da guerra e para as suas famílias e amigos.

A nova gestão assumida pela Widerproperty e mandatada pelo proprietário está já no mercado na procura de novos usos e conceitos para os 10.000 m2 de escritórios, com várias propostas em estudo. O objetivo é ir «ao encontro de novas soluções que correspondam à procura e necessidades do concelho de Famalicão e da região».

Este espaço multiusos mantém a atual oferta, nomeadamente com um hipermercado Continente com galeria comercial onde se encontram presentes várias marcas, uma estação de serviço GALP, uma loja MaxMat, assim como outras marcas de referência como a Tiffosi, Centroxogo, Feira dos Sofás, Settepadel, Inovlar, W52, e um conjunto de lojas ligadas à casa e decoração.

Em breve será anunciado, com maior detalhe, o plano de revitalização, que incluirá a evolução do Lago, na sua nova designação, assumindo-se também como objetivo ser este um projeto sustentável, nas suas várias dimensões, da eficiência energética ao envolvimento da comunidade e dinamização de oferta que permita ao Novo Lago ser o local de encontro de Famalicão e da Região.

Famalicão: D. Sancho conquista Concurso das Olimpíadas de Educação Financeira do Projeto Por Tua Conta!

Os alunos da turma do curso profissional de Logística da Escola Secundária D. Sancho I venceram o Concurso das Olimpíadas de Educação Financeira do Projeto Por Tua Conta, promovido pela Fundação Cupertino de Miranda.

O concurso visa capacitar os estudantes para a vida ativa, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho, fomentando a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento das competências necessárias para que sejam cidadãos financeiramente responsáveis, que implica uma mudança de mentalidade e comportamento, visando salvaguardar os seus interesses imediatos e futuros. Num contexto crescente de incerteza económica e financeira, e de uma tomada de decisões diárias cada vez mais complexas, a capacitação neste domínio é determinante para que os jovens adotem comportamentos financeiros responsáveis que têm impactos positivos tanto na qualidade de vida presente como futura dos nossos alunos.

Famalicão: 55 trabalhadores da Coindu no desemprego

Na passada terça-feira, dia 23 de abril, 55 trabalhadores da Coindu, em Joane, receberam a carta de despedimento. Esta medida, tomada pela empresa, abrange funcionários de ambos os sexos, de várias idades e de perfil e qualificação profissional diversos.

Estes trabalhadores já estão a inscrever-se no Centro de Emprego, na tentativa de encontrar uma nova saída profissional.

Em novembro do ano passado foi conhecida a decisão da Coindu, que também tem uma unidade produtiva em Arcos de Valdevez, de proceder ao despedimento de 103 trabalhadores.

Na altura, a empresa, num esclarecimento prestado à Lusa, dizia que estava a cumprir a lei neste processo e que o mesmo resulta da descontinuidade de alguns projetos. A Coindu assumiu, na altura, que iria avançar para o despedimento de 103 dos 2300 trabalhadores que tem ao serviço. Desta decisão não resulta o fecho das unidades de produção. Na altura não ficou esclarecido se os despedimentos atingiam uma ou as duas fábricas. Em Joane, na empresa de componentes de automóveis, trabalham 1550 trabalhadores.