Gasolina sobe (1,5 cêntimos) pela terceira semana consecutiva

No início da próxima semana, a gasolina 95 sobe 1,5 cêntimos por litro, o que acontece pela terceira semana consecutiva. Já o gasóleo desce meio cêntimo por litro.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,699 euros enquanto o do gasóleo está em 1,536 euros. No entanto, os preços variam de uns postos de abastecimento para outros.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo já desceu 16 vezes e subiu em 12 ocasiões. No caso da gasolina, verifica-se subiu 15 vezes e desceu 13, indicou a DGEG.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 4,1 cêntimos abaixo da média europeia e 9,5 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição do ranking europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Famalicão: Secretário de Estado e Marques Mendes estão confirmados no Fórum Económico

João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, e o comentador Luís Marques Mendes, são presenças confirmadas no Fórum Económico, que vai decorrer sob o tema “Inteligência Artificial e Criatividade. Pode a cópia superar o original?”.

Para além destes, nesta iniciativa que decorre no âmbito do décimo aniversário do Famalicão Made In, também estará a administradora da TMG, Isabel Furtado, e a cientista, professora catedrática e ex-Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. A quinta edição do Fórum Económico Famalicão Made In terá lugar na tarde do dia 22 de outubro, a partir das 14h30, na Casa das Artes.

Neste encontro, promovido pelo município famalicense e pelo Jornal de Notícias/TSF, o debate decorrerá sobre as questões relacionadas com a inteligência artificial e a forma como as tecnologias emergentes estão a transformar as empresas e a economia.

A abertura estará a cargo do presidente da autarquia, Mário Passos, e do diretor de Jornal de Notícias, Vitor Santos, que antecedem a intervenção do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.

Pelas 15h00, seguem-se as intervenções do filósofo e ensaísta Daniel Innerarity (depoimento gravado), um dos pensadores mais influentes a nível mundial, e de Luís Marques Mendes.

Pelas 15h45, tempo para o painel “Criar, criar, criar. A Transição Digital é uma locomotiva”, com moderação de Manuel Molinos, diretor-geral digital do JN, e as intervenções de Gil Sousa, cofundador da ESI-Robotics, Isabel Furtado, administradora executiva da TMG, Elvira Fortunato, Professora Catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, Pedro Santos, Vice-Presidente da ACEPI (Economia Digital Portugal), e Luís Borges Gouveia, Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.

O encerramento será feito pelo vereador da Economia e Inovação da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima.

A participação no Fórum é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até à lotação da sala, ou até ao final do dia 21 de outubro em www.jn.pt/d/conferencias/.

Combustíveis: preços aumentam na próxima semana

Segundo a imprensa especializada, a próxima semana vai começar com uma subida no preço dos combustíveis.

O aumento será maior na gasolina com uma subida de 2 cêntimos por litro. No caso do gasóleo, o preço deverá ficar mais caro 1,5 cêntimos por litro.

Famalicão: Inteligência artificial e a transição digital no Fórum Económico

O Famalicão Made In assinala, durante este mês, dez anos de atividade com várias iniciativas, com o ponto alto a acontecer no dia 22 de outubro, com a realização do Fórum Económico.

A iniciativa, marcada para as 14 horas, na Casa das Artes, é promovida pelo município famalicense e pelo Jornal de Notícias e vai debater as questões relacionadas com a inteligência artificial, a transição digital e a forma como as tecnologias emergentes estão a transformar o contexto empresarial e económico.

O evento, decorrerá sob o tema “Inteligência Artificial e Criatividade. Pode a cópia superar o original?”.

O Famalicão Made In foi criado em 2014 pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão com a missão de ser um “agente” municipal facilitador da iniciativa empresarial, exponenciando a performance económica do concelho, que exibe o estatuto de terceiro município mais exportador de Portugal.

Valorizar e promover a genética empreendedora, captar novos investimentos e auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de projetos empresariais são os principais desígnios deste projeto municipal que, este mês, comemora o décimo aniversário.

Famalicão Made IN celebra 10.º aniversário com Fórum Económico e outras iniciativas

O Fórum Económico de Famalicão, marcado para o dia 22 de outubro, é um dos pontos altos dos dez anos do Made In. O ano em que Famalicão foi considera Região Empreendedora Europeia. A iniciativa, marcada para a Casa das Artes, versa sobre o tema: ”Inteligência Artificial e Criatividade. Pode a cópia superar o original?” Arranca às 14 horas, com entrada gratuita, mas sujeita a inscrição, numa promoção do município com o Jornal de Notícias. A escolha do tema é sobre a inteligência artificial e a transição digital e a forma como as tecnologias emergentes estão a transformar o cenário empresarial e económico.

«O Famalicão Made IN está de parabéns. Dez anos depois é inegável que estamos perante um projeto de enorme sucesso, reconhecido como um parceiro fundamental por toda a comunidade empreendedora e empresarial do concelho», realça o presidente da autarquia, Mário Passos, a propósito deste aniversário.

O edil destaca ainda a recente mudança de estratégia e o salto do “Made In para o Created In” como um bom exemplo «do quanto estamos atentos às novas realidades e do quanto queremos continuar a ser um aliado de peso para o desenvolvimento económico e social de Vila Nova de Famalicão».

Recorde-se ainda que as dinâmicas do Famalicão Made IN foram um dos argumentos que valeram a Vila Nova de Famalicão o título de Região Empreendedora Europeia 2024.

Na celebração do 10.º aniversário esteve, também, incluída a terceira edição da Growth Conference – conferência com partilha de dicas e tendências importantes para o crescimento das empresas – organizada pela Drible e que teve lugar esta terça-feira, na Casa das Artes.

Sexta-feira, dia 4 de outubro, será lançado o Hackathon Made IN, que colocará a indústria do concelho a apresentar desafios às startups de área tecnológica.

Dias 23 e 24 de outubro, a Universidade Lusíada de Famalicão acolhe mais uma mostra do Meu Projeto é Empreendedor, iniciativa que destaca as Provas de Aptidão Profissional mais empreendedoras realizadas pelos alunos finalistas dos cursos profissionais.

Outubro marca também o início de um novo ciclo de ações de formação gratuita no âmbito do espaço FAB LAB, na Universidade Lusíada, a partir do dia 26, destinado a estudantes, empresários e cidadãos em geral, bem como empresas, comunidades e instituições educativas e do conhecimento.

Ao longo do mês, o Famalicão Made IN marcará também presença nas escolas do concelho, com sessões de empreendedorismo junto do público escolar.

Recorde-se que o Famalicão Made IN, lançado em 2014, tem como objetivo exponenciar a performance económica do concelho famalicense, promover a sua genética empreendedora, captar novos investimentos e auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de projetos empresariais.

Continental distinguida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo

A Continental foi reconhecida pela revista norte-americana Time e pela plataforma global de gestão de dados e inteligência empresarial Statista como uma das 500 empresas mais sustentáveis do mundo em 2024.

Avaliaram mais de cinco mil empresas, com base em mais de 20 indicadores-chave. A Continental obteve uma classificação de 61,39 pontos em 100 possíveis, ficando em 265º lugar na classificação. Na categoria da indústria automóvel, a empresa é uma das 10 primeiras, sendo segunda entre fabricantes de pneus. Destaca-se pela redução das emissões poluentes, pelo consumo eficiente de energia e aumento do uso de energias renováveis.

Todas as unidades de produção de pneus da Continental estão a trabalhar em soluções individuais para alcançar uma produção neutra até 2040, o mais tardar.

Na fábrica de Lousado, a Continental produz pneus de forma neutra em carbono, o que só é possível graças ao vapor gerado por uma caldeira elétrica. A Continental produz o vapor utilizando energia solar gerada internamente e energia renovável proveniente da rede.

Pneus produzidos só com materiais sustentáveis até 2050

A Continental está a trabalhar arduamente para atingir o seu objetivo de utilizar mais de 40% de materiais renováveis e reciclados nos seus pneus até 2030 e de se tornar totalmente neutra em termos de carbono até 2050. O mais tardar em 2050, os pneus Continental deverão ser fabricados inteiramente a partir de materiais sustentáveis.

 

Famalicão: Feira Grande de São Miguel começa esta sexta-feira

A partir desta sexta-feira e até domingo, decorre a Feira Grande de S. Miguel, entre o recinto da feira semanal, o campo Mouzinho de Albuquerque e o Mercado Municipal.

A iniciativa conta, como habitualmente, com a Feira Franca, uma desfolhada minhota, desfile de charretes, uma gala equestre e muitas outras atividades, como artesanato, produtos biológicos e exposição de gabo bovino e equino.

No primeiro dia, e depois da abertura das tasquinhas, às 12 horas, o Mercado de São Miguel abre às 14 horas, e trinta minutos depois decorre o desfile e bênção do gado participante no concurso pecuário. Às 17h30, acontece a abertura da exposição de animais. A noite fica reservada para o espetáculo Equestre Famalicense, pela FamaEquestre Academy, às 21 horas e, uma hora depois acontece a concentração de cavalos montados.

A tarde de sábado é preenchida com concertinas e cantares ao desafio, um workshop para as famílias com alimentos da época. À noite decorre um arraial com a participação de três ranchos, a Gala Equestre e Musical Miguel da Fonseca e a animação do DJ Pedro Ribeiro, na Praça-Mercado Municipal.

Durante o domingo, dia 29 de setembro, decorre a Feira Franca, no recinto da feira semanal. Este último dia da Feira Grande de São Miguel contempla, ainda, durante a tarde, uma ronda de concertinas e cantares ao desafio, um desfile de charretes e, às 18 horas, a desfolhada tradicional.

Toda a programação pode ser consultada em https://www.famalicao.pt/feira-grande-s-miguel-2024